Vulnerabilidade social é um conceito multidimensional que se refere à condição de indivíduos ou grupos em situação de fragilidade, que os tornam expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social. Relaciona-se ao resultado de qualquer processo acentuado de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de indivíduos ou grupos, provocado por fatores, tais como pobreza, crises econômicas, nível educacional deficiente, localização geográfica precária e baixos níveis de capital social, humano, ou cultural (sobre o conceito de capital, ver BOURDIEU, 1987; 1989; 1990), dentre outros, que gera fragilidade dos atores no meio social.
HOJE, os noticiários nos mostram uma situação onde PESSOAS, vivem em um local na Cidade, reunidos, de forma absurdamente irreponsável e que promove tão somente um enfraquecimento constante de todas elas. O pior é de que o ESTADO, não encontra caminhos para se chegar à uma solução que no mínimo amenise tal situação. Divergencias de entendimento quanto as ações a serem empregadas, impendem avanços significativos na solução desta problemática. Políticas públicas são empregadas, mas sem que se tenha efetivamente um resultado POISITIVO.
CRACOLÂNDIA:
Quem é que viveali ? São todos "dependentes químicos" ? NÃO e todos sabem disto.
O que leva as pessos a caminharem por esta estrada? Muitos são os motivos e todos também sabem disto.
As pessoas que ali estão são pessoas FRÁGEIS, sem que consigam modificar a realidade que as acompanham.
As pessoas que ali estão , se tornaram perdedores de tudo. São pessoas que em sua maioria se originam de familias envolvidas com graves problemas e que a sociedade como um todo não consegue promover mudanças. As familias são formadas sem estrutura familiar. Vivem em ambientes desfavoráveis que são as FAVELAS, mas que para que o nome seja mais bonitinho a chamam de COMUNIDADES,se esquecendo de que comunidades são todos os grupos e mesmo grupos com bons recursos materiais e tudo mais . Os poetas da vida entenderam que chamar favel de comunidade, faria grandes mudanças na vida dos que ali vivem, mas mentem para sí mesmo. Isto não muda absolutamente NADA.
As pessoas vivem nas favelas, por quais razões? O ESTADO, sabe via pesquisas que dizem fazer , as razões e elas são muitas. A grande maioria inflizmente são pessoas com grau de instrução baixo ou nenhum. Não possuem qualifiação profissional e assim vivem de pequenos serviços ofertdos à sociedade, se esquecendo de que estes também vem acabando. As pessoas que ali vivem, sofrem com as adversidades que a sociedade nos apresenta. As familias desestruturadas, não conseguem fazer com que seus filhos tenham uma vida diferente. Estes, acabam como todo mundo sabe, e prinicalmente o Estado, se encolvendo com o crime e hoje onde o crime possue grande estrutura acaba ofertando a eles, o que muitos entendem como oportunidade, que é o de se conseguir bens materiais. Isto vem satisfazendo o jovem que vive na favela/comuidade. Ele consegue por um tempo usufruir de coisas materiais que não são conquistáeis se ele seguir o caminho do bem.
Se ele seguir o caminho do estudo, do aprendizado, da busca por uma qualificação profissional, por aquisição de condiçoes de competitividade no mercado de trabalho, ele pouco avança e estgnado segue o caminho mais fácil que é o do crime .
Infelizmente o POBRE, o mais desqualificado, o mais distante dos grupos sociais existentes na sociedade, seguem o caminho que lhe oferece mais rapidamente a possibilidade de usufruir bens materiais que POUCOS tem.
Hoje, até a chamada classe média , sofre, pois tem encontrado limitações e nem sempre conseguem progredir no que diz respeito à viver em sociedade de forma digna , justa e honesta.
O jovem que tem uma familia vulnerável, tem familiares ja envolvidos com alcool e drogas. Tem familiares envolvidos com o crime. Isto faz com que ELE também siga este caminho.
Alem dos dependentes químicos , que temos nas ruas, temos também os que se encontram em situação de rua , não considerados DEPENDENTES QUÍMICOS, mas também os são, talvez em escala menor. Por que muitos estão NAS RUAS ? Por quando tempo eles estão nas ruas? O que o ESTADO oferece a ELES e o que ELES fazem para que esta situaão se modifique.
Voces já pesquisaram junto aos orgãos do ESTADO, o tempo que MORADORES DE RUA , estão acolhidos em Equipamentos Sociais e o que estes Equipamentos oferecem a eles, para que eles promovam mudanças? Vocês sabem quantos são os que participam de CURSOS de alfbetização, de qualificaçao e requalificação existente nos Equipamentos que promovem acolnhida ? Vocês sabem quantos foram os que tiveram até mesmo OPORTUNIDADE DE TRABALHO , e mesmo assim, não conguiram avançar e conquistarem a melhora ? Quais as razões que ELES não evoluiram e se modificaram ?
Basta que verifiquem nos REGISTROS DA SECRETARIA DA ASSISTENCIA SOCIAL.
Muitos infelizmente não se modificam e se acomodam com a situação.
A mesms coisa acontece no SISTEMA PRISIONAL , que consta terem a missão de RESSOCIALIZAR o preso e fazer com que estes voltem a ter uma vida normal em sociedade. Infelizmente poucos são os REEDUCANDOS . Mas nete caso existe uma agravante que dé o da CONFIANÇA. Quem é que efetivamente CONFIA em um REEDUCANDO ?
Poucos foram os que mostraram à sociedade terem se moficado e realmente conquistaram uma nova oportunidade.
Hoje temos nas ruas FAMILIAS inteiras. E quais foram as razões para que tivessem chegado às ruas ? Vários são os fatores e o ESTADO , não tem conseguido ofertar a todos condições para que eles possam retomar a vida em sociedade de maneira digna.
Muitos que estão nas ruas, da mesma forma que os DEPENDENTES QUÍMICOS não aceitam REGRAS.
Se as famílias não conseguiram impor suas regras, vocês acham que o ESTADO vai conseguir ?
As famílias estão se destruindo. Valores estão sendo deixado de lado. A religião, já não tem poder algum sobre o indidividuo. Todo mudo fala em DEUS , por que é bonito e mostra que o cidadão é bonzinho. Mas existe muita mentira em tudo isto.
A VERDADE DE CADA UM ESTA ESCONDIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário