MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
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sábado, 22 de agosto de 2015

.'. JAHBULON .'.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Segundo o historiador maçom Arturo Hoyos, a palavra Jahbulon foi primeiramente usada em 1700, na França antiga, no grau do Arco Real. Conforme Paul Naudon, seria a relação a uma alegoria maçônico na qual Jabulon era o nome de um explorador vivendo durante o tempo de Salomão que descobriu as ruínas de um templo antigo.[2]Segundo as explicações de Hoyos e de Morris, dentro das ruínas o explorador encontrou uma placa de ouro sobre a qual o nome de Deus (Jeová) foi gravado, contudo salientam, os autores, que em momento algum, da simbólica representação, é feita ligação entre o nome do explorador e o nome de Deus.[3] Afirmam que, como existem variantes deste ritual, diferentes formas do nome do explorador também são encontradas além de Jabulom, como Guibulom.
Masonic Information Center, publica o pensamento que a palavra é provavelmente derivado de Giblim,[4] de 1 Reis 5:18 referente a palavra gebalitas [5] ou giblitas [6] ou "homens da cidade de Biblos";[7] e, segundo Hoyos, devido a "uma má interpretação das letras em hebraico", teria havia a concepção "trinitária" para o nome.[8]
Na nota de rodapé da página 250, o Duncan Monitor cita o The Insignia e apresenta a PALAVRA (assim escrita na forma versalete), trabalhadas antes, na Inglaterra.
250:1 A PALAVRA do Grau de Arco Real, como trabalhada em Inglaterra, é Jao-Bul-On.
Macrobius, em sua Saturnália (lib. i. 18), diz que ele foi um axioma admitido entre os pagãos, que o triliteral JAH, ou melhor ΙΑΩ, era o sagrado nome do Supremo Deus. E o oráculo Clarian, o qual foi de primórdios desconhecido, sendo perguntado qual dos orixás foi batizado ΙΑΩ, respondeu nestas memoráveis palavras:
" 'Os iniciados estão obrigados a ocultar os misteriosos segredos. Saiba tu, que ΙΑΩ, será o Grande Deus Supremo, que regerá sobre todos'.
"Agora parece por acaso, que no gema dos primeiros cristãos, encontramos estas mesmas letras, ΙΑΩ, que são uma abreviatura do nome de JEOVÁ, usado como um monograma de expressar o nome do Salvador da humanidade, que foi assim representado - como era existente antes do tempo, e como deve existir quando o tempo não mais [existir]. Em primeiro lugar, foi aprovada pela Igreja oriental, e significou Ιησους, Αλφα Ομεγα, Jesus, Alfa Omega, ou em outras palavras: Jesus, o Primeiro e o Último. " - (The Insignia of the Royal Arch, p. 32.)
A Arco Real Palavra estaria perfeitamente em consonância com o Grau, e com as características gerais de construção da maçonaria, deveria ser uma tríade, não só de sílabas, mas também das letras. Nossos irmãos transatlântico teriam visto em sua verdadeira luz; mas eles têm corrigido o erro ignorantemente. Ela deveria ter sido, se o princípio de sua construção tivesse sido autorizada, a ortodoxa:
The Insignia of the Royal Arch, p. 34. Isso quer dizer, em vez de JAO-BUL-ON, or JAH-BUH-LUN, o Dr. Oliver sugere:
SiríacoCaldeuHindu
JAO,BEL,AUN
JAH.BUL.AUM.
Para a página 15 do The Insignia, ele escreve assim:
"Mas o Grau Arco Real é fundada sobre o número três, e, portanto, cada membro da palavra deveria ter sido triliteral. Entre os sírios, os caldeus, os fenícios e outros, o inefável nome da Deidade foi Bel, Bal, Bul, Baal, ou Belin.... Mais uma vez, os egípcios e hindus reverenciavam On ou Om, isto é, Aun, ou Aum, como o nome da sua governadora Deidade" .
E veja o Historical Landmarks, vol. ii. p. 549:
"Um diz que foi Jau, um outro acha que foi Jaoth, um terço, Java; outros, Juba, Jao, Jah, Jehovah, e Jove. Numa palavra, as letras do nome são perecíveis, bem como a pronunciação breve, mas o Ser existente por si só é inefável, incompreensível, e merecedor da nossa maior veneração. Ele foi chamado pelos romanosJove, ou Jah; pelo caldeus, os fenícios, e os celtas, Bel ou Bul; e pelos índios, egípcios, e gregos, Om ou On ".

O nome Jahbulon gerou controvérsias sobre religião e maçonaria[editar | editar código-fonte]

A revelação desse nome fez surgir muita oposição para o que seria ou não o caráter religioso da maçonaria. Os críticos afirmam que isso seria a indicação de um Deus maçônico e que ainda que negassem os maçons haveria uma inclinação religiosa da Sociedade.
Por sua vez, os defensores do caráter não religioso da maçonaria apresentavam quase sempre a afirmação de que "Não existe um Deus maçônico separado (exclusivo)".[9]Essa frase, muito repetida por diversos sites maçons, deve seu crédito a Giuliano di Bernardo, autor que melhor defendeu esse pensamento em Filosofia da Maçonaria,[10] e copiada pelos demais autores, muitas vezes, referindo-se ao caráter não religioso da maçonaria.
Di Bernardo fez uma notável defesa de tese para demonstrar que a maçonaria especulativa, "estado atual da maçonaria", não é uma religião. Di Benardo, Grão-Mestre doGrande Loja Regular da Itália, explica que a maçonaria operativa é uma religião, visto que "o Deus da maçonaria operativa é o Deus cristão ontologicamente interpretado. Maçonaria tem, portanto, uma religião que é apenas a religião cristã. Desde que ela se identifica com a religião cristã, por causa da definição dada, não é uma religião. Maçonaria tem uma religião, mas não é uma religião".
O seu pronunciamento é mais profundo e bem elaborado, e segue:
"A situação muda radicalmente quando entram na fase da maçonaria especulativa, o que coincidiu com a sua moderna origens. A admissão à Loja de aceitação, que é de homens que não foram dedicados à construção das catedrais material, expressa a necessidade de universalização maçônica. Essa é uma necessidade reconhecida pelas Constituições de Anderson, que inicia um processo de descristianização da maçonaria. No entanto, este processo não tem de ser interpretada como a renúncia da religião, mas sim como a abertura a todas as religiões".
"Anderson, por conseguinte, substitui a religião cristã, expressão de uma  particular, com a religião universal de deísmo. Ele não faz nada, mas substitui uma religião com outra religião, sendo que ambos têm de ser interpretadas no seu sentido ontológico. Desde o Deus do deísmo não identificar-se com uma religião, segundo a definição acima, ele é o Deus maçônico. Assim maçonaria não tem apenas uma religião, mas é uma religião em si".[11]
Apesar negar uma formação teológica para a maçonaria, apresenta contudo um conceito teológico que melhor explica a ambigüidade do tema, para demonstrar que apesar que mesmo apresentando um "maçônico Deus", esse Deus maçônico refletirá alguma forma deísta, portanto, a maçonaria pertencerá ao deísmo e aos seus conceitos, não tendo um Deus próprio fora do deísmo, logo não tendo um "deus maçônico" exclusivo.
Apesar de muito copiado e repetido o ensinamento de Giuliano, sua exposição não nega a existência de um "macônico Deus". Sua exposição aponta para a não existência de um "maçônico Deus exclusivo", pois sempre haverá credos que o contenham, e nas suas próprias palavras a "maçonaria não tem apenas uma religião, mas é uma religião em si".
Todo esse assunto em torna da existência do que seria um possível deus exclusivo, secreto e desconhecido, não revelado a profanos, segundo a opinião de críticos, levou à condenação e debates acerca da maçonaria por vários grupos religiosos.
Natanael Rinaldi, pastor e pesquisador do ICP, em "A maçonaria é uma religião?",[12] afirma:
O primeiro e principal dever de cada loja maçônica, de acordo com a determinação do art.17, letra a, da Constituição do Grande Oriente do Brasil, é este: "observar cuidadosamente tudo quanto diz respeito ao espírito e à forma da instituição, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição, as leis e as decisões dos Altos Corpos da Ordem".
Antes de qualquer coisa, vamos analisar o que é religião. No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, temos a seguinte definição: "culto prestado a uma divindade…". Essa definição encaixa-se perfeitamente bem com as palavras de Rizzardo da Camino, 33º grau maçônico, autor de mais de quarenta livros: "O maçom, dentro do templo maçônico, através da liturgia, cultua o grande arquiteto do universo". Com isso fica provado que o que acontece dentro da loja maçônica nada mais é do que um culto de adoração a uma divindade, ao Grande Arquiteto do Universo (G.A.D.U.).
Existe um sistema de adoração dentro das lojas, conforme as palavras do maçom Carl H. Claudy: "As lojas da maçonaria são construídas para Deus. Simbolicamente, ‘construir para Deus’ significa edificar algo em honra, adoração e reverência a Ele. Mal o neófito entra no Portão Ocidental recebe a impressão de que a maçonaria adora a Deus".[13] Vejamos ainda o que diz o importante autor maçônico Henry Wilson Coil, em sua Enciclopédia Maçônica: "A maçonaria certamente exige a crença na existência de um Ser Supremo, a quem o homem tem de prestar contas e de quem depende. O que a igreja pode acrescentar a isso, exceto levar o indivíduo à comunhão com aqueles que tenham os mesmos sentimentos?… É exatamente isso que a Loja faz".[14]
Como a maçonaria exige a crença no Grande Arquiteto do Universo e na imortalidade da alma para que o candidato se torne maçom, isto se torna uma grande evidência de que essa entidade é religiosa e possui um credo ou uma doutrina. Na cerimônia de admissão e a cada passagem de grau são feitos juramentos que nada mais são do que promessas ou profissões de  no Grande Arquiteto do Universo e na fraternidade maçônica.[15]

Controvérsias em torno do nome[editar | editar código-fonte]

Há autores que discorrem sobre a existência desse nome atribuído a Deus, afirmando que seriam divindades secretas, reveladas por ex-maçons que trouxeram ao conhecimento da sociedade somente depois da sua retirada da maçonaria, visto que seus livros não eram vendidos para não maçons em tempos antigos. A morte de seus autores e o fato de seus escritos terem entrado em domínio público foi gradualmente abrindo as portas de um conhecimento outrora reservado a sociedade maçônica, o que causou muitos desgastes e discussões entre maçons e ex-maçons. Sobre o nome Jahbulon, nem mesmo entre maçons, não há unanimidade, visto que enquanto alguns refutam, mesmo autores maçons referem-se ao nome Jabulon como uma revelação do nome de Deus, sem reservas.
Outro autor que promove a visão de que a maçonaria tem o nome Jahbulon como o Deus maçônico, ou sua denominação peculiar é o Rev. Ankerberg[16]
Hoyos critica e afirma que as alegações de Ankerberg não são originais e que Stephen Knight, autor de A Irmandade, já apontava para a existência desse nome para representar a Deus na maçonaria[17] A afirmação seria de que um "deus" adorado na maçonaria seria a combinação de "Jeová-Baal-Osiris.".
Hoyos afirma que tal alegativa "soa" por demais "sensacional". Apesar do conhecimento sobre esse nome para o leitor leigo ser desconhecida, Walton Hannah já havia publicado sobre esse assunto em 1952,[18] bem como Hubert S. Box, no mesmo período.[19]
Stephen Knight, discorre da seguinte forma ao falar do nome Jahbulon:
"No ritual de exaltação, o nome do Grande Arquiteto do Universo é revelado como JAH-BUL-ON - não um termo geral aberto a qualquer interpretação de que ummaçom poderá escolher, mas uma precisa designação que descreve um ser sobrenatural específico – uma composição da composta divindade, composta das três distintas personalidades fundidas em uma".[20]
Ankeberg afirma se tratar de um "nome secreto de Deus"[21] revelados no Rito de York, Grau do Real Arco (o Sétimo Grau); ou no Rito Escocês, Real Arco de Salomão, o Décima Terceiro Grau, às vezes chamado Cavaleiro do Real Arco (de Enoch).
No Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco, pode-se ler sobre a importância da inefável palavra que somente pode ser recebida no Real Arco.
O Grau do Real Arco era tão importante para a Maçonaria que no Act of Union [Ato de União] firmado entre as duas Grandes Lojas rivais – que deram origem a Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1813 – ficou estabelecido um solene landmark:
"A Maçonaria Antiga e Pura consiste apenas de três graus, a saber: o Aprendiz, Companheiro e Mestre, incluindo a Suprema Ordem do Sagrado Real Arco."
Este Landmark jamais foi alterado e até hoje, nenhum outro grau foi reconhecido oficialmente pela Grande Loja Mãe e todo rito, sistema ou grau adicional da Maçonaria não pode conferir seus graus a um Mestre Maçom até que ele tenha recebido o Grau do Real Arco. Naturalmente, é como deveria ser, porque nenhum homem se torna Mestre Maçom completo até que ele tenha encontrado a Palavra e ela somente pode recebida no Real Arco! [22]
Hoyos rebatendo a afirmação de Ankeberg diz:
"É verdade que uma palavra semelhante é encontrada em algumas versões destes graus (lembrando que rituais maçônicos variam em todo o mundo), mas não é um Deus secreto, ou um nome secreto de Deus. Pode ser considerada uma má lingüística tentativa de apresentar o nome de Deus em três idiomas, tais como "Dios-Dieu-Gott." [23]
O autor Arturo de Hoyos critica Ankerberg de não conhecer o contexto destes rituais, e afirma que "os dois nomes nunca são equiparados", já Ankeberg, em contrapartida, apresenta o ritual contido no Duncan Monitor como uma equiparação ao nome de Deus.
Ducan´s Monitor - Ritual Jabulon.png
Abaixo segue o contido no Duncan Monitor:
"Eles então equilibram três vezes três, elevando a mão direita com alguma violência enquanto da esquerda para baixo. As mãos direitas são levantadas acima das suas cabeças e as palavras, Jah-buh-lun, Jehovah, Deus, são ditas num suspiro baixo, cada companheiro pronuncia as sílabas ou letras alternadamente".[24]
Nos ritual descrito no Ritual Maçônico e Monitor Duncan, 1866, os três componentes unidos as mãos direita com mão direita e esquerda com mão esquerda passam a pronunciar de forma alternada as sílabas da "palavra de passe" jah - bul - on - je – ho - vah no reconhecimento da sua entrega ao Grau do Arco Real. Três maçons ficam numa posição em que as mãos direitas de cada componente ficam unidas e elevadas com violência, enquanto as mãos esquerda ficam unidas abaixo no centro da formação, e a pronunciação lhes faltam, no esforço respiratório da repetição silábica alternada e das mãos elevadas com força, provocando uma certa dificuldade na respiração.
Eles então equilibram três vezes três, elevando o lado direito com alguma violência sobre a esquerda abaixo. As mão direitas, em seguida, são levantadas acima de suas cabeças, e as palavras Jah-buh-lun, Jehovah, G-o-d, são dadas em baixo suspiro. cada companheiro pronunciando as sílabas ou letras alternadamente"[25]
No mesmo escrito de Duncan, a palavra Jehovah seria uma combinação de nomes sagrados, Jah, Bel e On, e sua apresentação separada seria a forma corrompida do nome Jehovah, bem como faz uma semelhante analogia para Aum, o inefável nome de Deus que seria a união de Brahma, Visnu e Shiva. Abaixo transcreveremos o que está contido no Ducan Monitor:
226:1 Este inefável nome (em ÍNDIA) foi Aum, que, na sua forma triliteral, foi significativo do criativo, mantenedor, e poder destruidor, que é do Brahma, Visnu, e Shiva .-- Lexicon, p. 146.
JEHOVAH. Das variedades deste sagrado nome na utilização dos recursos entre os diferentes povos da terra, três merecem a atenção especial do Real Arco Maçon:
1. JAH. Este nome de Deus é encontrado no Salmo 68:4
2. BAAL ou BEL. Esta palavra significa um senhor, mestre, ou o possuidor, e por conseguinte não foi aplicada por muitas das nações do Oriente para designar o Senhor de todas as coisas, o Mestre e do mundo.
3. ON. Este era o nome pelo qual era JEHOVAH era adorado entre os Egípcios.
Tenho feito estas observações sobre os três nomes de Deus em caldaico, siríaco e egípcio, Baal, Jah, e On, na expectativa de que os meus Arco Real Companheiros irão reconhecê-los facilmente em uma forma corrompida .-- Lexicon.
Em um artigo sobre a palavra "Bel", o enciclopedista maçônico Albert Mackey faz uma explanação sobre esse nome unido ao nomes Jah e On, da seguinte forma:
[Bel], com Jah e On, foi introduzida no Real Arco como um representante do Tetragramaton [aqui o autor se referindo as letras hebraica YHWH ou JHVH, ou seja, "Jehovah"], o acompanha e que às vezes, ignorantemente, dela têm sido feitos palavra para desviar.
Na sessão do Grande Capítulo Geral dos Estados Unidos, em 1871, este erro foi corrigido, e enquanto o Tetragramaton foi declarada ser a verdadeiro omnificpalavra, os outros três foram autorizadas a ser mantidas como meramente explicativo (explanatory .[26]
William Gesenius equiparara Bel com palavra Baal, o nome de uma divindade fenício, e também uma palavra hebraica que significa "senhor" ou "mestre"" [27] e baseado nessa citação de Gesenius, Hoyos defende que tal nome, quando faz parte de um outro nome, poderia ser usado para identificar Jeová.
Um filho de David, por exemplo, é chamado tanto Eliada, "Deus sabe" (2 Samuel 5:16), e Beeliada, "Baal sabe" (1 Crônicas 14:7).
Outro homem, que era um amigo de David, foi nomeado Bealiah (1 Crônicas 12:5), significando "Jeová é Baal" ou "Jeová é o Senhor." (64) Depois de ganhar uma vitória sobre os filisteus, David denominou a localização de Baal-Perazim (2 Samuel 5:20; 1 Crônicas 14:11), o que significa, "Senhor das aberturas de brechas".[28]
Referenciando as explicações de William Gesenius, tem-se o Conciso Dicionário de Palavras na Língua Hebraica, (Concise Dictionary of the Words in the Hebrew Language), onde James Strong diz que Bealiah (palavra #1183) é composta das palavras hebraicas ba'al (palavra # 1167) e yahh (palavra #3050). As referência bíblicas dadas por William Gesenius, ao leitor leigo, pode parecer errônea nalgumas traduções bíblicas, e podem melhor serem observadas na Bíblia King James. A King James inclui uma nota que traduz Baalperazim como sendo a planice de rupturas de brechas.
Defende Hoyos que On, tem significado "Jeová, poderoso Senhor" ou "Jeová, o Senhor, o EU SOU." Explica que:
A mais significativa aplicação é encontrado na Septuaginta, uma antiga versão grega do Antigo Testamento, onde Deus anunciou-se a Moisés, com a expressãoego eimi ho On, "Eu sou o Ser" (Êxodo 3:14).
As palavras ho On significa "O Ser", "O Eterno" ou "O EU SOU." No Novo Testamento grego as palavras ho On aparecem no Apocalipse 1:4, significando "o que É."
(…)
"Alguns rituais do Arco Real Inglês sugerem que a sílabas significava "Senhor no Céu, o Pai de Todos", enquanto alguns rituais americanos observaram que as vogais em Jah-Bel-On, adicionadas às quatro letras que soletram o nome do Deus em hebraico (YHWH ou JHVH : Yud, heh, VAW, heh), renderam a pronunciação em inglês "Jehovah", mais do que as vogais da palavra hebraica Adonai foram combinadas com as quatro consoantes para produzir "Jahovah." [23]

Ordo Templi Orientis[editar | editar código-fonte]

De acordo com Francis X. King em The Secret Rituais da OTO, a palavra é usada em dois rituais do Ordo Templi Orientis: a Lodge da Perfeição, no qual o candidato recebe o Quarto Grau que é chamado Mágico Perfeito e Companheiro do Santo Real Arco (de Enoque); e o Iniciado Perfeito (ou Príncipe de Jerusalém), que se inscreve entre os quarto e quinto graus. King edita, em seu livro a letra de uma canção que menciona a palavra "Jahbulon."
Como o Simples Maçom
Ferramenta do Templo, Vê-la de pé!
Príncipes de Jerusalém,
Como zombaremos e escarneceremos!
Boaz quebrado,
Jaquim desaparecido,[29]
Livremente falado
Jahbulon,
Todos acima
É derrubado
Para o amor
De Babalon.[30]
Jerry Cornelius escreveu que Grady McMurty, Califa OTO, acreditava que houve alguns erros e omissões na versão de Francis King do rituais.[31] Especificamente, McMurtry estava preocupado com a omissão de um documento relativo à IX ° Insígnias [32] No entanto, segundo a Cornelius, o livro de McMurty é considerado suficientimente acurado para ser usado para iniciações [33]

Jahbulon no Movimento Rastafari[editar | editar código-fonte]

Tem sido sugerido que a Rastafari palavra para Deus, Jah, vem do termo Jahbulon. William David Spencer, em Dread Jesus (ISBN 0-281-05101-1), propõe que Archibald Dunkley e Joseph Nathaniel Hibbert estavam entre os pregadores que inspiraram o movimento Rastafari, e que ambos eram membros da "Antiga Ordem Mística da Etiópia", derivada da ordem fraternal Prince Hall Freemasonry. Spencer acredita que várias características do movimento Rastafari derivam desta Loja, incluindo o nome de "Jah", derivado palavra Jah-Bul-On.

Exemplos de interpretações da palavra com base em suas sílabas[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Rev. Canon Richard Tydeman,[34] em uma alocução para o Supremo Grande Capítulo da Inglaterra, em 13 de novembro de 1985, explica-nos que a palavra é um composto de três termos hebraico:
  • יה (Yah, EU SOU, o que indica eterna existência),
  • בעל (bul, no alto, no céu) e
  • און (On, força); pronunciando três aspectos ou qualidades de Deidade, a saber, Existência Eterna, Transcendência, e Onipotência; e equacionando a "O Deus Verdade e a Vida - Altíssimo - Todo Poderoso"[35] [36]
De acordo com Stephen Knight, seguindo Walton Hanna,[37] a palavra é um composto dos nomes de três deuses adorados no antigo Oriente Médio. Cada sílaba do "inefável nome" representa uma pessoa desta trindade JAH = Jahweh, o Deus dos hebreus BUL = Baal, o antigo deus Cananeu da fertilidade associada com "licenciosos ritos de mágica imitativa" ON = Osíris, o deus do submundo do antigo egito. " [38]
  • Jah ( Senhor)
  • Baal
  • On, um nome em Gênesis na Bíblia (em "Potifar sacerdote de On"), sugerido por tempos mais antigos em ser um nome referente a Osíris, mas recentemente sugerido como nome da cidade de Heliópolis.

Defesa maçônica quanto ao diversificado uso[editar | editar código-fonte]

Grande parte do material disponível que discute a palavra Jahbulon não aborda a organização administrativa e distinções jurisdicionais entre os órgão da maçonaria. Real Arco Maçonaria é um órgão da maçonaria. Em algumas áreas, faz parte do Rito York, e noutros, é um órgão independente. Para ser elegível para aderir deve ser primeiro um Mestre Maçon. A administração do Real Arco é totalmente separada da administração da Maçonaria. Mais importante, toda organização maçônica é soberana apenas na sua própria jurisdição, e não tem qualquer autoridade em qualquer outra jurisdição. Isto significa que não existe qualquer padronização com relação às palavras, sinais, toques, ou qualquer outro maçônico "segredos".[39]

Críticas a palavra e seus usos[editar | editar código-fonte]

  • Walton Hannah afirmou, em seu livro Darkness Visible que a interpretação que Jabulon foi um nome para Deus de um alegadamente perturbado Albert Pike, o Soberano Grande Comendador da Jurisdição do Sul do Rito Escocês, que, quando ele ouviu o primeiro nome, chamou-lhe uma "mestiça palavra" parcialmente composto de uma "apelação do Diabo".[40]
  • A Igreja da Inglaterra em relatório sobre a compatibilidade da Maçonaria e Igreja [41] chegou a conclusões de oposição baseado em seis pontos. Um desses pontos foi a interpretação para o Jahbulon de Knight: "JAHBULON, a descrição do nome de Deus, que aparece em todos os rituais é blasfemo, porque é uma amálgama das divindades pagãs. Com efeito, a utilização do termo está tomando o nome do Deus em vão."
  • A interpretação da palavra como discutido por Knight levou algumas igrejas para incluí-la na sua justificação de objeções à Maçonaria. Estas igrejas afirmam, juntamente com uma série de outros aspectos, que a maçonaria é incompatível com as suas filosofias religiosas.[42] [43]
  • Ankerberg alega que a existência de um "Deus maçônico" "prova" que o Grau do Real Arco - e por extensão toda a Maçonaria - é incompatível com o Cristianismo.[44]
  • A Convenção Batista do Sul, em seu anual de 1993, menciona o nome Jahbulon como incompatível com o Cristianismo. O Staff da NAMB (North American Mission Board) da Convenção Batista do Sul, citando seu anual de 1993, menciona o nome Jahbulon como incompatível com o Cristianismo e comenta: "A prevalência da utilização de conceitos ofensivos, títulos e expressões como "venerável mestre" para o líder de um Loja; referências às suas construções como "mesquitas", "santuários", ou "templos"; e da utilização de Palavras como "Abaddon" e "Jah-Bul-On", o chamado secreto nome de Deus. Para muitos, esses termos não são somente ofensivas, mas sacrilégios".[45]
  • Alguns ministérios cristão assumem a posição de que é um Jahbulon o nome de uma divindade pagã maçônico, e, por isso, viola o segundo mandamento "Não terás outros deuses diante de mim."
  • O grupo muçulmano, Missão Islã, afirma na sua página na Internet que "Maçons adoram secretamente um Deus-Diabo, conhecido como JAHBULON".[46] e que existe uma ligação entre a maçonaria e o Dajjal, um equivalente muçulmano do Anticristo. A referência a Satanic Voices, de David Misa Pidcock, tem sido amplamente propagadas na Internet, na sequência dos acontecimentos do 11 de setembro de 2001.

Referências

  1. Ir para cima King, Francis. The Secret Rituais da OTO Samuel Weiser, Inc., 1973. ISBN 0-87728-144-0
  2. Ir para cima Paul Naudon, La Franc-Maçonnerie chrétienne. La tradition opérative. L'Arche Royale de Jérusalem. Le Rite Écossais Rectifié (Paris: Dervy, 1970); Paul Naudon, Histoire, Rituels et Tuileur des Haut Grades Maçonniques (Paris: Dervy, 1993), pp. 315-318.
  3. Ir para cima Capítulo três: John Ankerberg e John Weldon, autores de The Secret Teachings of the Masonic Lodge From Is It True What They Say About Freemasonry? The Methods of Anti-Masons by Arturo de Hoyos and S. Brent Morris]
  4. Ir para cima http://www.srmason-sj.org/web/SRpublications/deHoyos-chapter3.htm#i4
  5. Ir para cima Conforme tradução de João Ferreira de Almeida Atualizada
  6. Ir para cima Conforme tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
  7. Ir para cima Conforme a Tradução Novo Mundo
  8. Ir para cima Arturo de Hoyos, "The Mystery of the Royal Arch Word," in Heredom: The Transactions of the Scottish Rite Research Society vol. 2 (1993), pp. 7-34.
  9. Ir para cima "Is there a Masonic God? - Resposta: There is no separate Masonic God", Maçônico FAQ's, Perguntas mais frequentes sobre a maçonaria - Publicado com a devida permissão de W. Bro William R. Fischer, Lodge No.181 Bridgeport, Ohio, E.U.A.
  10. Ir para cima DI BERNARDO, Giuliano – Filosofia da Maçonaria – ed. Royal Arch – 1997
  11. Ir para cima http://www.freemasonrytoday.com/14/p11.php
  12. Ir para cima http://www.desafiodasseitas.org.br/Natanael_Rinaldi_arquivos/index_arquivos/pr_natanael.htm
  13. Ir para cima Aqui Rinaldi cita: Claudy, Carl H. Foreign Countries: A Gateway to the Interpretation and Development of Certain Symbols of Freemasonry. Richmond (U.S.A.), Macoy Publishing, 1971, p. 29.
  14. Ir para cima Rinaldi está citando: Coil, Henry Wilson. Coil’s Masonic Encyclopedia. New York (U.S.A.): Macoy Publishing, 1961, p. 512.
  15. Ir para cima http://www.cacp.org.br/seitasdiversas/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=421&cont=1&menu=8&submenu=1
  16. Ir para cima Elsewhere in their text Rev. Ankerberg and Dr. Weldon use another form of the word, "Masonry leads men to worship a false god (GAOTU, Jah-Bul-On)." Ankerberg and Weldon, p.176.
  17. Ir para cima Stephen Knight, The Brotherhood: The Explosive Exposé of the Secret World of the Freemasons (London: Granada/Panther, 1983); published in the United States as The Brotherhood: The Secret World of the Freemasons (New York: Stein and Day, 1984).
  18. Ir para cima Walton Hannah, Darkness Visible (London: Augustine Press, 1952), pp.34-37.
  19. Ir para cima Hubert S. Box, The Nature of Freemasonry (London: Augustine Press, 1952).
  20. Ir para cima Stephen Knight, The Brotherhood, 1984
  21. Ir para cima Ankerberg também utiliza outra forma da palavra, "Masonry leads men to worship a false god (GAOTU, Jah-Bul-On)." Ankerberg e Weldon, p.176
  22. Ir para cima Maçonaria do Real Arco, mais Luz na Maçonaria, Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil
  23. ↑ Ir para:a b http://www.srmason-sj.org/web/SRpublications/deHoyos-chapter3.htm
  24. Ir para cima Intruções para o Real Arco, ou Sétimo Grau, Duncan's Masonic Ritual and Monitor, by Malcolm C. Duncan, 1866.
  25. Ir para cima http://www.phoenixmasonry.org/duncans_ritual/royal_arch_degree.htm Duncan's Masonic Ritual and Monitor, 1866, Orientações para o Sétimo Grau ou Real Arco
  26. Ir para cima Albert G. Mackey, An Encyclopedia of Freemasonry and Kindred Sciances (Philadelphia: Louis H. Everts, 1905), p.112, sv "Bel."
  27. Ir para cima William Gesenius, A Hebrew and English Lexicon of the Old Testament (Oxford University Press, nd), p.127; Ernest Klein, A Comprehensive Etymological Dictionary of the Hebrew Language for Readers of English (New York: Macmillan, 1987), p. 79
  28. Ir para cima Nota: O termo usado é "Lord of breaches", que pode ser traduzido como "Senhor das violações", mas como o texto bíblico refere-se ao rompimento das guardas de proteção inimiga, colocou-se o sentido completo para a real conotação de violar barreiras do inimigo e não expressão que usada em português pode denotar indicação pejorativo na palavra "violação".
  29. Ir para cima Karen Ralls no livro Templários e o Graal esclarece que a coluna do Mestre e a Coluna do Aprendiz representam Boaz e Joaquim. Aqui é cantada a destruição e a zombaria do antigosistema do Templo de Salomão, para a apresentação da Nova Ordem, que virá montado na Besta, Babalon, a mãe das abominações.
  30. Ir para cima King, Francis, The Secret Rituais da OTO
  31. Ir para cima Cornelius, Jerry (2001). An Open Epistle Regarding Francis King's Book The Secret Rituals of the OTO in Red Flame: A Thelemic Research Journal, Issue No. 7
  32. Ir para cima "Não endossamos a publicação deste material, pois a chamada ' 9 ª seção ' não incluem o papel (intitulado IX ° Insígnias e Modos de Utilização), o qual Aleister Crowley entregou-me na 93 Jermyn St circa 1943-44 e.v. sem a qual a coisa toda é um disparate." in The Magickal Link, Official Monthly Bulletin of Ordo Templi Orientis, From the Caliph, On Aleister Crowley Revisionism, Vol.II No.4 April 1982
  33. Ir para cima "Quando recebi a minha própria Carta de Iniciado através da OTO no final dos anos setenta Grady disse-me para usar o livro de King e ele me enviaria os originais mais tarde. Na verdade, ele permitiu que o livro fosse utilizado por todos os Saladin nas Câmaras de Iniciação da Ordo Templi Orientis mundial, enquanto ele era Outer Head of the Order, dando assim o livro, em termos legais, o seu 'reconhecimento e justificação.' " em Cornelius (2001)
  34. Ir para cima O Reverendo Canon Richard Tydeman foi galardoado Grand Master’s Order of Service to Masonry em 1988 promovido para Junior Grand Warden em 1989. No Real Arco ele foi Grand Scribe Nehemiah em 1971 e Grand Superintendent in and over Suffolk 1980-1987. Ele detém alta posição em muitos outro Graus e Ordem.
  35. Ir para cima An Historical Address to Grand Chapter [of England], The Rev’d Canon Richard Tydeman, Grand Chapter Proceedings, 13 November 1985 .
  36. Ir para cima Reprodução da carta de 11 de dezembro de 1985 da United Grand Lodge - http://www.gkf.ic24.net/coe/apx9.htm
  37. Ir para cima Hannah, Darkness Visible, 1952, reprint 1998, pps. 34-5, ISBN 1-901157-70-9
  38. Ir para cima A Irmandade, Stephen Knight, Harper Collins, 1994, p. 236, ISBN 0-586-05983-0
  39. Ir para cima Freemasons for Dummies, Christopher Hodapp, ISBN 0-7645-9796-5, Hungry Minds Inc, US, 2005.
  40. Ir para cima Hannah, Walton, Darkness Visible – citando Pike, The Holy Triad, 1873, p. 35
  41. Ir para cima "Freemasonry and Christianity - Are They Compatible?", 1987, Hewitt et al.
  42. Ir para cima Saints Alive Ministry January-February 2003 newsletter
  43. Ir para cima Healing House Ministries - Oração para a libertação de maçons e seus descendentes (versão html do google) – ou em .doc
  44. Ir para cima Ankerberg, John and John Weldon (1990). The Secret Teachings of the Masonic Lodge, p. 120-124. Moody Publishers. ISBN 0-8024-7695-3
  45. Ir para cima Maçonaria, por North American Mission Board
  46. Ir para cima http://www.missionislam.com/nwo/invasion.htm

COISAS SOBRE O RITO ESCOCÊS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

GOMB- DIA DE POSSE DO GRÃO MESTRADO - dia de festa da família GOMBIANA

Amanhã é dia da grande festa GOMBIANA . É a cerimonia de posse do GRÃO MESTRADO bem como de todo grande secretariado e Presidente dos Tribunais Macônicos . 
Desejamos a todos muita Luz e Sabedoria . Que GADU faça com que todos saibam liderar as ações para o crescimento do GOMB , dos IIrs.'. , da Ordem e que tudo aconteça em prol do bem comum, do bem de todos nós, da sociedade como um todo e que se faça cumprir o papel da Maçonaria Universal na conquista da Paz, da Ordem e da Sabedoria . Que conquistemos dignidade e respeito a cada dia de nossas vidas.


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

20 de agosto DIA DO MAÇOM - DIA DE REFLEXÃO , DE INVENTARIO EM PROL DO J.'. E P´.'. A TODOS





DIA 20 DE AGOSTO – DIA DO MAÇOM

Que o Deus de seu coração, o Grande Arquiteto do Universo, lhe conceda todas as bênçãos que você merece.
Hoje é o seu dia . PARABÉNS por este dia.
Que seja um dia significativo em sua vida . Que você consiga fazer um inventário dela e que a sua reflexão lhe mostre os vícios que ainda devem ser vencidos.
Não se esqueça de que somos imperfeitos e como tal, erramos , apesar de muitas das vezes não tendo a humildade necessária , acreditamos que estamos certos.
Você vai à Loja , semanalmente. Você participa de toda a ritualística de loja; sabe a palavra; sabe os sinais; os toques e ainda no termino de toda a ritualística você ainda participa do “ágape” . Tudo J.’.P.’. . Certo ?
Nem sempre querido Ir.’. Acredito que os princípios maçônicos, nos mostram de que temos que ir muito além de tudo isto, mas que para muitos esta é a rotina semanal.
Feito a presença em loja, participado da ritualística e demais procedimentos, você é reconhecido como M.’. , você é M.’. regular.
Na sociedade por saber se identificar como M.’. , apenas por isto você acredita de que está de bem com a vida .
Faça um inventário de sua vida . Reflita sobre as ações que conseguiu promover em prol do bem comum, ou foi apenas para você ?
Os princípios nos mostram de que devemos ter humildade necessária para reconhecermos nossos vícios e agirmos para vencê-los . Precisamos caminhar , buscando sermos melhor a cada dia.
Você querido Ir.’. está filiado à uma Loja que está filiada ao GOB . Filiada à GLESP. Filiada ao GOP e ou filiada à alguma Potência Independente ?
Você realmente sabe qual é a diferença? Está na prática dos princípios maçônicos ou a diferença está apenas nas questões administrativas ou seja que você seja filiado à uma loja que esteja ligado à GRANDE LOJA e ou GRANDE ORIENTE ?
Você é melhor porque ? Somos ou não IIrs.’. ?
Na Europa e pelo mundo, existem as Grandes Lojas e nem todas estão ligadas à Grande Loja da Inglaterra e nem por isto , existe a desconsideração. SOMOS REALMENTE TODOS IRMÃOS .
Infelizmente aqui no Brasil, temos a politicagem administrativa que PROIBE alguns relacionamentos. Ao invés da prática da UNIÃO , cada um busca a sua independência e o seu isolamento.
Até quando?
A Maçonaria é UNIVERSAL e como tal respeitada em todo o mundo, onde todos os IIrs.’. se reconhecem , se respeitam e se dedicam à pratica de ações em prol do bem comum ( bem coletivo) e não individualista.
A Maçonaria sempre teve papel importante na política brasileira, mas fica proibido em se falar em política em loja.
Algo está errado.
Os LANDMARKS , segundo ouvi por exemplo, de um Ir.’. conhecido no meio como REPUBLICANO, de que deve ser evolutivo , prospero. Mas como evoluir , e buscar a prosperidade, se não avançamos , da mesma forma que o mundo como um todo, acompanha as novas tecnologias, toda a modernidade que conhecemos hoje. Porque continuamos como o clube do bolinha ? Deixamos a mulher, que é mãe, esposa, companheira, amiga e tudo mais em segundo plano?
Porque não reconhecemos ainda a Maçonaria Mista , que existe em todo o Mundo e é respeitada por toda Europa. Aqui a mulher participa, mas apenas das ações assistencialistas, que também deveriam mudar. O assistencialismo deixou de existir faz tempo, mas alguns continuam com esta prática. Até quando ? A caridade queridos IIrs.’. tem que ser aplicada com sabedoria , com profissionalismo. Não podemos mais, simplesmente ficarmos com as ofertas materiais (metais). O assistido deve ter esta ajuda, sim, pois em muitos momentos ela se faz necessária, mas ele precisa aprender a conquistar a sua autonomia, o seu espaço na sociedade.
A Maçonaria , não é uma religião, mas se estuda o Livro Sagrado e toda a história da humanidade. Acompanha desde os primórdios , a evolução do ser humano e sua sociedade e por isto deve evoluir gradativamente de4 acordo com o seu tempo.
Não podemos mais estacionarmos no tempo, por questões meramente mesquinhas e de interesse próprio de alguém e ou de um grupo.
DEUS , o Grande Arquiteto do Universo é UNO . A Maçonaria também . Não é de ninguém . É do Mundo e em prol deste.
Tenha coragem. Tenham pensamentos mais abertos para um novo mundo, uma nova vida que tem por obrigação de elevar o ser humano à valores mais altos com IGUALDADE, SOLIDARIEDADE e FRATERNIDADE , por estas, nem sempre existem.
A Maçonaria tem um papel importante na sociedade e deve a ela ações que a promovam, a elevem à uma vida mais digna e respeitosa.
O ser humano está deixando de evoluir. Basta observarmos as guerras pelo Mundo e suas motivações, como por exemplo pelo acreditar na interpretação do Livro Sagrado de forma equivocada o Estado Islâmico , vem cometendo verdadeira barbárie.
Quantos lideres tem levado o ser humano à ações negativas e tudo por defenderem regras absurdas.
Continuamos IMPERFEITOS . Continuamos CRIANÇA . Continuamos necessitando de muito aprendizado.

Que o DEUS de cada um de vocês , lhes concedam o entendimento para a pratica de ações que efetivamente modifiquem a humanidade, com sabedoria, com muita luz, com amor ao próximo. Paz Profunda a todos .’. E tenho dito .’. (Nelson Gonçalves).’.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PLANTÃO SOCIAL junto as Delegacias de Policia - o Estado poderia rever conceitos e implantar este serviço

SERVIÇO SOCIAL JUNTO AS DELEGACIAS DE POLICIA -SSP.SP

Vocês se recordam da existência dos Plantões Sociais, junto as Delegacias ?
A SSP.SP. - na verdade fornecia o espaço e a Secretaria de Assistência Social, a Equipe .
Tinha um objetivo que era o de atender/ assistir a população mais vulnerável. A Equipe orientava, encaminhava , sempre em decorrência das necessidades apresentadas e até mesmo intermediava conflitos .

O Governo do Estado deveria rever conceitos e quem sabe estudar a implantação deste serviço .
Ajudaria e muito a população mais vulnerável.
Entendemos que existe hoje o CRAS , que tem um papel equivalente, mas o serviço ali apresentado promovia cidadania, dignidade ao cidadão comum.

sábado, 8 de agosto de 2015

PARABENIZAMOS a todos os Pais pelo seu dia , se bem que dia de Pai e Mãe são todos os dias


21 h · 
dversidades nos mostrou o seu valor , a sua luta. Nos mostrou o caminho de luz e o obscuro. Mesmo ausente em muitos momentos, o sr. sempre esteve presente , como é até hoje . Não sei se consegui ou conseguirei transmitir aos meus os mesmos valores, mas estamos tentado . NADA SOMOS , pouco vamos deixar, mas torcemos para que filhos , netos e a familia como um todo , sejam iluminados e possas trilhar o caminho do bem, pensando coletivamente . O homem não é nada sozinho . Fraternidade , Igualdade, Solidariedade e muita Humildade. E tenho dito .'. PAZ PROFUNDA A TODOS .'.

Feliz dias dos Pais : que você tenha responsabilidade sempre. Que tenha respeito e saiba respeitar. Que você consiga impor LIMITES , propague VALORES E PRINCIPIOS. 
Nem sempre estamos presentes, mas temos que ter atitudes e fazer com os nossos aprendam que temos DIREITOS , mas temos muito mais DEVERES a cumprir.
Luz e Sabedoria a todos .'. PAZ PROFUNDA.'. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO - AFPCESP e toda classe policial civil de são paulo

A luta que a AFPCESP , tem sido grande ao longo dos tempos e não tem sido apenas por ela, pois existem muitas outras associações e sindicatos que lutam pela preservação de direitos dos policiais civis de sp e sua família. Deveríamos na verdade, termos uma , vamos dizer incorporação destas associações e ou sindicatos, pois a UNIÃO , fortaleceria mais a classe policial como um todo. Pena que em alguns casos existe um interesse pelo poder , mas isto não vem colaborando com a Instituição. A divisão , por categorias , efetivamente DIVIDE e não promove UNIÃO E FORTALECIMENTO da categoria. Cada seguimento busca dentro das suas verdades , conquistas especificas , mas individualistas. Deveríamos fazer com que as nossas revindicações fossem encaminhadas de forma coletiva, representando toda a classe policial civil de são paulo. É hora de nossos lideres refletirem a respeito. Nada somos, mas nos permitimos pedir a todos que pensem, reflitam sobre o que poderíamos ser. O poder de revindicação seria maior , temos certeza disto.

A AFPCESP , pós falecimento de nosso colega e amigo HILKIAS , continua com sua luta e por ser uma associação que congrega todas as carreiras policiais , tem encaminhado ao Governo/ patrão, todos os pedidos possíveis em prol do bem comum, de forma a conquistar a toda classe policial civil, melhores condições de trabalho, melhor capacitação, qualificação e melhores salários. 
A nossa queridas e amiga LUCY , juntamente com todos os demais componentes da Diretoria da AFPCESP , não tem medido esforços neste sentido. A luta realmente continua e não podemos esquecer de que a nossa data base foi em MARÇO mas que de acordo com o que alega o Estado, face a responsabilidade "fiscal" , somente agora este mês é que deve ser enviado para a Assembléia Legislativa, o nosso projeto de aumento de salária , anual, e que deve ou deverá estar incluindo melhores na valorização da pessoa humana.
Nada somos, mas dentro do que nos for permitido e dentro de nossos limites, o nosso proposito é tão somente de ajudar e se alguém, tiver envolvido com algum problema de ordem social e gostaria de poder ter alguma orientação de como melhor proceder , nos colocamos à disposição.

O nosso combate , o nosso enfrentamento deve continuar existindo contra a marginalidade. Com respeito à FAMÍLIA POLICIA CIVIL , devemos é nos interagir , nos unirmos contra eles e contra tudo que vem prejudicando a Instituição. 
Precisamos mais do que nunca , mostrarmos à sociedade qual é o nosso verdadeiro papel e que diante da luta ingrata que enfrentamos merecemos mais respeito e credibilidade.


domingo, 26 de julho de 2015

ARTE REAL - TRABALHOS MAÇÔNICOS: ORDO AB CHAO

ARTE REAL - TRABALHOS MAÇÔNICOS: ORDO AB CHAO: No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito ...

sábado, 25 de julho de 2015

H.S.P.E - IAMSPE - Os servidores pedem SOCORRO


Exmo. Sr. Dr. Geraldo Alckmin , digníssimo Governador do Estado de São Paulo
Nesta

Nem tudo é tão justo e perfeito, como se prega, como se fala, como deveria ser.
Vai aqui as minhas desculpas, pelo incomodo, mas como comandante do executivo paulista, é preciso de que o V.Excia. saiba um pouco mais do que realmente lhe apresentam. Nem tudo está sendo apresentado como é, pois se toda a verdade, toda a realidade lhe é mostrada, mostrará de que a culpa caberá tão somente ao grande estadista que tem sido.
Sua formação é em medicina e em épocas gordas, passou pelo HSPE , onde foi residente e conclui o seu curso como MEDICO ANESTESISTA.
Por ironia do destino, Governador, tem havido falta desta especialidade e procedimentos cirúrgicos tem sido adiado, tem sido protelados.
Uma outra grande dificuldade que tem ocorrido no HSPE , e que nem sempre os médicos se sentem seguros , para a pleno exercício da função, pois estruturalmente o HSPE , esta defasado e bem.
O Sr. Sabe de que nem sempre os médicos conseguem ter uma UTI e pela insegurança que isto causa, ao paciente e o corpo clinico, cirurgias estão sendo canceladas ? Diante da insegurança e más condições de trabalho, o HSPE , está deixando a desejar.
Basta observar como acontecem as internações eletivas. Muitos comparecem ao setor de internações por dias e não conseguem “vaga” , mas sempre tem uma razão e esta não é falta de leitos. Os motivos são “falta de recursos” . Com isto , as escolhas tem que ser feitas. Nem todo aquele que é acolhido, recepcionado e vai para o quarto , é atendido. Nem sempre aquele que até vai ao centro cirúrgico , consegue com que o seu procedimento seja feito.
A boca pequena, Governador, é claro que existe algo incomum entre o corpo clinico, técnicos e demais colaboradores, com a Superintendência e Diretoria do Hospital. Algo não se encaixa. É notório que divergências existem, principalmente após o inicio das reformas ali implantadas.
Uma grande insegurança paira entre todos os colaboradores , até porque se fala em terceirização total do HSPE e se de fato os estudos entenderem de que isto é o melhor, isto já deveria ter sido implantado. Acredito que evitaria o grande mal estar que se verifica na instituição.
O HSPE , Governador, já foi referência , mas isto foi à época que a classe política fazia uso do HSPE . Com a criação do INCOR , agora do SIRIO , onde todos fazem uso, o servidor paulista ficou com o resto que sobrou.
O Sr. sabe e se não sabe, deveria saber que os convênios promovidos pela atual gestão , também deixam a desejar e não atendem as necessidades do servidor , que não tem alternativas, pois seus recursos , não lhe permitem ter um convenio médico, ou que lhe permita pagar por alguns procedimentos necessários à cuidarmos da saúde , da vida .
Em termos de laboratórios em São Paulo , muitos dos profissionais não se sentem satisfeito com os diagnósticos , com a qualidade , pois não há confiabilidade . NASA e BIOFAST por exemplo .....a grande maioria foge deles. Buscam até mesmo o LAVOSIER POPULAR e mesmo porque eles tem uma tabela para o servidor publico do estado. Como tem clinicas que oferecem estes procedimentos com um custo viável.
Os convênios com clinicas , muitos são cancelados rapidamente. A continuidade dos tratamentos nem sempre acontecem como deveriam. Muitas das vezes se faz necessário encontrarmos novos profissionais . Nem sempre isto ajuda . Muito pelo contrário, mas até mesmo nos convênios de grandes planos existentes no mercado, tem sido também um fato presente.
Os convênios como por exemplo com as Santas Casas , deixam a desejar . Aqui em São Paulo como exemplo, a Sta Casa de Sto Amaro, já não consegue atender a demanda dela própria , pois a região sul  é muito populosa e não existe privilégios , como não dever mesmo existir, para os servidores. Independente de “convenio” a Sta Casa de Santo Amaro, se procurada não deixaria como não deixará de atender o paciente. A demanda , ali no entanto, Governador, é muito grande e ao efetuarmos contato via fone, nem todos os procedimentos são atendidos através deste “convênio IAMSPE”.
Pelo interior , Governador, quando existe a necessidade de procedimentos de media e alta complexidade, o servidor não é atendido, pois os convênios firmados , não garantem todo atendimento. Isto gera , a vinda de todos para a Capital e aqui chegando por termos uma demanda acima do viável, verifica-se que não há como o HSPE , atender.
No litoral paulista , Governador, apenas no Guaruja , temos certa cobertura. No restando do litoral, o servidor faz uso dos Hospitais do SUS , como é seu direito, mas não por conta de “convênio”.
O HOSPITAL DAS CLINICAS , DANTE PAZANESSI , HOSPITAL SÃO PAULO , atendem “convênios” apesar de serem PÚBLICOS . O HSPE , não atende, mas os agregados também ajudaram no aumento da clientela .
A boca pequena, Governador, é comentário geral de que se fará uma TERCEIRIZAÇAO total do HSPE , onde a JUDICIÁRIO , por ser mais “contributivo” , terá um atendimento diferenciado. Sendo um hospital público e destinado a servidores, seria INJUSTO um fato como este, mas é o que se comenta dentro da instituição HSPE .
IGUALDADE , uma palavra politicamente correta, para que se revindique direitos. Mas como a Igualdade é relativa, pois BRANCO é BRANCO, o AMARELO é amarelo e nunca ninguém vai se igual. Não é verdade ? Quanto a prestação de serviços destina a SERVIDORES , ai ela tem que se                IGUAL. Não pode ser diferente.
Na vida , a desigualdade , as diferenças existem, não vão deixar de existir, mas é certo de que todo o SER HUMANO , merece ter RESPEITO em igualdade de condições. E é neste sentido que nos indignamos . Não está existindo este repeito e principalmente RESPEITO MUTUO . Os conflitos são uma constante em nossas vidas. Grupos , se conflitam, quando deveriam lutar pela UNIÃO e pela IGUALDADE.
Quem sabe um dia , não é Governador ?
IGUALDADE, SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE , tem se ouvido e visto, da boca pra fora. Esta luta para os JUSTOS , que acreditam que ser do bem, é que vale, tem sido injusta. Os que até aqui tem acreditado de que a retidão, é o caminho, vem sofrendo decepções , pela caminhada da vida . Vem perdendo a sua dignidade. Vem vendo que nem sempre ser do bem tem sido valorizado. Quantos que percorrem o caminho contrário, tem sido vencedores? Até quando? Começamos a ter vergonha em acreditarmos em muitos dos valores que hoje estão sendo deixado de lado. A sociedade vem a cada dia se corrompendo, pois o que tem valido a pena é a conquista do PODER , por menor que ele seja , bem como a conquista dos METAIS . Esta é a realidade de nossos dias.
Os mais fracos Governador, merecem de todos nós uma atenção e ações para que ele se promova e conquiste uma vida melhor, digna. Mas....outros estão sendo esquecidos pelo poder público. Tem sido mais barato , fornecer bolsa família, cotas, ciclovias em demasia, quando outros estão abandonados a própria sorte e sobrevivem, ninguém sabe como.
Queremos aqui lembrar sua Excia. de que o HSPE , é queiram alguns ou não , um hospital da Terceira Idade. E sabe-se porque ? Porque quando o servidor atinge a “maioridade” , ele pela perda de recursos , não pode mais pagar um convênio, que em média custa hoje cerca de R$1.500,00 , a não ser um que todos já conhecem que é a PREVENT SENIOR , que tem um custo de R$500,00. Mesmo a P.S., Governador a grande maioria não tem como pagar e tem como ÚNICA ALTERNATIVA , o HSPE .
Não basta apenas remodelar as dependências. É preciso investir muito mais na pessoa do colaborador, que necessita estar atualizado e podendo se dedicar exclusivamente ao seu trabalho onde é contratado para executa-lo. A verdade, no entanto é verdadeiro a necessidade do profissional da saúde, que é o que estamos apontando, é ter mais que um emprego. O médico, tenta ter o seu consultório e ou trabalha em dois ou três lugares, para que tenha uma vida digna e possa continuar com sua missão, que é dificílima, uma vez que exige atualização constante.
 Estão FAZENDO DE CONTA , Governador e isto não deveria acontecer. O Exmo Secretario da GESTÃO , o Exmo. Superintendente do HSPE , deveria ter um melhor relacionamento com seus colaboradores e JUNTOS , terão ações em prol do bem  comum e não darem continuidade com a individualização .
O HSPE , lida com VIDAS e os seus servidores Governador, merece mais respeito, bem como os que ali trabalham , também merecem  o nosso respeito. Verificamos que muitas das coisas que são realizadas , são por conta da dedicação de muitos , pois vão além do que lhes cabem. É com a ajuda de alguns e tem sido de muitos, muita coisa acontece, muita coisa anda, mas é clara e cristalina a dificuldade que os colaboradores enfrentam. Existe sim uma grande insatisfação. Pena que nem todos tenham coragem para expressar esta realidade.
Será que poderemos continuar a ter ESPERANÇAS ? Será que poderemos continuar a ter CONFIANÇA ?
Aos 68 anos de idade, tendo acreditado por toda a minha vida , que valeria a pena seguir o caminho do bem, estou angustiado, decepcionado, triste, muito triste , não apenas por mim, mas por muitos que precisam de cuidados e nem sempre isto é possível.
Eu tenho um retorno agendado para ver se consigo passar por um procedimento cirúrgico complexo. Já tinha uma preocupação mas agora confesso que temo. Paira a insegurança, mas não podemos exagerar e dizer que tudo esteja perdido. Assistimos , ali, que muita coisa tem sido feita, mas em razão das dificuldades, por ESCOLHAS.
NADA SOMOS , e nem pretendemos ao longo da vida atingir sermos mais do que somos. Nunca me deslumbrei como PODER , até porque entendemos de que termos o básico para a nossa sobrevivência é satisfatório. Sonhamos na conquista de uma vida digna, nada mais do que isto, mas ultimamente nem isto estamos conseguindo. Infelizmente.
Desejamos Sr. Governador, que o DEUS de seu coração, lhe encaminhe para entender o sentido da vida . Que ELE , lhe conceda Luz e Sabedoria.
Paz Profunda .’.
E tenho dito .’.
NELSON GONÇALVES – RG 3.025.852-2 –SSP.SP

Av. Sargento Geraldo Santana, 1100 , bloco 27 apto. 61 Jdm Taquaral SP


www.atendimentosocialmaconariasp.blogspot.com - @goncalvessocial 



sábado, 18 de julho de 2015

Sistema Único de Assistência Social - SUAS | Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

Sistema Único de Assistência Social - SUAS | Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social



Missão | Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do

Missão | Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do

K.HENDERSON - conceito de regularida - e os principios básicos: VOCÊ PRECISA REFLETIR







A MAÇONARIA UNIVERSAL, não pode ser retrograda. Ela tem que ser progressista , evolutiva, não tem como parar no tempo. Pense nisto e tenha coragem para que projetos promovam as modificações necessárias de que necessitamos.

Setembro de 1929 -
A Grande Loja Unida da Inglaterra aprova os princípios básicos para que exista o reconhecimento de uma grande loja.

I- Cada Grande Loja deverá ter sido estabelecida legalmente por uma Grande Loja devidamente constituída ou por três ou mais lojas regularmente constituídas.
obs: em razão disto é que os tratados de amizade ajudam a confirmar e garantir esta legalidade , esta regularidade, o existir .
II- Crença no Grande Arquiteto do Universo e sua vontade revelada.
III- Compromisso assumido com o Livro da Lei -aberto nas lojas quando da realização das reuniões .
IV-  Que todos os iniciados sejam exclusivamente HOMENS .
Obs: Quanto a este principio, hoje já não faz mais tanto sentido. É flagrante a competência , a necessidade de que a MULHER , seja participativa tanto quanto e não é por acaso de que exista em todo o Mundo, Potencias Femininas e Mistas, onde em muitas constata-se um melhor cumprimento dos princípios Maçônicos . Não podemos mais nos omitir e deixar de lado este tema . Temos que ter coragem para desenvolvermos constantes diálogos nas Lojas com o fim de promovermos a mudança no LANDMARKS , de forma que sejamos JUSTOS e PERFEITOS e que a UNIÃO seja cada vez mais forte.

V- A Grande Loja terá jurisdição soberana sob as Lojas sob seu controle , permitindo ser assim uma organização responsável, auto governada e independente, com autoridade única e incontestável, sobre a Ordem ou Graus Simbólicos, dentro de sua jurisdição, de modo que não fique sujeita ou dividida com autoridade do Supremo Conselho, ou outro poder reclamando qualquer controle ou supervisão.
VI- Que as três grandes Luzes da Maçonaria ( o volume da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso) estejam sempre exibidos quando a Grande Loja ou suas Lojas subordinadas, estejam trabalhando.
VII- Que a discussão de religião e politica dentro da loja seja estritamente proibida.
Obs:- é preciso que saibamos interpretar o que seria discussão da religião e da politica. A Maçonaria não pode vendar os olhos e deve como outras grandes Ordens iniciáticas , fazem . Temos a obrigação de estudar os princípios existentes no livro da Lei. Temos a obrigação de levarmos para dentro das Lojas os problemas que envolvem o bem estar da sociedade civil e isto implica em promovermos um diálogo sobre o que a POLITICA , afeta principalmente os homens livres , de bons costumes. Nossos dever é promovermos ações em prol do bem comum. Não há como deixarmos de lado temas como politicas públicas que estão sendo realizadas e o que elas conseguem efetivamente fazer em prol de toda a sociedade .

Infelizmente, dependendo da interpretação que muitos IIrs.'. tem , a pratica em lojas é tão somente cumprirmos os rituais habituais. Todas as reuniões , simplesmente promovemos o que a ritualística nos mostra que devemos fazer.
MAÇONARIA UNIVERSAL, não pode ser apenas isto. Assim ela não esta sendo nem JUSTA e muito menos PERFEITA.

Lembrando apenas que por exemplo na França, temos três Grandes Lojas e as três tem o devido reconhecimento em todo o Mundo. O GOB em SP e no Brasil, reconhece apenas as suas Lojas e as Lojas que sejam filiadas à Grande Loja da Inglaterra. Isto deixou de ser JUSTO E PERFEITO e merece de todos uma reflexão para modificações.
Ninguém é todo da Maçonaria .

VIII- Que os Princípios dos Antigos Landmarks, costumes e usos do oficio sejam estritamente observados.

A Constituição e Regulamento, além dos Rituais devem ser reconhecidos.
Aqui no Brasil  a jurisdição se estende por todo o território Nacional.


E tenho dito .'. Nelson Gonçalves.'.

LEMBRE-SE DE QUE A DROGA MATA , MAS UM OUTRO GRANDE PROBLEMA TEM SIDO O USO LEGAL DA BEBIDA ALCOOLICA . ELA TEM CONTRIBUIDO MUITO PARA OS ATOS DE VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE NA SOCIEDADE EM TODO O MUNDO. PENSE NISTO. FAÇA A SUA PARTE . PAZ PROFUNDA A TODOS .'.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

REGULARIDADE MAÇÔN ICA - e as conseqências dos equivocos.'.

É MUITO IMPORTANTE DE QUE VOCÊ , ASSISTA , OUÇA ATENTAMENTE , REFLITA E TENHA ATITUDES DE CORAGEM, POIS NA VERDADE SOMOS QUEIRAM ALGUNS OU NÃO, IIRS.'. DA ORDEM , ONDE INFELIZMENTE É EQUIVOCADO O ENTENDIMENTO DA TAL REGULARIDADE MAÇÔNICA .

Se observarmos o que acontece na realidade , pelo Mundo, a questão de regularidade de lojas , potencias, existe um grande equivoco e distorções no que se refere à REGULARIDADE.
O que é ser regular ? 
Vamos exemplificar pelo entendimento do GOB , que é filiado as Grandes Lojas da Inglaterra. Dentre as normas pré estabelecidas ,até mesmo em respeito aos LANDMARKS , no Brasil, as Lojas que não sendo pertencentes ao GOB , não tendo filiação às Grandes Lojas da Inglaterra, NÃO SÃO CONSIDERADAS IRREGULARES , mas não da forma como se interpreta. O GOB e seus afiliados , não aceitam que IIrs.'. se visitem se não pertencerem a eles. As Potencias Independentes , não são aceitas nas Lojas filiadas ao GOB . O mesmo ocorre em relação à GLESP e por ai vai. 
Quanto aos LANDMARKS , eles ainda respeitam o que fora escrito e aceito , desde a constituição deles. 
No entanto , ocorre que no Mundo, a evolução tem sido uma constante em todos os sentidos da vida e os LANDMARKS deveriam respeitar esta evolução e se atualizar pois a obrigação é ser progressista. 
Por questões internas e possivelmente políticas, pouco se avança e o que determina os LANDMARKS ,tem sido obedecido.
Se você observar , principalmente na Europa, não existe apenas a GRANDE LOJA DA INGLATERRA. Na França por exemplo encontramos cerca de três Grandes Lojas e isto não quer dizer que uma não tenha o mesmo reconhecimento do que as outras.
Em quase todos os Países da Europa, teremos pelo menos , duas Grandes Lojas, que praticam a verdadeira Maçonaria Universal e que possuem seus filiados bem como possuem os conhecidos Tratados de Amizade , entre Potencias de vários Paises. 
Todas possuem uma Constituição , e respeita-se o reconhecimento de outras, validando portanto esta tal regularidade. Nada é ilegal.
Não podemos é confundir , MAUS COSTUMES , e a pratica de ilícitos por parte de membros de uma ou de algumas potencias e ou lojas. Até mesmo junto ao GOB, a maior potencia brasileira, vamos encontrar Irs.'. que desrespeitam as regras , e isto nada tem haver com a ORDEM , com o GOB , que cumprem o seu papel. 
Compreendemos a determinação para que não exista a inter relação entre lojas que não tenham um tratado de amizade e que internamente por questões de normas , não permitam que exista a visita que deveria ser costumeira entre Maçons , pois somos IRMÃOS , sejamos de que potencia for. 

ATÉ MESMO O LANDMARKS 14 - deveria ser reconsiderado, pois pelo mundo, existem potencias Mistas e Femininas e nem por isto são IRREGULARES , como se interpreta. 
Devemos nos respeitar e procurarmos a UNIÃO da MAÇONARIA UNIVERSAL, principalmente quando se pratica a verdadeira maçonaria , em prol de bem comum e não de apenas alguns.

Precisarias ter CORAGEM , e dialogarmos mais sobre esta tal REGULARIDADE e buscarmos maneiras de nos relacionarmos efetivamente no espírito da fraternidade, da solidariedade e da igualdade. 

Que o DEUS de cada um possa fazer com que todos nós reflitamos a respeito e avancemos em prol de mantermos uma MAÇONARIA justa e perfeita. PAZ PROFUNDA .'.
 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

o ser humano - a nossa vida - RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE - precisamos aprender muito para nos evoluirmos .

RELIGIÃO - RELIGIOSIDADE :-
Você meu querido Ir.'. , amigo e inimigos. É PRECISO CORAGEM , e iniciarmos uma reflexão sobre tudo isto.
DEUS é UNO . Os caminhos é que são muitos e existe uma razão de ser assim.
De acordo com a nossa capacidade de entendimento , e por força do LIVRE ARBÍTRIO, caminhamos por estradas diferentes , mas sempre com o objetivo maior que é o de entendermos melhor o que somos e o que é toda nossa existência , não apenas nesta vida, mas num todo. Tudo é muito complexo e nos cabe buscarmos de alguma forma este entendimento. Cabe a nós buscarmos chegarmos proximo da verdade que é relativa em razão da nossa capacidade , limitada.
Não podemos continuar em conflito , por termos diversas maneiras de buscarmos a nossa evolução cósmica .
Entre nós existem alguns iluminados , e estes conseguem ter um entendimento com maior clareza indenpendente da dificuldade com que estes ensinamentos lhes são passados. Nada é por acaso. Tudo ao seu tempo. Em muitos momentos , principalmente nas adversidades , fraquejamos , mas temos que retomamos o equilíbrio e voltarmos à nossa caminhada . Devemos deixar conflitos de lado. Eles não nos levam a nada. Precisamos de UNIÃO , até mesmo para que possamos ser individuais, pois cada um tem a sua missão , o seu tempo. Ninguém é igual a ninguém , cada um de nós tem um inicio e em épocas diferentes e temos uma estrada para caminhar e atingirmos o nosso objetivo que é o da evolução , mas cada um tem o seu tempo certo. Com os erros e acertos , de tempos em tempos evoluímos , adquirimos mais conhecimento e com isto chegaremos ao nível de maior luz .
E tenho dito .'. nelson gonçalves .'.

O VÍDEO É PARA QUE VOCÊ COMECE A APRENDER ALGUMA COISA .



Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 31/03/2008 fala sobre ...

Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 28/02/2008 fala sobre ...

Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 25/07/2007 fala sobre ...

Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 12/03/2007 fala sobre ...

Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 12/03/2007 fala sobre ...

Genesis 18 - Cid Moreira (Bíblia em Áudio)

Genesis 14 - Cid Moreira (Bíblia em Áudio)

Salmos 109 - Cid Moreira - (Bíblia em Áudio)

Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 17/03/2008 fala sobre ...

A Caminho do Sol

Conversinha ao Pé do Ouvido - Antonio Carvalho em 13/08/2007 fala sobre ...

terça-feira, 14 de julho de 2015

PEDIMOS A SUA AJUDA PARA UMA CAUSA NOBRE E JUSTA - ABC ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE CULTURAL

A. B C -        ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE CULTURAL -



ABC- São Paulo Associação Beneficente Cultural, fundada em 18/04/74, declarada Utilidade Publica Estadual pelo decreto lei 4857, Mantenedora: Obras Assist. Benf. Casa de OXALÁ/Centro Educ. Cult. Afro Brasileiro, CNPJ 52.034.634/0001-69, é uma instituição civil, de personalidade jurídica e de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, cuja duração é por tempo indeterminado, e tem sua sede e foro no Município e Estado de São Paulo.
A ABC - São Paulo tem como objetivo o desenvolvimento cultural, intelectual, social e moral; a promoção humana, a assistência social e a benemerência; o combate aos vícios, ao álcool e aos tóxicos; auxiliar os jovens na prática dos bons costumes e aproximar o amparo aos idosos e à família; bem como a prestação de quaisquer serviços que possam contribuir para o exercício da responsabilidade civil, social e da cidadania de seus associados.
Ajude a ABC - São Paulo
A ABC/SP aceita qualquer tipo de doação. Se você tem um sapato que não usa mais, uma calça ou um agasalho, a ABC/SP saberá encaminhar isso a alguém necessitado. A ABC/SP também está necessitando da doação de uma cadeira de dentista e de instrumental cirúrgico. Já temos um profissional da área odontologia que se disponibilizou a atender a comunidade carente, principalmente crianças e adolescentes, uma vez por semana.
Para fazer uma doação à ABC/SP, clique aqui para entrar em contato.
RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO 2006
Neste ano que findou de 2006, ano de diversas dificuldades financeiras, mas, com muita garra e afinco não deixamos-nos desanimar, fizemos a nossa parte.
Foram dias e dias de labuta, procurando fazer o que a Abc/SP. tem como propósito, ajudar a quem necessita de apoio, não importando raça, credo, cor ou etnia.
Infelizmente não tivemos as metas atingidas devido a diversos fatores tais como, a não colaboração da prefeitura de São Roque. Não importando a dificuldade financeira que estava assolando nosso ambiente, fizemos do impossível o possível, através do nosso presidente foi realizada diversas palestras com diversos temas, aborto não, drogas isto mata, saia do comodismo, inutilidade x estresse, etc.Os voluntários mais uma vez tiveram seu papel importantíssimo no desenvolvimento social da ABC/SP junto à comunidade. Cultura, Benemerência, Educação, Lazer, Assistência Social, Atividades Esportivas e Filantropia em geral foram a tônica da vez e os voluntários foram a mola mestre destes eventos. Nas atividades esportivas pudemos realizar um torneio de futebol de salão e outro de campo. Aconteceram 15 partidas de basquete e Vôlei. Não conseguimos realizar as competições de natação em piscinas. Nos jogos de mesa, como xadrez, damas, tênis e pingue-pongue registram mais de 450 atuações. 55 garotos foram encaminhados a escolinhas de futebol e centros desportivos.
Também fizemos vários atendimentos de senhores e senhoras da terceira idade com problemas de saúde, encaminhamos ao pronto socorro local, como também foram tratados com todo carinho que merecem. Nosso querido Baiano (Valdemiro Costa Pinto, também conhecido no meio do candomblé como Valdemiro de Xangô), Pai de santo de Pai Celso de Oxalá, também passou por muitas complicações de sua saúde.A diabetes vem assolando muitos nossos queridos velhinhos, a desnutrição também, mas ABC/SP tem procurado fazer o melhor, ajudando dentro de suas possibilidades financeiras, arrecadando mantimentos e roupas usadas e distribuindo em cestas básicas e sopas aos mais carentes.
A nossa regularização não saiu perante a prefeitura de São Roque conforme pleiteávamos, pois até o momento a prefeitura de São Roque não nos deu um parecer favorável até o presente momento. Vamos tentar buscar apoio com o prefeito e os vereadores, esperamos que sensibilizem e de um retorno em pró de nossa causa.
Esperamos que o Ano de 2007 seja de todo brilhante e tenhamos nossas metas, e, principalmente o sonho de ter uma comunidade com mais produtividade.Nossa fé caminha, como diz nosso presidente, em passos lentos, porém firmes, desistir jamais! Vamos com fé, saudando nosso Pai Oxalá, Epa baba! "Viva o nosso Pai Oxalá".
São Paulo, 31 de Dezembro de 2006.

Celso Luiz Izzo
Presidente

A você meu querido Ir.'. , Ir.'. ROSACRUZ , a você meu querido amigo. Não aprendi a pedir, mas por se tratar de uma causa justa, pedimos a sua ajuda . 
Hoje , enfrentamos esta grande problemática que vem , dia a dia , desfazendo famílias.
É realmente um problema complexo que sozinhos não conseguiremos vitorias . Para que esta complexidade toda, tenha como melhor caminhar e ajudar efetivamente os envolvidos , temos que buscar UNIÃO . Conto com você , com seus familiares, com seus amigos . Precisamos vencer esta luta.

Não podemos permitir que eta situação continue a existir. Várias ações são necessárias não só com os dependentes , mas com suas famílias, que sofrem por terem poucos recursos para enfrentar esta situação. 

CONTO COM TODOS .'. PAZ PROFUNDA .'. 

compartilhem . pelo menos divulguem este trabalho. 

Pai Celso de Oxalá - salve meu Pai.






sexta-feira, 3 de julho de 2015

SAUDE - HOSPITAL DO SERVIDOR ESTADUAL EM SÃO PAULO

Saúde:- hospital do servidor público estadual de sp.

Sr. Governador.
A evolução é uma constante em nossas vidas, mas para que esta evolução seja positiva, é preciso que se insira aprendizado e prática.
Na seleção brasileira de futebol, temos observado de que a evolução tem regredido. E porque? Os novos embora tenham o conhecimento, não conseguem ter capacidade. A qualidade deixa a desejar , pois o que vimos é que o foco tem sido o da obtenção do sucesso, da fama e da riqueza.

Na SAÚDE , os profissionais precisam ter : conhecimento, qualificação, prática, boas condições de trabalho, salário que permita terem dedicação exclusiva. Não podem mais continuar a terem 3 ou mais empregos, pois isto tem promovido stress e falta de condições para que os procedimentos em favor da VIDA , sejam praticados com serenidade, competência e dedicação. São profissionais especiais que como tal deveriam ser ESPECIALIZADOS , no que fazem. Com os médicos já se vê esta nova configuração em sua formação.
Na enfermagem por exemplo, temos hoje os Auxiliares, os Técnicos e os Enfermeiros(as) de nível universitário ( doutores) . Ocorre que os procedimentos executados,até então eram praticados por quem? Hoje muitos dos procedimentos não podem mais serem executados por técnicos e muito menos por auxiliares. Os que estão enquadrados em nível universitário, no entanto , pela falta de prática , nem sempre conseguem executar tais procedimentos , pois se sentem inseguros . Isto também acontece com médicos recém  formados que pela falta de prática não possuem as condições desejáveis para praticarem alguns procedimentos. Todos devem se ESPECIALIZAREM . E como isto acontece? Com treinamento que deve ser acrescido ao conhecimento durante a formação. Precisam muito mais do que antes, terem boas condições de trabalho , de aprendizado, e de salários. Sem isto fica difícil. Nos atendimentos públicos , infelizmente se verifica uma grande  defasagem . Cuidar da SAÚDE ,é cuidar da VIDA . Exige melhores cuidados para com os pacientes e nem sempre se verifica isto, pela falta de profissionais . Cabe aos GESTORES , observarem tudo isto. Não é somente a parte física que precisa ser melhorada. O conjunto deve estar sendo sempre aprimorado. No IAMSPE, constatamos que muita coisa tem funcionado em razão da dedicação de muitos profissionais, mas nem sempre eles conseguem praticar os procedimentos pela falta de condições pessoais e funcionais . Um olhar mais atento por parte da Superintendência deveria existir. A Secretaria de Gestão , faz acordos (convênios) mesmo sem antes se informar sobre a qualidade dos conveniados. Corta-se de um dia para o outro o convênio , mas o IAMSPE , não tem como atender a demanda. Convenio com Sta. Casa, sr. Governador, não funciona. Eles não possuem condições para atender problemas mais complexos e muitas das vezes nem os simples. Convenio com pequenas unidades como a que existe na zona leste ( pequeno hospital) ,não atende as necessidades e o sr. sabe disto ou deveria saber. O IAMSPE fez convenio do IGEP , na bela vista, onde o hospital oferece qualidade, mas o nosso convenio é limitado a pequenos procedimentos emergenciais. Nada além disto. Basta verificar o centro cirúrgico e se concluirá de que ele não dá conta das necessidades de todos os servidores estaduais. É o Estado inteiro dependendo de um único hospital. As reformas em andamento devem trazer melhorias, mas me parece que não foi bem planejada e com isto funcionários e pacientes foram prejudicados. Os servidores estaduais sr. Governador, merecem mais respeito e para tanto pedimos que manda reavaliar toda esta situação existente no complexo hospitalar e ambulatorial. O atendimento sr. Governador , é em grande parte destinado a Terceira Idade, que em razão disto deve ter um atendimento diferenciado.   
Mesmo querendo buscar alternativas, o sr. sabe de que não temos. Os hospitais públicos estão em declínio. Não atendem a população mais sofrida. 
Os que possuem ainda plano de saúde, já enfrentam dificuldades. Todos nós sabemos disto. Por isto contamos com a sua observação e providências. 
E tenho dito .'.