Após os 40 anos a testosterona diminui 1% ano ano.Quando esta taxa cai muito, alguns homens podem apresentar problemas.
A testosterona é produzida por células nos testículos,que são estimuladas por hormônios produzidos por uma glândula na base do cérebro. Na adolescência, é responsável pelas características sexuais:- desenvolvimento do pênis, aumento dos pelos , mudança na voz e aumento da massa muscular.
SINTOMAS :-
DIMINUIÇÃO DA MASSA MUSCULAR
AUMENTO DA PROPORÇÃO DE GORDURA CORPORAL
TENDENCIA À ANEMIA
TENDENCIA À OSTEOPOROSE- (perda de massa nos ossos)
DIMINUIÇÃO DO DESEJO SEXUAL
ALTERAÇÕES DO DESEMPENHO SEXUAL - (dificuldades de ereção)
DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
PROBLEMAS DE MEMORIA
APATIA E DEPRESSÃO
O QUE SE DEVE FAZER :-
Buscar ajuda profissional - médico UROLOGISTA - ENDOCRINOLOGISTA E GERIATRIA.
A REPOSIÇÃO DA TESTOSTERONA :-
Aumenta a massa muscular e diminui a proporção de gordura, combatendo assim a anemia e a osteoporose, aumentando o libido.Para os demais sintomas não foi ainda comprovada sua eficiência. Devido aos efeitos colaterais cada paciente não pode esquecer do ACOMPANHAMENTO MÉDICO. É recomendável que se faça exercícios físicos regulares, e que se tenha uma alimentação adequada ( mais vegetais, menos gordura de origem animal). Combata o stress, com alguma atividade sociais, um hobby qualquer. No Brasil, a reposição hormonal se dá pela aplicação de injeção se bem que exitem outros métodos, como a aplicação de adesivos, comprimidos , mas o mais seguro é a injeção indicada pelo médico.
NAS ACADEMIAS DE GINASTICA, verifica-se que existe todo um incentivo para o aumento da testosterona, mas verifica-se que esta pratica tem levado muitos até mesmo a óbito.O exagero, promove aumento das mamas, dos glóbulos vermelhos no sangue, o que pode predispor para o derrame, o infarto, lesões no figado, desde uma hepatite (inflamação) até o câncer, retenção de água e sais minerais, o que pode agravar a insuficiência cardíaca, além de acelerar o crescimento de tumores na próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário