No último dia da temporada de ano e férias, aqui uma prancha da loja maçônica "
Stella Maris "- Grande Loja da França, em Marselha Leste nesta comunhão indescritível de almas e mente ..."
O Mistério de egrégoras "... Um conselho de Georges irmão passou para o oriente eterno em 2009 ... Graças a ele por esse momento maravilhoso!
"Se nós não foram registrados em:, uma tradição oral, e elaboração de um texto que será publicado, eu ficaria feliz em destacar o alto e à direita, em letras pequenas, a seguinte frase introdutória: "Não se apresse a chamá-lo de idiota que parece loucura TE. Medite, pensar e fazer em seu favor, em seu próprio espaço de liberdade interior. Você nem levanta mesmo
E isso porque estamos falando de conceitos que tocam o mais profundo das sociedades humanas, conceitos relativos a ambos o que tem sido chamado de Magia, Alquimia das almas, o ocultismo, a funcionamento dos grupos humanos, psicologia e psicanálise. Conceitos que possam perturbar-nos, porque eles podem prejudicar um dos nosso orgulho ou nossas pretensões, que de uma suposta liberdade pessoal total e absoluta.
É claro que estamos em uma sociedade marcada com o selo do racionalismo. Para fazer com que o meu destaque, que apela ao nosso senso de ignorância antes de certos eventos, tenho um momento para imaginar as reações do homem Jesus, Carlos Magno ou François 1er, se eles - tinha falado Raios. X, a fissão do átomo, ou para andar na lua ..
Tem sido, por vezes, I'occasion observou que o homem pode fazer a si mesmo o artesão de` seu próprio infortúnio. Esse é o meu caso, tendo escolhido este tema, centrado em uma palavra que é familiar, e ainda não existe em francês. - Atualmente, apenas os 15 volumes Larousse menções, seguido por um artigo particularmente sucinta .abaixe as janelas Littré e Robert não. Daí a quase completa falta de documentação e referência sobre o assunto, uma palavra que nós, pedreiros, usar muitas vezes, sabe bem, ou pensamos que sabemos, mas não podemos deixar de ser abordado o seu significado profundo, ou o seu origens. É por isso que introduziu a palavra mistério no título da minha palestra.
Tente, no entanto, dar uma definição: a egrégora é um ser coletivo autônomo, composto por uma infinidade de influências que se unem em torno de um centro comum. Pode ser que, quando várias pessoas se reúnem em torno de uma ideia ou um princípio, dão à luz um ser coletivo inteligente, o que acabará por tornar-se independente, levando uma vida. Seria, então, a soma das energias psíquicas emitidos por cada um dos membros que participaram de seu surgimento ou sua multiplicação. Juntos, esses movimentos vibratórios poderia ter, por sua vez, sob o princípio da ação e reação, uma poderosa influência sobre os componentes do grupo, que pode ser muito diferente da psique de cada um. O total não é igual à soma dos componentes ... membros. .Abaixe as janelas
Uma egrégora é uma "forma-pensamento" ou "idéia principal" qualidade neutro, como uma concha vazia, quais as cores e enche as intenções do grupo, para melhor ou para pior. De acordo com a qualidade vibracional e propósito dos seus membros fundadores, a egrégora vincular-se às suas crenças limitantes, ou ao contrário, vai aumentar o seu potencial criativo e desatar-los de todas as influências externas, ampliando seu espaço de liberdade.
Vejamos um pouco sobre a origem desta palavra, é também muito misterioso. Seu significado original é bíblico, mas parece ser o resultado de uma série de erros de tradução. Eles aparecem na literatura apocalíptica hebraico, especialmente no Livro de Enoque, na vigia significado ou acordado, egregoroî grego, egregori Latina, daí o neologismo francês da egrégora. Na tradição hebraica primordial, os vigias, espécie de anjos são entidades diretos e intermediários indispensáveis entre Deus e os homens. Muito de seu trabalho foi a fertilização de mulheres, para manter vivo em humanos trama divina. Assim, a transmissão genética já era conhecida, e o sexo dos anjos sobre a conversa
Na verdade, o uso atual do termo, nós devemos isso a Stanislas de Gaita, que foi o primeiro a usá-lo em seu sentido oculto entidade, isto é, de ser escondido, sendo não-visível .abaixe as janelas
Deve-se ressaltar, ainda mais mistério, essa palavra é usada em francês. Em todos os outros idiomas, o conceito ocultista ou psicológica, quando existe, não carrega nenhum nome em particular. Finalmente, é na França, e só a França, o conceito ea palavra são introduzidos Maçonaria.
Vamos agora aos passos literários da palavra, através do pensamento de alguns autores.
E voltar por um momento para S: gaita de foles, `poeta e ocultista * o final do século 19, o que falamos em termos de síntese, o resultado de um grupo de vários indivíduos vivendo. Embora não seja um pedreiro, ele também mencionou a importância da seqüência de magia ou cadeia de união, em FM. Gaita pouco antes de sua morte prematura, transmite escrita para sua secretária, que não é outro senão o nosso amigo Oswald Wirth, deixando-a ele para continuar escrevendo. Isso é Wirth, que introduziu a palavra FM, seguido por Marius Lepage, retransmitida por Jules Boucher.
O que esses autores têm em comum é a sua concepção dessa noção de egrégora: Esta não é uma criação espiritual, mas uma forma de energia resultante do consumo de energia de frações de um mesmo sinal, a partir de indivíduos para uma comunidade humana. O conceito não é de toda a metafísica, como se vê, mas fisicamente, eu poderia dizer.
René Guénon, enquanto isso, falamos muito diferente em suas perspectivas sobre a Iniciação. Estas são as forças de ordem sutis, que disse que, constituído pelos esforços de todos os membros do passado e do presente.
Com a palavra "ex-membros", ele introduziu aqui uma nova dimensão ao conceito. Ele acrescenta que, quando se trata de um - uma comunidade tradicional forma autêntica e regular, que é o caso das comunidades religiosas ou espiritualistas que executam certos ritos de propriedade, um outro tipo de entidade coletiva pode formar. Pode haver mais de um elemento de intervenção verdadeiramente não-humano, uma influência espiritual exterior. Macaco falando de um tipo de egrégora espiritualizado. Ele diz que essa influência pode ser fixado em um meio físico, objeto ou lugar, por exemplo, e dão origem a eventos significativos, como a Bíblia diz sobre a Arca da Aliança, ou o Templo de Salomão. Segundo ele, os milagres de todas as religiões se resultar de tais realizações realizados anualmente lugares de peregrinação, esses objetos ou esses lugares atuando como um capacitor. Não há, segundo ele, a constituição do grupo de pares ao de um ser vivo, com um corpo que é a forma em questão, uma alma que é a força coletiva e mente é naturalmente que- a influência espiritual activo externamente por meio de outros dois.
Outro tipo de pesquisa examinou esse fenômeno. Eles são filósofos e sociólogos. Principalmente incluem Gustave Le Bon, Durckheim; e Gurvitch, todos observar e analisar esse fenômeno, termos muito semelhantes, mas, claro, sem considerar a sua possível extensão espiritual ou metafísico. Não por eles em diferentes níveis da vida social, que correspondem a diferentes formas de sociabilidade: a massa, da comunidade e da comunhão, a partir da camada mais externa à comunhão mais profunda que representam o grau máximo de fusão de consciências.
No mundo moderno, onde a psicologia social olha para a empresa, ela criou a palavra sinergia, o que qualifica o mesmo conceito, a união de vontades Na direcção de um propósito comum, mais ou menos poderosa sinergia com o grau de coesão os membros do grupo.
Finalmente, sobre este assunto, como não mencionar mais uma vez o inevitável Carl Gustav Jung? Com o seu trabalho sobre os símbolos, os mitos, o inconsciente, em psicologia profunda, que leva à noção de um inconsciente coletivo. Uma espécie de herança cultural dos nossos antepassados, uma espécie de resumo das experiências internas do ser humano.
Podemos muito bem explicar por que Guenon nos disse mais cedo a influência de ex-membros de um grupo sobre as características de sua própria egrégora.
Sobre a influência de ex-membros de uma egrégora, eu quis dizer que - daí esta egrégora, entidade psíquica autônoma pode sobreviver por algum tempo ou muito tempo, o desaparecimento do grupo humano que criou e apoiou .abaixe as janelas É como uma nuvem de idéias que antes de desligar e dissolver, iria viajar pelo mundo em busca de um novo grupo que o revivifierait como um enxame de abelhas em busca de uma nova casa ..abaixe as janelas
É por isso que alguns vêem a história ressurgir continuamente movimentos, que, embora desmontado, têm uma tendência natural para reestruturar, para reviver, se demônios antigos como o nazismo ou o movimento espírita Referindo-se, por exemplo, com a força psíquica formidável que nos deixou alguns sacerdotes do antigo Egito, que ainda fascina muitos de nós, até mesmo ao ponto de influenciar certos rituais e práticas.
Como se fosse unn fenómeno vibratório, pode-se imaginar que, quanto maior a vibração inicial: era intensa, a vida de uma egrégora é grande. Mas, como qualquer movimento vibratório, o movimento universal não existe no estado do conhecimento:., A menos que o recurso à divina, vem para a manutenção de forças. Não parece para mim, pessoalmente haver qualquer diferença fundamental em operação entre o fim da física e da ordem do psíquico. Além disso, ele é alimentado, mais a sua influência se estende. Em troca, a menos que seja alimentado e sua força enfraquece. Assim egrégoras nascem, crescem, então anémient e morrer, ou, pelo contrário, tornar-se mais forte e perpetuar, cruzando tempo.
Entendemos agora que estamos rodeados de egrégoras, muitas e variadas. Gostaria de ter cuidado para não querer um catálogo. Convido-vos, pelo contrário, para a - para descobrir em torno de você, usando seus olhos curiosos a este respeito sobre a espécie, já que nada do que é humano é estranho a nós. Convido-vos também de organizá-los em categorias de qualidade, como nós , já definido.
Aqueles debaixo da terra, os que dependem da comunidade e, finalmente, que as etapas de comunhão.
Mas é preciso distinguir , uma segunda classificação que se sobrepõe-lo. Três tipos adicionais parecem descrever
Egrégoras neutros, que têm pouca influência sobre a psique humana. Eles impulsionar ou para as profundezas da matéria, ou para as cimeiras da mente. Eles são bem visíveis, e exigem uma vigilância a ser identificado. Egrégoras nocivos e do mal, (obviamente um julgamento subjetivo da minha parte!), Ao contrário, de manipulação e de limitação. Na mente profundamente materialista, escondido debaixo de algumas máscaras, alienam, fechamento, reter e separado.
Eles se esforçam, conscientemente ou não, para se opor ao processo de evolução, como entendemos a nós mesmos, no sentido social, material e espiritual.
As egrégoras frutíferas ou benéfica, que tentam abrir a estados de consciência trans-pessoal, tentando ser operários ou trabalhadores podem ser pretensiosamente, mais ou menos qualificada ,, Enterprise-evolução, Pode ser utópico, é claro, nós entendemos.
Este é um divertido e bem sucedido safari egrégora que eu ofereço, por parte do público, o mais baixo da escala, para a família e os pares, equipes esportivas, clubes de apoiantes, regionalismo, nacionalismo, globalismo, seitas, o mundo do trabalho e sindicalismo, igrejas, partidos políticos, em suma, toda a paisagem geo-psico-política, a avaliar pelo crivo desse estranho e repito força associativa talentoso misterioso da memória e da vida independente.
Talvez seja o momento agora, à luz destes alguns pensamentos gerais, dedique alguns minutos para a nossa própria egrégora maçônica.
O Espírito da Maçonaria contemporânea Franc, que especulativa chamado, tinha uma longa história antes de ser reintegrado no início do século 18. Maçonaria atual nunca é deixar bem ciente de que a sub-egrégora, - muito mais velho, namoro pode ser - no início da consciência humana, e cuja recriação mecanismo, gostaria de re -incarnation, foi anteriormente descrito. A nuvem de idéias em sua própria personalidade tem encontrado, no início do século 18, um grupo humano para acolher novamente. Volte no tempo ,, as Corporações operatórias, construtores de catedrais, Salomão, Hiram, fundamentos bíblicos, egípcios, e tudo o que tinham sustentado -fondamentale antes, sem o que realmente sabe. Talvez a ideia-chave - é a busca da beleza, o plástico extra e arte extra, muito mais amplamente entendida no sentido de ritualística prazo - como esta réplica frase "o que enfeita de beleza". Parece-me que estamos a emanação de uma egrégora original, que sabemos muito pouco, mas - a provável existência - nós invadimos.
Na classificação propus, eu tenho a fraqueza, o orgulho e fingem acreditar que viemos para fora do domínio da classe Comunhão. Comunhão na sua raiz latina significa "comunidade dos fiéis." Mas fiel ao que? Vamos ver ... mas é claro! ... Para o primeiro artigo da nossa Constituição, que, a mão sem luva e perguntou, todos nós subscrito e jurado aqui!
O que oferecemos? Vou evitar a repetição de leitura! Nada que não é coerente com os princípios da evolução perfeita: a liberdade de paz, de amor a fraternidade, a sabedoria força, liberdade de consciência, respeito e tolerância.
É por isso que eu assumir o risco que armazenamos nos egrégoras férteis.
Mas esta é uma egrégora - obediential, a da Grande Loja da França, inteiramente dedicado ao Antigo e Aceito Rito Escocês. Outros ritos e denominações certamente sobre este assunto, os mesmos valores e o mesmo poder associativo imemoriais.
A Grande Loja da França é uma federação de lodges, então vá para os seus membros, e sua unidade básica, ou seja, o Lodge, onde esta noite o prazer de falar um momento .. Que muitos um grupo de modelo, fundido com o tanto na obediência e na egrégora maçônica em geral. Como uma espécie de família onde tudo se faz sentir mais intensamente sobre o material de três planos, intelectual e espiritual, por razões de percepção mais fácil, na vizinhança, como a palavra de ordem.
Mas também por outra razão. O Lodge é o único detentor do poder espiritual, que pode parecer, portanto, a partir de sua própria egrégora, aquele que nós concordamos em primeiro lugar. Realmente importante em si, o Lodge, e não o Venerável Mestre, não o inspector, e não o Conselho Federal, nem mesmo o grande mestre ele mesmo, não pode substituí-lo. Somente o Lodge, entidade espiritual e, portanto, a sua própria egrégora, tem o poder de transmitir luz. É por isso que eu estou acostumado a descrevê-lo como um corpo espiritual.
É também este lugar único que nos confronta no nosso cimento, ou seja, o ritual, lembrança permanente do nosso compromisso com os princípios e principal motor da sustentabilidade desta egrégora.
Cada loja tem sua própria egrégora, uma base comum para todos, e personalização. Vimo-lo há poucos dias, reunindo nossos três caixas filhas, fruto da nossa spin-off ..
E são essas variações sobre o mesmo tema, desde que não prejudique a egrégora maçônica global e cultivar alguma diversidade, um grau de originalidade inovadora, mesmo que às vezes procuram um modesto tolerância.
Eu gosto da forma variação na música, eu também gosto de alvenaria! Na toga e funcionamento psico-espiritual, uma última pergunta, apenas me, lendo uma tradução em Inglês dos textos apócrifos dos Pergaminhos do Mar Morto.
Justamente, Jesus descreve o ternário da personalidade humana sob a forma de uma imagem. Ele compara o corpo humano a uma carruagem, com o coração a um cavalo, o motorista é a sua mente. Mas o roteiro é o cuidado de designar quem é esse Espírito. O tempo não é o que à noite para falar sobre o lugar da tolerância e da liberdade que representa o Antigo e Aceito Rito Escocês, mas nós dizemos que nós, que é o Grande Arquiteto do Universo. Estamos orgulhosos dos nossos princípios de liberdade individual, nós. muito orgulho em nossas estruturas democráticas rigorosas, impedindo a ocorrência de um guru potentado. Eu sorri com a idéia: "E se a egrégora, Product todos vocês e, assim, tornar-se entidade psíquica independente, e se isso era o que guru egrégora temido? Um chapéu-coco, seria verificar o tanque estávamos conversando, e minha fé, eu seria, então me deixou, por tantos anos, e deixe-me ser feliz ainda dirigir algum tempo sem a sensação de ter perdido OU a direção da rota, nem a minha liberdade pessoal.
Estou consciente de ter falado demais: uma palavra que não existe, e pode ser passado para um doux- sonhador.
Mas extensão utópico, relendo o primeiro considerando da declaração des-. Direitos Humanos de 1948, vejo esta frase: "Considerando que o respeito pela dignidade de todos os membros da família humana, etc ..." é mais conhecida ... Esta é a primeira vez que aparece em um texto oficial a noção de entidade familiar humano.
Após ter citado a família como um exemplo de egrégora possível, podemos pensar, desejo e sonho, uma atualização de compensar uma globalização egrégora e universal, sem ofensa para alguns novos José Bové do Espírito, uma egrégora frutuosas communiel e, de acordo com as classificações que propus para você, e para o deleite de todos, a ponto Omega Teilhard de Chardin, que você sabe que me é tão caro.
Mas, em seguida, a Maçonaria tem cumprido a sua parte da tarefa global finalmente concluída e não terá razão de ser!
Dada a minha expectativa de vida, eu acho que, infelizmente, e, felizmente, também se encontrar com você por um longo tempo, até o final do meu caminho. Você nem levanta mesmo