Bom dia Senhores : CORAGEM , é esta a palavra de ordem. Toda classe política, e a sociedade como um todo, sabe perfeitamente o que é uma FAVELA . Mudaram o nome para que se tenha um impacto menor.
Nos grandes centros , em todas as capitais do Estado Brasileiro, vamos encontrar diversas. E porque ? Primeiramente é porque os cidadãos de bem precisam estar próximos dos grandes centro, pois é nestes que vão encontrar o que necessitam para viver, como: TRABALHO, cuidado com a saúde, e.....MORADIA .
O ESTADO , sem condições de atender a todos , com moradias dignas, acabam permitindo que as comunidades/ favelas, sejam construídas. Os lideres que iniciam a invasão, são devidamente orientados de como proceder. Todos sabem da lentidão da justiça e mesmo tendo o espaço, proprietário , a invasão acontece , as moradias são construídas e se inicia o conviver de um pessoal em vulnerabilidade. Face as circunstâncias, a falta de muitas coisas, que o Estado, não consegue oferecer, é sabido por todos que o crime organizado, acaba liderando a todos. Em razão das circunstâncias de vida que levam, os jovens, são aliciados. Viver em uma comunidade é complicado. É tudo muito complexo, pois que ali está , aprende a viver no espaço, mas sabe que deverá atender as "ordens" dos que lideram este espaço. Não é tão somente PARAISÓPOLIS , e em todas elas , os problemas não são resolvidos pelo Estado, mas ...pela liderança destas comunidades.
Hoje, já temos em grande parte delas, muitos benefícios. O Estado com a ajuda da iniciativa privada tem instalado equipamentos que servem a todo este pessoal , que em sua grande maioria é pessoa do bem, mas que tem que aprender a viver no espaço.
Como garantir que "sequestro" de uma médica , não aconteça ? Infelizmente o Estado , não tem condição para resolver esta problemática. Em todos os seguimentos da sociedade e mesmo nos envolvidos com o crime , nem sempre , existe o devido respeito à certos princípios, como o de respeitar a área, e com isto existir a permissão para que se possa instalar o necessário, como escolas, comércio, postos de saúde e tudo mais .
A POLICIA , com certeza absoluta, nunca vai ser bem vinda . Os moradores , seguem as instruções dos lideres, até mesmo para que se promova manifestações . Não quero aqui julgar , o que aconteceu. Tudo nos mostra que houve algo equivocado , mas é preciso que se avalie a situação. Não tem como um grupo pequeno de agentes promover qualquer tipo de ação, onde milhares participam do evento. As moradias , são construídas umas junto as outras. Não tem o devido espaço, até mesmo para a entrada de algumas viaturas como ambulância, corpo de bombeiros e mesmo da policia. Entregas de produtos , nem sempre são entregues , pois para tanto é necessário "autorização" .
O BAILE , dizem ser a diversão, dos jovens, mas quem ali vai , não são os jovens da comunidade. Vem gente de todo lugar. E o que acontece nestes eventos ? Todo muito já sabe e poderá ser constatado , hoje ,temos novas tecnologias para monitorarmos as ações e com isto, ter-se tempo e fatos que consigam programar uma ação programada, estudada de maneira a evitar-se fatos lamentáveis como o que aconteceu com a morte de tantos jovens. É PRECISO QUE SE AVALIE SE O BAILE , QUE TEM PROMOVIDO O USO DE ÁLCOOL, DROGAS, e praticas outras equivocadas, são realmente LAZER . O que a mídia nos tem mostrado, não nos convence de que estes bailes , são benéficos , promovem efetivamente LAZER. É grande o número de menores, envolvidos a tudo que ali está exposto. Até a pratica de sexo existe.
A SOCIEDADE COMO UM TODO , deve discutir esta problemática e ajudar o Estado a encaminhar soluções.
Que possamos ter em 2020 , melhores dias , principalmente para todos os que vivem nas comunidades, em situação de vulnerabilidade .'. Abraços. FELIZ NATAL a todos .'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário