MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







segunda-feira, 18 de junho de 2012

Temperance.......serenidade,equilibrio .....

Temperance ...


A primeira coisa a entender é que a temperança, a justiça, prudência e força, faça as virtudes morais, que devem o nome ao norte são moralmente adequado para o homem que busca a sabedoria. Portanto, essas virtudes são também chamados, as virtudes cardeais, porque marcam um caminho a seguir arquetípica.

Em particular, a temperança é de suma importância, como é o homem que mantém o equilíbrio na sua luta contra as paixões e desejos. É através do homem temperança concentra-se e deriva para a parte inferior das paixões. Por temperança o homem adquire um tom certo em suas ações diárias e mantém a vibração condizente com a do universo, harmonizando bem com isso.

" sophrosyne ", como lemos em grego ou em latim" temperantia luxurioso "apetite controles e consiste essencialmente em moderar os prazeres sensoriais em obediência às exigências da razão direito, como Platão explica em" A República "e Aristóteles em sua " Ética a Nicômaco ". St. Thomas escreve na " Summa Theologica ": Temperança significa moderação, que é principalmente para regular as paixões que tendem a mercadorias sensíveis, indiretamente regulando as dores e sofrimentos que resultam da ausência desses prazeres. A pessoa temperante, é, portanto, que procura resistir à atração das paixões e prazeres, especialmente sensuais, quando se tornam excessivas.

O aço macio, é nada mais do que um processo em que, acrescenta materiais com características específicas que aumentam a sua dureza de ferro e aumentar a sua flexibilidade de modo que o material resultante na liga tem as características desejáveis ​​para vai usar mais tarde. Da mesma forma, a temperança no homem é construído a partir da mesma perspectiva. Assim, a temperança não é sinônimo de repressão, mas sim a incorporação de ser, de características desejáveis ​​que ajudam na construção de seu templo moral.

Temperança tem sua origem na palavra " temperança ", de modo que não tem nada a ver com a palavra templo, mas sim, com a temperatura, sendo esta de tal forma que é algo que é temperada em um meio entre quente e frio, conseguindo assim um ponto de equilíbrio que melhor explora as características de cada um dos componentes que o compõem, manter a coesão entre eles, resultando em uma posição forte e seguro, sendo de modo que a temperança é desejável no homem.

Temperança no homem que busca o conhecimento é necessário, ele limita sua impulsiva e coloca-lo para agir sempre como uma conseqüência do pensamento e da acção decisiva nesse sentido. Comumente cometem o erro de pensar que um homem com espírito pouco é um homem de pouco valor e, portanto, relacionar a falta de extinção, pelo menos, covardia ou falta de valor. No entanto, o estranho homem de ação e não suficientemente pensada, é também um homem sem têmpera. Então isso não desencadear quando ele deve ou corridas e covardes, não é o único templo que está faltando, também não têm resistência para aquele que toma uma ação corajosa é desproporcionada e sem considerar as conseqüências de suas ações, de modo que o temperamento e temperança tem muito a ver com a mediação da mente para controlar as paixões e desejos. O homem temperante é aquele cuja mente é capaz de dominar o músculo e controlar suas ações, para operar em uma, proporcional e coerente com o desejo ea paixão, sem ser excessivo, que são os motivadores mais comuns.


A relevância da temperança que esta virtude se torna focada e, portanto, coloca os pensamentos de imparcialidade virtuoso, o que o homem de espírito também tende a ser justo e sábio como suas ações são sempre proporcional e adequada à circunstância, e isso conseqüentemente leva a força moral, o homem que o possui. Assim, temperança é uma virtude, que como os outros, não age sozinho, mas, pelo contrário, incentiva e promove a prática das outras três virtudes cardeais. Não admira que o homem comum, instintivamente, sugere a calma antes da circunstância adversa, dá a oportunidade de avaliar para tomar a decisão mais conveniente, portanto, calma constitui o primeiro passo para a temperança.

Do acima exposto, surge a pergunta O que precisa se acalmar? ea resposta parece claro para nós, quando nós olhamos como diferentes culturas, diferentes métodos tentar acalmar o espírito, através da meditação, entre outros exercícios, como a sede de conhecimento como o principal inimigo de calma é precisamente a ansiedade e dúvida. Quem está ansioso para alcançar a meta não pode ser calmo, como ele certamente não tem nenhuma chance de ser calma, sua mente está em constante questão sem resposta.

O homem comum que quer atingir o estado virtuoso, tem de uma forma que a moderação ainda ajuda você a praticar as virtudes cardeais e outros o caminho é conseguir a temperança, não é outro senão a prática de calma, educar-se completamente e combater a ansiedade, a duvidar de sua ter ido, e pode ser colocado de forma segura no balanço, concentrando as suas atividades diárias.

Uma ferramenta essencial para a calma e moderação, é o silêncio, por isso, quase todas as ordens iniciáticas, a pedido ou exigir que seus aprendizes, como o estado de silêncio impede a vibração da voz perturba ou provoca interferências com o sentido da audição, que é importante quando você quer receber a transmissão flui do professor para o aluno. O homem comum tem em seus cinco sentidos, as fontes de que o contato com o mundo, e é por isso que a conciliação é equivalente a organizar para a coleção. Assim, com sua voz e da fala, parece que é uma expressão de agitação interna, como ela sempre segue a idéia, que tem sido na mente e, portanto, o ruído que ela produz é apenas um espelho ruído interior a ser produzido em si mesmo equivale a apaziguar fechar a porta e, assim, impede a expressão de idéias para o mundo de dentro para fora imaturo.

Certamente o leitor sentidos e, em geral, para apaziguar os sentidos promove a calma e, assim, o exercício da temperança, já que, como com a fala, os sentidos são uma manifestação de nossas paixões e desejos interiores, de modo práticas de controle dos mesmos, é essencial para a têmpera amadurece em ser. Por analogia, olhar para as águas de um mar interior, são clamadas e tranquilos, banhar-se nelas é um ambiente descontraído e confortável, enquanto as praias de frente para o mar aberto, com ondas fortes e ressacas que tornam a experiência de banhar-se em eles, mas uma aventura quase incerto e um risco, uma experiência tranquila. Se o nosso ser é calmo e relaxado conteúdo não, a incerteza assaltos, enquanto que se essa tranqüilidade turbulento e muito animado, cheio de dúvidas e encontra, suas ações são sempre o produto de dúvida e pensativo em vez de ações e produtos reflexão será mais como uma reação ou impulso, sem rédea, que irá medir o seu impacto depois e não antes.

A representação simbólica da temperança mais comum e disseminada é uma menina ou um anjo andrógino no ato de passagem de água de um recipiente para outro, embora também haja representações em que a mulher ou anjo segurando uma ampulheta. Também parece representar a água para receber os recipientes como um recipiente de vinho, que é uma alegoria clara de mitigação ou diminuição do que é muito interessante para representar a necessidade de dominar certos instintos que, por virtude da equilíbrio.

De particular interesse é a representação iconográfica que aparece no Tarot de Alessandro Sforza. Uma mulher nua sentada na parte de trás de um cervo, virando as costas para a cabeça do animal. Com a mão direita jogando água de um copo, largando o líquido em seu sexo, que cobre a mão esquerda. O copo não é muito clara, tendo sido impressa com soco, juntamente com outros elementos decorativos. Esta é a representação de uma fábula sobre os deuses antigos, utilizados como instrução moral, de acordo com a prática típica do tempo.

Nos tempos medievais, o papel dos " velhos deuses "foi dirigido ao invés de representar uma filosofia moral, como indicado pelos estudos de Jean Seznec em sua" sobrevivência dos antigos deuses "eo trabalho do século XI, com o nome de " Philosophia moralis ", por Ildeberto de Lavardin, Bispo de Tours, onde você pode ver numerosos exemplos extraídos da interpretação alegórica dos poetas pagãos e da Bíblia. Essa mitologia também tendem a fundir-se com a teologia. A partir do século XII, as alegorias assumem o papel de veículo universal para todas as manifestações religiosas. Assim, Alexander Neckham liga-se aos deuses do paganismo com as virtudes que levam a Santo Agostinho como a revelação cristã. Isso mostra que o pagão politeísmo arcano ensinamentos esconde-se inacessível ao vulgar.

Como entender Christian Temperance tem a tarefa de domar principalmente sensualidade, prazeres carnais, e, portanto, entre as virtudes relacionadas a ela é a castidade. O mito da deusa Diana relacionado com a caça, que anualmente renovada a sua virgindade banhando-se nas fontes sagradas. A Deusa raiva transforma Acteon num veado porque este está assistindo e desejos. O veado, por sua vez é um animal directamente relacionado com o mito de Diana, para isso, sendo a deusa da caça, é chamado de " elafébolos "ou jogando flechas para o cervo, além disso, este animal é considerado, o animal símbolo da mansidão. No bestiário da Toscana ", della natura degli animali livro , "um tratado medieval moralizante é contado como o veado poderia matar e depois comer cobras, liberando o veneno ingerido pela ingestão de água pura.

No mito, Diana é uma deusa sempre virgem: seu ritual constante é o gesto de alcançar e despejar água, um elemento de regeneração e purificação. Diana encontra sua purificação ritual não é para amortecer o ardor possível (uma vez que a deusa virgem sempre), mas porque jogar água em sua " água "(sexo, como um recipiente conectado ao líquido) contatos as energias dos dois água, renovando a sua pureza virginal. Isso pressupõe uma Diana moral quando Actéon substitui símbolo da tentação, e torna-se dócil e manso eo homem devem apresentar os seus próprios instintos, mantendo-se casto e recebendo a água redentora da temperança.

Outra representação da temperança, encontrar uma mulher segurando uma ampulheta, onde parte da areia está ainda na lâmpada acima do relógio e outro na parte inferior do bulbo, em referência ao tempo, é uma fator no desenvolvimento da temperança no homem, portanto, uma indicação de que a mudança é constante no trabalho de encontrar esta virtude cardeal.

Encontramo-lo representado como um anjo alado, andrógino no tarô, o que torna o trabalho de passagem de água de um jarro para outro. Nesta representação, como em todas as representações arquetípicas do tarot, encontrar uma imagem cheia de simbolismo, que é importante, postura corporal, bem como o ambiente que o rodeia, o vestido e os símbolos que adornam a imagem. A totalidade da carta é uma mensagem que o espectador deve tentar interpretar.

Temperança, então, é se adaptar às circunstâncias, é a fluir, em certa medida com o universo. Quando chegamos nesta vida fazemos áspero. Temperança é o caminho da pureza, o processo permanente de compreender e melhorar, até que foram polidas. A água é um elemento de purificação, a água é um símbolo cosmogônico de pureza, a limpeza, os rituais de purificação usados ​​em quase qualquer cultura, e é uma das ferramentas mais antigos rituais usados ​​pelo homem, além de ser um dos elementos principais que formam o mundo.

Nicholas Quiles
M:. M:. P:. M:.
A:. Bro A.:. A:. C:. L:. G:. L:. A:. B:. V:. (2011-2013)

Masoneria y Simbolismo: La Templanza…

Masoneria y Simbolismo: La Templanza…: Lo primero que debemos entender es que la templanza, junto a la justicia, la prudencia y la fortaleza, conforman las virtudes morales, ...

Nos permitimos publicar este artigo, no sentido de que todos nós possamos ao ler, refetirmos sobre o publicado e chegarmos próximo de um mehor entendimento. Que o Grande Arquiteto do Universo, lhes permita ,com serenidade , entender e seguir no caminho do aprendizado. Paz Profunda.'.

domingo, 17 de junho de 2012

Memoria Masónica: Logia Toulouse: Una jornada para recordar los días...

Memoria Masónica: Logia Toulouse: Una jornada para recordar los días...: La Logia Toulouse, ubicada en la conocida ciudad del sur de Francia, organiza mañana día 12 una visita a lo que fue el Campo de Concentra...

MAÇONARIA UNIVERSAL - está presente em todo o mundo, respeitada, amada, pois os propositos inseridos em suas atividades nos orgulham.

quinta-feira, 14 de junho de 2012


NELSON GONÇALVES .’.frc – Bacharel em Serviço Social – CRESS 28.629 –SP- Fone :11=76824444


WWW.ORIENTACAODIREITOSSOCIAIS.BLOGSPOT.COM – Av. Sgto. Geraldo Sant’ana ,1100 fone:11-55236387

                                                                               NOSSO PARECER PESSOAL

Prezados Amigos: Nos permitimos através da rede social, o nosso pensamento. Pedimos antecipadamente desculpas por equívocos ou polemicas que podem ser geradas, mas o nosso propósito é o de tentar mostrar uma realidade que nem sempre é vista e com transparência.

MAÇONARIA :- Não é um clube do bolinha , onde os associados, vamos dizer assim se reúnem para um grande bate papo e no final desfrutam de um chamado ágape , com pizzas, cervejas e tudo mais.

Ser iniciado e estar na Maçonaria, é muito mais do que isto , mas muito mais. Mais do que sabermos sinais, palavras e toques de identificação. Da mesma forma que usar um anel, ou outro ornamento simbolizando a Irmandade.

Precisamos ter atitudes e sérias no sentido de mostrarmos a sociedade como um todo de que este grupo milenar tem propósitos, e que esta comprometido com a formação moral, ética de cada um de seus irmãos, pois sem este comprometimento nada será feito em prol da sociedade.

Temos que agirmos com a verdade, embora mantermos o proceder milenar é certo. No entanto temos que esclarecer de que não há nada de “SECRETO” , da forma como o cidadão comum, ouve, e fala em suas conversas do dia dia. Temos que mostrar à sociedade de que não pacto com diabo, a não ser que este diabo que tanta gente fala, seja pessoa do bem e que esteja em harmonia com os nossos ideais e procedimentos. Que não há nenhum BODE, ou outro assemelhado. Temos que levar a sociedade a explicação de que os nossos chamados segredos, são os estudos que toda escola iniciativa faz .Que existe sim toda uma simbologia a ser entendida e que esta existe muito antes de Cristo. Que estudamos todo uma filosofia de vida, estudamos o escrito no antigo e novo testamento, mas tudo com o objetivo maior de chegarmos próximos de entendermos o sentido da vida.

Que na MAÇONARIA , alguns ficam RICOS. Ficam. Mas não pelo fato de estarem MAÇONS. Todo aprendizado que  o irmão obteve ao longo do tempo, se lhe promoveu melhoras em sua pessoa e ele passou a ter novos costumes e hábitos. Se ele passou a ter novas atitudes , se ele foi perseverante, lutou, se sacrificou, fez boas amizades que podem tê-lo ajudado , a prosperar, sim ai ele conseguiu por seus méritos crescer como pessoa, crescer espiritualmente e ficou rico ou melhor, conquistou alguns metais. Mas isto, ele o faria e fará estando na Igreja Católica, Evangélica, na Pró Vida, na Eubiose, na Rosa Cruz, no Candomblé e daí por diante.

QUERER É PODER ? Esta frase diz algo relativo. Não é tão simples como se imagina pois se querer é poder, basta que todos comecem a pedir. Mas pedir apenas , nada acontece. É preciso que tenhamos atitudes no sentido de vencermos os nossos obstáculos, vencermos as sombras que muitas das vezes nos incomodam .

Na vida a luta é uma constante , da mesma forma que o aprendizado. Não tem como pararmos e ficarmos olhando para o céu, aguardando que algo caia em nosso beneficio. Você tem que acreditar em você, no seu Deus e procurar os caminhos para que você atinja seus objetivos . Não basta ficar com um livro sagrado debaixo do braço e pedindo, meu DEUS , eu preciso disto. Não .Você precisa fazer a sua parte.

MAÇONARIA, não é RELIGIÃO , e uma das coisas que mais promove resistência quanto à irmãs, acredito que seja justamente isto. Não podemos agir como religião, apenas porque estudamos o livro sagrado e outras filosofias. É por isto que na Maçonaria, temos irmãos, católicos, evangélicos, espíritas, candomblecistas,protestantes, mulçumanos etc. Todos tem o devido respeito e se você tiver a oportunidade verá que nas Lojas , sempre haverá um ou mais livros sagrados, justamente por isto.

O assunto é grande, as polêmicas também, mas devemos continuar com a nossa luta , na senda, com nossos estudos e gradativamente aprendendo poderemos nos modificar e promovermos mudanças na sociedade, caminhando para que de fato exista a LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE e possamos de fato sermos LIVRES E DE BONS COSTUMES. Somos legalistas, por isto devemos respeitar a legislação vigente, somos ou devemos ser éticos, sem discriminação e preconceito e trabalharmos para a UNIÃO IRRESTRITA principalmente de todos os Irmãos e quem sabe de todo cidadão do mundo.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

ASSISTAM AOS VIDEOS INSERIDOS e reflitam


http://youtu.be/DhEdVkzZ0Ao - Lagrimas de um maçom



http://youtu.be/fKQb3BH43hE  -O trabalho do Maçom



http://youtu.be/-hoTezenh48   Quem é a Maçonaria

http://youtu.be/7zDs1GfYj5w  - Iniciação Maçônica Rito Escocês 1

http://youtu.be/LMyLl-NG3wg - Iniciação Maçônica Rito Escocês 2

http://youtu.be/mBwD3InOFrQ -  Desvendando o símbolo perdido 1

http://youtu.be/vcKkwl0h7l0  -  Desvendando o símbolo perdido 2

http://youtu.be/9nbIYEvnDZs  - O amigo distante

http://youtu.be/_KfR7F5DXus  - recado aos Maçons

http://youtu.be/Fr9iF4xScp8  - hinos e símbolos

http://youtu.be/T0eOUX-xEgg  Estranha Mulher – Maçonaria

http://youtu.be/-Ulx-zfGIcE  - M.’. – Portugal


http://youtu.be/IQGeXG3prAo  Origens da Maçonaria

http://youtu.be/gpeYl2Ob44c   V I T R I O L

http://youtu.be/bWeVLDVTYoY  Acácia Amarela Luiz Gonzaga

http://youtu.be/8bQ6oOhoyuE  - Vídeo com parecer pessoal (Nelson)

http://youtu.be/vnGrjinOwuk  vídeo motivacional

http://youtu.be/PNdjw3nEEm4  - O grande amigo

http://youtu.be/lO3DL0CjhlU  -Religiosidade

http://youtu.be/OLNf3EFPSPE  - Epitáfio - Titãs

videos COM GRANDES MENSAGENS- PP.'.


http://youtu.be/DhEdVkzZ0Ao - Lagrimas de um maçom



http://youtu.be/fKQb3BH43hE  -O trabalho do Maçom



http://youtu.be/-hoTezenh48   Quem é a Maçonaria

http://youtu.be/7zDs1GfYj5w  - Iniciação Maçônica Rito Escocês 1

http://youtu.be/LMyLl-NG3wg - Iniciação Maçônica Rito Escocês 2

http://youtu.be/mBwD3InOFrQ -  Desvendando o símbolo perdido 1

http://youtu.be/vcKkwl0h7l0  -  Desvendando o símbolo perdido 2

http://youtu.be/9nbIYEvnDZs  - O amigo distante

http://youtu.be/_KfR7F5DXus  - recado aos Maçons

http://youtu.be/Fr9iF4xScp8  - hinos e símbolos

http://youtu.be/T0eOUX-xEgg  Estranha Mulher – Maçonaria

http://youtu.be/-Ulx-zfGIcE  - M.’. – Portugal


http://youtu.be/IQGeXG3prAo  Origens da Maçonaria

http://youtu.be/gpeYl2Ob44c   V I T R I O L

http://youtu.be/bWeVLDVTYoY  Acácia Amarela Luiz Gonzaga

http://youtu.be/8bQ6oOhoyuE  - Vídeo com parecer pessoal (Nelson)

http://youtu.be/vnGrjinOwuk  vídeo motivacional

http://youtu.be/PNdjw3nEEm4  - O grande amigo

http://youtu.be/lO3DL0CjhlU  -Religiosidade

http://youtu.be/OLNf3EFPSPE  - Epitáfio - Titãs

domingo, 10 de junho de 2012

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE GOV SP

PREZADO AMIGO E IRMÃO. QUEREMOS LEMBRAR QUE ALEM DAS CAMPANHAS DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO GOVERNO DO ESTADO DE SAO PAULO, A SECRETARIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DA CIDADE ,TAMBEM NECESSITA DE AJUDA JUNTO AOS ABRIGOS E PROJETOS SOCIAIS EM PROL DO CIDADÃO EM VULNERABILIDADE SOCIAL. FAÇA A SUA PARTE. LIBERDADE,IGUALDADE,FRATERNIDADE.

ORIGEMS DO MUNDO E OS ORISAS

FILME - O VELHO TESTAMENTO

A LEI DA ATRAÇÃO - para sua reflexão e prática

ME PERMITAM SUGERIR QUE A REFLEXÃO DAS SUGESTÕES AQUI APRESENTADAS SEJAM SEGUIDAS DE ATITUDES . NÃO BASTA APENAS VOCE QUERER . QUERER APENAS NAO É PODER , POIS SE ASSIM FOSSE ERA SOMENTE PEDIR. ACREDITAR EM VOCE, EM SUAS POSSIBILIDADES E O INICIO . A COMPLEMENTAÇAO SERA AS ATITUDES QUE VOCE DEVERÁ TER PARA QUE A LEI DA ATRAÇÃO REALMENTE FUNCIONE E VOCE CONQUISTE A CRISTALIZAÇÃO DE SEUS SONHOS.

SAO JOAO - padroeiro da maçonaria

TEXTO DO UNIVERSO MAÇÔNICO-reflita


De UNIVERSO MAÇÕNICO , nos permitimos publicar em nosso blog para que faça parte de nosso aprendizado .





As antimaçonarias são movimentos formados por fundamentalistas religiosos, políticos radicais e ex-maçons voltados para a crítica à Maçonaria. Sendo a Ordem Maçônica estruturada numa filosofia libertária, não condenamos a priori essas críticas. Entendemos que todo homem e toda associação (desde que se mantenham nos limites da lei) têm o direito ao livre pensamento. Todavia, analisando os fatos que deram origem à crítica sistemática, o estudioso acaba encontrando aspectos curiosos e relevantes dessa intolerância. Daí, prefiro colocar o termo antimaçonaria em itálico – e possíveis aspas! – uma vez que não existe bom-senso nem contraditório no radicalismo e na intolerância.

O primeiro ensaio para a criação de uma antimaçonaria foi perpetrado pelo escritor e jornalista francês Marie Joseph Gabriel Antoine Jogand Pagès, mais conhecido pelo nickname Léo Taxil. Esse Taxil tornou-se conhecido na Europa entre 1870 e início do século XX por ter enganado as hierarquias eclesiásticas com falsas publicações (ditas “confissões”) sobre os maçons. A principal dessas “confissões” consistia no relato das desventuras de uma suposta Diana Vaughan perante uma imaginária “seita maçônica”. O livro de Taxil causou grande repercussão entre o clero católico e, apesar das sábias considerações e advertências do bispo de Charleston, denunciando as falcatruas e invencionices de Taxil, o Papa Leão XIII recebeu o falsário em audiência e acabou acreditando nele… Só mais tarde descobriu-se que Marie Joseph Gabriel Antoine Jogand Pagès – aliás Léo Taxil, aliás Paul de Régis, aliás Adolphe Ricoux, aliás Samuel Paul, aliás Rosen, aliás Dr. Bataille… – era o esperto e oportunista, diretor do jornaleco “La Marotte” proibido na França por violar a moral e, por causa disso, Léo Taxil fora sentenciado a oito anos de prisão. Era o mesmo Adolphe Ricoux que publicava livros anti-católicos pintando a hierarquia eclesiástica como hedonista e sádica. Esse homenzinho de nome grande e de vários nomes confessara muito mais em 1885: com carinha de anjo, dizia-se convertido ao catolicismo para ser solenemente recebido no seio da Igreja. Era o mesmo nanico moral Gabriel Antoine Jogand que, neste mesmo ano, ludibriara uma Loja Maçônica a aceitá-lo como Aprendiz – grau do qual ele nunca progrediu – e onde tentou utilizar a boa-fé dos irmãos Maçons para conseguir dinheiro e promover uma imprensa anticlerical. Um homem de mil caras esse Taxil. No ano seguinte Taxil achou por bem tornar-se o autor oficial da antimaçonaria promovendo a venda indiscriminada de novos livros e jornais sobre o assunto. Tomava dinheiro de uns para escrever e publicar contra outros. Taxil foi o mestre da cizânia. Aproveitou as alucinações de Eliphas Lévi (aliás abade Alphonse Louis Constant) e endereçou novas “acusações” contra a Ordem que inadvertidamente o iniciara. Despejou entre os franceses o café requentado da época dos Templários: os maçons seriam satanistas e adoradores de um ídolo com cabeça de bode chamado Baphomet. Essa reinvenção do absurdo ficou conhecida como “Jogo de Taxil” ressuscitando a malfadada figura do bode como ícone (maldito) da Maçonaria. Entre 1886 e 1887, doente e com medo da morte, constantemente assombrado pelo diabo que ele mesmo criara – trêmulo diante da perspectiva do Juízo Onipotente – Taxil acabou por confessar suas fraudes. O nanico estava cansado de ludibriar as pessoas. Mas era tarde demais, o mal estava feito: a calúnia é semelhante à história daquele homem que subiu no alto de uma torre e espalhou um saco de penas sobre a cidade – impossível recolher todas… impossível recompor…

No século XX as bases das antimaçonarias assentaram-se em três elementos: as fantasias de Léo Taxil, o fanatismo religioso e os movimentos políticos totalitaristas: o salazarismo, o fascismo, o nazismo e o stalinismo. Quanto ao comunismo, o Quarto Congresso da III Internacional (novembro de 1922) estabeleceu “a incompatibilidade entre a Maçonaria e o Socialismo” tido como evidente na maioria dos partidos da anterior II Internacional. A Maçonaria foi considerada como “organização do radicalismo burguês destinada a semear ilusões e a prestar seu apoio ao capital organizado em forma de Estado”. Em 1914 o Partido Socialista Italiano expulsou os maçons de suas fileiras e o Quarto Congresso recomendou ao Comitê Central do Partido Comunista francês a tarefa de liquidar, antes de 1º de janeiro de 1923, todos os vínculos do partido com alguns de seus membros e de seus grupos com a Maçonaria. Todo aquele que antes de 1º de janeiro de 1923 não declarasse abertamente e a público, através da imprensa do partido, sua ruptura total com a Maçonaria ficaria automaticamente excluído do Partido e sem direito a reafiliar-se no futuro. Felizmente esse tipo de oposição foi revisto na segunda metade do século XX: a Maçonaria tem hoje mais de 300 Lojas em Cuba (Gran Logia de Cuba fundada antes da revolução – em 1859 – e mantida por Fidel Castro). Além disso, desde 1995 a Grande Loja da Rússia prossegue em seus trabalhos com Lojas sediadas em Moscou, St. Petersburg, Voronezh, Vladivostok, Yaroslavl, Kaliningrad, Novosibirski, Beliy Ritzar, Voronezh, Stavropal, etc… (fonte: List Of Lodges, Pantagraphprinting).

Em 1945 o nazismo impedira o funcionamento das Lojas Maçônicas na Alemanha. Nos países ocupados as Lojas foram queimadas e todos seus arquivos confiscados e queimados. O prejuízo para a história da Ordem foi incalculável. Os líderes da Maçonaria alemã foram sumariamente assassinados sob o pretexto de que a maçonaria mantinha ligações “ilícitas” com o judaísmo internacional. Outros foram mandados para campos de concentração, juntamente com suas famílias. Nossos irmãos eram obrigados a ostentar nas vestes a estrela de seis pontas que é, ao mesmo tempo, judaica e maçônica (Estrela de Davi).

Em 1945 o nazismo impedira o funcionamento das lojas maçônicas na alemanha. nos países ocupados as lojas foram queimadas e todos seus arquivos confiscados

Enquanto isso, nas fileiras da resistência permaneceram maçons ingleses, americanos, franceses, dinamarqueses, tchecos e poloneses. Este é um fato que a atual antimaçonaria parece desconhecer… Sir Winston Churchill, líder e principal vitorioso da 2ª Grande Guerra, era maçom – iniciado em 24 de maio de 1901 na “Studholme Lodge nº 1591” e conduzido ao Grau de Mestre, em 25 de março de 1902, na “Rosemary Lodge nº 2851” de Londres.

Para entendermos as antimaçonarias é necessário ressaltarmos que a Ordem apresenta duas correntes principais: a Regular e a Paralela. Maçonaria regular é a de origem judaico-cristã (católico-protestante) surgida como “Operativa” por volta de 1356 e tornada “Especulativa” em 1717(*). Essa Maçonaria sempre conviveu com a Igreja Católica ou com os Anglicanos e/ou Protestantes quando o Vaticano lhes fez oposição. A outra, chamada “maçonaria paralela”, é a que supostamente possui elementos “contraditórios” com as teses da Maçonaria regular, por exemplo: a aceitação em seu meio de místicos exacerbados, pagãos e outras correntes esotéricas e similares. Essa dicotomia não afeta os laços de fraternidade dentro da Ordem como um todo. Mas, os inimigos da Maçonaria se aproveitam da convivência pacífica entre essas correntes e “colocam todas as laranjas no mesmo saco”.

Quanto ao fanatismo religioso, torna-se mais difícil analisá-lo nos dias de hoje. Muitos de seus “baluartes” estão na internet ocultos em matérias e sites anônimos. Do outro lado, a falta de estudo e pesquisa em vários segmentos da Ordem Maçônica propicia a esses adversários a formação de redes descontínuas e propositadamente confusas onde se misturam fatos e preconceitos. Apesar de assentarmos os trabalhos das Lojas sobre cânones da literatura sagrada (em nossa caso a Bíblia), o fanatismo religioso usa esses mesmos textos para condenar e desacreditar as instituições iniciáticas e o trabalho que realizamos em benefício da sociedade. Apegam-se num ou noutro deslize, numa ou noutra falha humana para condenar uma ideologia inteira que vem sobrevivendo dignamente durante séculos, com enormes sacrifícios e mesmo com a vida de seus membros. Isto sem falar no auxílio que dispensamos às demais instituições (religiosas e iniciáticas) e na defesa que lhes prestamos sempre que sintam ameaçadas.

- A Maçonaria é uma organização de homens sujeitos aos mesmos erros e imperfeições que acometem nossos detratores. Com uma diferença: não pretendermos ser infalíveis nem ocultamos nossos atos sob a capa da religiosidade.

(*) – Maçonaria operativa é o ofício de pedreiro (mason em inglês ou maçon em francês = pedreiro); por outro lado, Especulativa é a Maçonaria que averigua minuciosamente os fatos das Ciências Sociais em busca da verdade; que observa, indaga, pesquisa, cogita e reflete no seu campo de AÇÃO que é o homem e a sociedade. A Maçonaria Especulativa data do século XVIII, portanto, não é apropriado o uso do termo operativo para designar um Maçom dos dias atuais (a não ser que ele exerça a profissão de
alvanel = pedreiro).

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