O CRAS atende famílias e indivíduos na comunidade e oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço do CRAS é o trabalho social com famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de sua qualidade de vida.
Na cidade de São Paulo, existem 54 CRAS, onde as famílias podem solicitar inclusão em serviços da rede da assistência social como:
- Centro da Criança e do Adolescente (CCA);
- Centro para a Juventude (CJ);
- Núcleo de Convivência do Idoso (NCI);
- Centro de Convivência Intergeracional (CCInter);
- Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF).
Os CRAS também realizam entrevistas para cadastro no CadÚnico mediante agendamento. Para saber mais, clique aqui.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa ou família necessitar do apoio do CRAS para receber informações, orientações e encaminhamentos para seus serviços e a outras políticas públicas.
PÚBLICO-ALVO
Famílias em situação de pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e com fragilização dos vínculos familiares e comunitários.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- A pessoa ou família interessada deverá procurar o CRAS mais próximo do seu local de moradia para que as equipes possam realizar o melhor atendimento;
- É recomendável a apresentação de um documento pessoal (por exemplo, o RG, a carteira de trabalho ou a carteira de motorista), mas a falta dele não impede o atendimento social no CRAS.
PRAZO MÁXIMO
Imediato. O atendimento social no CRAS é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por ordem de chegada, com prioridade para pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres com crianças de colo ou gestantes.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer pessoalmente ao CRAS e solicitar atendimento;
2) O CRAS realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários.
COTATO : VIA TELEFONE 156 OU 121 MINISTERIO DA CIDADANIA -
pela WEBB - no portal do CRAS
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo Auxílio Brasil.
Só em 2022, cerca de 3 milhões de famílias foram incluídas.
De agosto a dezembro, o programa pagará o valor médio de R$ 600.
Além desse benefício principal, existem os benefícios complementares pagos de acordo com cada perfil familiar, como o Auxílio Esporte, Bolsa de Iniciação Científica Júnior e o Auxílio Inclusão Produtiva Rural.
Veja quais pessoas têm direito a receber o Auxílio Brasil:
- Famílias em extrema pobreza: as que têm renda por pessoa de até R$ 105 mensais;
- Famílias em pobreza: as que têm renda por pessoa entre R$ 105,01 e R$ 210 e que tenham uma gestante, lactante ou integrante menor de 21 anos.
Como fazer o cadastro do Auxílio Brasil
Quem já recebia o Bolsa Família e era elegível para o Auxílio Brasil, foi automaticamente incluído no programa, sem precisar fazer um recadastramento.
Mas, quem não é inscrito no Cadastro Único, o CadÚnico, e não recebia o Bolsa Família, precisa fazer o cadastro para ter acesso ao Auxílio Brasil, sem garantia de que vai receber o benefício.
A inscrição no CadÚnico deve ser feita na prefeitura da cidade onde a pessoa mora ou num ponto de atendimento, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Para fazer o cadastro do Auxílio Brasil no CRAS, a pessoa deve levar os seguintes documentos de cada morador do domicílio:
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de matrícula na escola de crianças e/ou adolescentes.
No aplicativo Meu CadÚnico (disponível no Google Play e na App Store), você encontra o endereço do CRAS mais próximo para se cadastrar.
Vale lembrar que não é possível fazer a inscrição do Auxílio Brasil pela internet ou pelo celular.
Para mais informações sobre o Auxílio Brasil, ligue para:
- Telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.
- Telefone 111, da Central de Atendimento da Caixa, para informações sobre o benefício.
Ou baixe os aplicativos: