MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







segunda-feira, 25 de novembro de 2024

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER TRATA-SE DE TODO ATO LESIVO QUE RESULTA EM DANO - físico, picológico, sexual, patrinonial que tenha por motivação principal o GENERO (praticado contra as mulheres jovens, adultas ou criaças. FEMINICIDIO - ESTA AÇÃO PODERÁ SER PROMOVIDA DE FORMA COLETIVA , além das ações idividuais. ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA VEM DESDE TEMPOS ANTIGOS , como na época do PATRIARCADO que era um ato igualmente ao do racismo. A mulher era OBRIGADA a manter relaçoes sexuais com seu marido, independentemente de sua vontade. O PATRIARCA ERAN OS DONOS DE TERRAS tinham o domínio de tudo. Eles chefiavam a família estendida. Até 1827 as mulheres não podiam frequetar escolas básicas. Até 1879 não podia ingressar no ensino superior. Até 1932 as casadas precisavan de autorização para vigens, Não podia terem estabelecimentos comerciais. Até 1903 elas não podia praticar esportes masculinos. Até 1962 não podiam abrir conta bancária. Não podia trabalhar e receber heranças. A PRIMEIRA DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO Á MULHER FOI CRIADA EN 1980 - DEAM . A MULHER POR MUITO TEMPO FOI VISTA COMO "PROPRIEDADE" PARTICULAR. VIOLÊNCIA PSICLÓGICA CONSTRANGIMENTO, HUMILHAÇÃO, RIDICULARIZAÇÃO, ISOLAMENTO, PERSEGUIÇÃO, CHANTAGEM, CONTROLE etc.... VIOLÊNCIA SEXUAL qualquer ação que limite o exercicio dos direitos sexuais como: COAÇÃO a presenciar ou participar de relação sexual indesejada. IMPEDINENTO do uso de METODO CONCEPIVO. INDUÇÃO AO ABORTO, PROSTITUIÇÃO etc... NOS TORNAMOS REFERÊNCIA MUNDIAL COM A CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA . EM 2018 TIVEMOS MAIS DE 400.000 REGISTROS. a lei MARIA PENHA SANCIONADA EM 2016 , PRECISA DE CONSTANTES AJUSTES , POIS TUDO SE MODIFICA PELA MODERNAZIZAÇÃO DOS TEMPOS, COSTUMES, FORMAÇÃO ESCOLAR, INTERESSES POLITICOS e tudo mais PRECISAMOS QUE SE CRIEM EM TODOS OS MUNICIPIOS MECANISMOS DE ENFRENTAMENO DANDO A MULHER CONDIÇÕES DE SE PROTEGER DE TODO O TIPO DE VIOLÊNCIA. O QUE SE ASSISTE NA PRÁTICA DESTAS VIOLÊNCIAS É ABSURDO , ONDE OS AUTORES DEVERIAM CUMPRIR PENA SEM DIREITO A QUALQUER BENEFICIO . e tenho dito .'. paz profunda,', tfa,', LUZ, SABEDORIA, VIDA LONGA E PROSPERA A TODOS ,

sábado, 23 de novembro de 2024

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

BELA MÚSICA DE NATAL 2025: As melhores músicas de Natal de todos os temp...

VOCÊ SABE O QUE É NATAL ??? não tem nada haver com distribuição de presentes e ter que comer PERU . Significa algo que você precisa descobrir e praticar. PENSEM NISTO.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

MAIS DO QUE NUNCA PRECISAMOS REFLETIR A RESPEITO DE TUDO - nossas vidas não andam bem e temos muita culpa em tudo.'.PP.'.TFA.'.

 NADA SOU, mas isto não é nada importante. MInha vida foi sempre de grande luta e perseverança. Se tive conquistas elas aconteceram por acreditar que elas poderiam acontecer. 

Sempre fui pobre e com o tempo conseguimos estar na classe média baixa. Nada contra pois mesmo com dificuldades consegui construir uma família e ela me dá muito orgulho. Como eu, meus filhos trilharam o caminho do bem e estão conseguindo suas vitórias.

Estamos em ano eleitoral e como sempre uma grande maioria continua participando da política em razão de pequenos beneficios que recebem.Isto não deveria ser assim. Precisamos pensar coletivamente, mas...o pensamento e atitudes são pessoais|familiares.

Todo mundo sabe falar em DISCRIMINAÇÃO, HOMOFOBIA, INJURIA RACIAL, RACISMO, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, CRIMES DE TRANSITO onde muitos estão sendo assassinados. 

Mas o que estamos fazendo de fato para que estas situações se modifiquem >> NADA. 

O compotamento do SER HUNANO, ocorre de forma individualizada e ele pensa tão somente em sí mesmo. Pouco importa o que ocorre com o próximo.

O HOMEM, nasce e cresce acreditando que para ser HOMEM, é preciso FUMAR, BEBER e ser ativo no sentido de estar participando no meio em que vive, de todas as ações que aqueles que dominam uma comunidade nos mostra que devemos fazer.

Vivemos com as violências nas ESCOLAS, onde muitos que vivem de certa forma isoladas da mairia entendem que não devem participar de certas situações. Com isto sofre pois aqueles que se acham ser os donos da verdade querem que tudo que eles conseguem IMPOR aos próximos, sejam praticado por todos e quando isto não ocorre , PUNEM a TODOS .

Vocês não podem omitir que CRIANÇAS E JOVENS brancos de olhos azuis, morando na periferia e não participando da "turma" , sofrem mais do podem imaginar de BULLYNG NAS ESCOLAS e na própria comunidade. Você precisa ser "popular" e participar. Mas....ninguém fala nada, faz nada e nem noticia quando isto ocorre com BRANCO DE OLHO AZUL. 

As MULHERES , estão sendo violentadas em todos os sentidos e pouco tem sido feito pela propria MULHER e HOMENS , por CIDADÃOS para que esta realidade se mofique.

Precisamos REVER CONCEITOS. Precisamos rever costumes, valores que praticamos de verdade.

Vejam o que ocorre nos PANCADOES da vida, que normalmente são promovidos pelo CRIME , mas que TODOS participam e SÓ SE QUEIXAM , quando acabam VITIMAS de algo. 

As amizades , precisam acontecer de maneira mais séria e de forma a tentarmos pelo menos conhecer as novas amizades que surgem em nossas vidas.

COLEGA pode ser COLEGA, mas nem sempre é ou será  uma verdadeira AMIZADE.

Pode ser mais fácil criarmos narrativas para justificar nossas ações, atitudes e até crenças, mas precisamos ter coragem para revermos tudo que estamos praticando e buscarmos meios para modificarmos nossas vidas.

Até mesmo em relação as RELIGIÕES . Nem sempre estamos no lugar certo. Os lideres religiosos são SERES HUMANOS IMPERFEITOS e também cometem ERROS que não poderiam cometer como lideres e infelizmente nos levam para o mesmo caminho.

DEUS| JESUS é uma coisa. A própria IGREJA como muitas instituições que conhecemos e frequentamos, são o que são, mas .....quem as dirige nos levam a COMETER OS MESMOS ERROS QUE ELES. 

PENSEM NISTO. PRECISAMOS SER MELHOR A CADA DIA. 

Que o Deus de cada um lhes conceda LUZ, SABEDORIA, VIDA LONGA E PROSPERA.'.TFA.'.PP.'.



terça-feira, 3 de setembro de 2024

estamos com DR ROBERTO MONTEIRO Delegado de Policia que nos ajudou no combate à CRACOLANDIA e tudo mais.'.tfa.'.pp.'.

 ESTAMOS COM DR ROBERTO MONTEIRO - candidato a vereador por SP. O maior combatente x CRACOLANDIA com TARCISIO . 44.123 . ELE VAI FAZER ACONTECER EM PROL DO BEM COMUM.




domingo, 1 de setembro de 2024

terça-feira, 20 de agosto de 2024

LEITE MATERNO

 Senhoras e senhores: Já não mais, mantemos costumes que deveriam ser mantidos em prol do bem comum.

Com o avanço das coisas e dos costumes, será que você MÃE , lembra que é IMPORTANTE o LEITE MATERNO.

Você já ouviu falar que você pode ser doadora do leite e onde você pode faze-lo .

Não é  atoa de que a modernidade nos tem proporcionado absurdos como PAI matando filho, FILHO matando Pai. HOMEM matando a MULHER .

É tanta a modernidade que estamos PERDENDO O RESPEITO PELO PRÓXIMO e isto é muito triste.

PENSEM NISTO por favor.

Eu quero me alimentar melhor

Leite Materno: o primeiro contato do bebê com a comida de verdade

Excelente para o bebê e para a mãe também. Entenda por que a amamentação é uma aliada para os dois, mesmo em tempos de Covid-19

OMinistério da Saúde promove, anualmente, uma campanha para comemorar a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), entre 1º e 07 de agosto, a qual também é comemorada em mais de 150 países. O objetivo é bastante simples: sensibilizar a sociedade para os impactos positivos do aleitamento materno na saúde da criança, da mulher e até mesmo do planeta.

Mais do que apenas uma semana voltada para isso, a legislação brasileira também instituiu o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, também conhecido como Agosto Dourado. E aproveitando que ele está só começando, vamos falar um pouco sobre esse alimento tão único, natural e poderoso que faz bem não só para a saúde e o desenvolvimento da criança, mas também para a mulher.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. A informação chama atenção principalmente pelo impacto que a amamentação tem na redução da mortalidade infantil nessa faixa etária e por não existir outra estratégia capaz de alcançar esse feito.

Amamentar é muito mais que alimentar uma criança. Isso porque o aleitamento materno, além de ser uma fonte valiosa de nutrientes e anticorpos para o bebê, ainda reforça o vínculo entre mãe e filho e traz impactos positivos na saúde da criança por toda a vida.

Não existe outro leite igual, nem parecido

A recomendação é amamentar até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de vida da criança. Nessa fase, não é necessário ingerir nada além do leite materno, nem mesmo água. Isso porque crianças alimentadas somente pelo leite da mãe até os seis meses já recebem todos os nutrientes e a hidratação que precisam durante a amamentação.

Produzido naturalmente pelo corpo da mulher, o leite materno é o único que contém anticorpos e outras substâncias capazes de proteger a criança de muitas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco de asma na fase adulta, desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade.

E as vantagens da amamentação vão ainda mais além! Os dois primeiros anos de vida são os mais decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança. É por meio dos movimentos que a criança faz para retirar o leite do peito que ela recebe os estímulos necessários para o desenvolvimento da face. Isso reduz as chances da criança de ter problemas com a respiração, a mastigação, a fala, o alinhamento dos dentes e, também, para engolir.

Além do desenvolvimento físico, a amamentação também influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional. Nesse sentido, durante as mamadas a criança recebe vários estímulos que a ajudam a se desenvolver, como a troca de calor, de cheiros, sons, olhares e toques, estabelecendo seus primeiros laços afetivos.

O leite materno ainda tem a vantagem de ser muito mais econômico e sustentável, uma vez que ele não é industrializado e, portanto, sua a produção dispensa a utilização de recursos da natureza  e de embalagens, evitando o acúmulo de resíduos.

Como a amamentação protege a saúde da mulher?

Se você quer mais motivos para incentivar a amamentação, aqui vai mais um: ela é extremamente benéfica para a saúde da mulher. Amamentar auxilia na prevenção de diversas doenças, como o câncer de mama, de ovário, de útero e diabetes tipo 2. A amamentação também exerce uma influência importante na saúde mental da mãe, sendo capaz de reduzir as chances de depressão pós-parto e de aumentar a autoestima e a autoconfiança da mulher.

Além disso, a amamentação é uma aliada na recuperação do organismo e na redução do peso após o parto. Isso acontece por conta da liberação de ocitocina, que é o hormônio responsável pelas contrações uterinas e faz com que o útero volte ao tamanho normal. Em relação ao emagrecimento da mãe, a produção de leite materno demanda um grande gasto energético e, portanto, auxilia no processo de perda de peso, aliado a uma alimentação saudável.

É importante lembrar que a alimentação da mulher interfere tanto em seu organismo quanto no do bebê. Durante a amamentação, a mãe tende a sentir mais fome e sede, exigindo uma maior atenção à alimentação e hidratação nesse período.

Além disso, é por meio do leite materno que a criança entra em contato desde cedo com sabores dos alimentos ingeridos pela mãe. O que irá influenciar nas reações do bebê quando começar a receber os primeiros alimentos, conforme orienta o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos.

Nesse sentido, é ainda mais importante que a alimentação da mãe seja adequada, saudável e baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Mais informações sobre uma alimentação saudável estão disponíveis no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Mães no trabalho

A mulher que amamenta também precisa de cuidados, uma vez que essa prática é fortemente influenciada pelo meio onde ela está inserida. É importante que a mãe receba incentivo e suporte não só dos profissionais da saúde, mas também da sua família, comunidade e do local onde trabalha.

Amamentar é fundamental para mãe e bebê, mas conciliar com o trabalho fora de casa nem sempre é uma tarefa fácil. É aí que entra o suporte que as empresas devem dar às mães lactantes.

Mais de 240 empresas no Brasil contam com Salas de Apoio à Amamentação, certificadas pela  Ministério da Saúde, onde a mulher pode retirar o seu leite durante a jornada de trabalho em condições higiênico-sanitárias adequadas para armazená-lo e levar para casa ao final do dia para que o cuidador ofereça à criança na ausência da mãe.

Para saber mais sobre os seus direitos enquanto mãe que amamenta, acesse aqui a cartilha da ação Mulher Trabalhadora que Amamenta do Ministério da Saúde.

Dicas para mães com dificuldades para amamentar

Amamentar, apesar de um ato fisiológico, nem sempre é fácil. É preciso entender que a amamentação é um processo que envolve tentativas, erros e acertos. Muitas vezes, a falta de orientação correta pode provocar a frustração e até mesmo a desistência.

Nesse momento, entra mais uma vez a importância do suporte, mas dessa vez dos profissionais da saúde e, claro, da família para incentivar sem cobranças. A amamentação deve ser prazerosa tanto para a mãe quanto para o bebê, e com alguns cuidados isso é possível.

Sabendo que o ato de amamentar é influenciado, entre outras coisas, por aspectos emocionais, culturais, familiares, sociais e ambientais, é sempre bom lembrar que cada mulher lida com esse processo de maneira diferente. Por isso, mais uma vez, é imprescindível que ela receba apoio e suporte dos profissionais de saúde e da família nas suas dúvidas, dificuldades e inseguranças.

Além disso, é fundamental entender que a mulher é protagonista do seu processo de amamentar. Por isso, ela deve ser valorizada, escutada, compreendida e respeitada, sem julgamentos e preconceitos. Aceitar e respeitar os sentimentos e opiniões da mãe, demonstrando empatia e interesse pelo seu bem-estar e da criança, ajuda a mulher a ganhar confiança e a lidar com eventuais frustrações.

Durante a amamentação, o bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. É importante colocar o bebê para sugar somente quando ele abrir bem a boca e abocanhar não somente o mamilo, mas a parte mais escura também (aréola).

Quando o bebê faz a pega correta, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na de baixo. Vale lembrar também que cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, e que isso deve ser respeitado.

O Guia Alimentar, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, traz essas e outras orientações que podem ajudar nessa fase. Mas caso a mulher ou a família encontre dificuldades na amamentação, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde e/ou a Unidade de Saúde do SUS mais próxima.

E se a mãe for infectada pelo novo Coronavírus, pode amamentar?

Quanto a isso, as mães podem ficar tranquilas. Considerando os inúmeros benefícios da amamentação, a chegada da Covid-19 não é um motivo para deixá-la de lado. Muito pelo contrário! Uma vez que não existem evidências científicas robustas sobre a transmissão do novo Coronavírus ou de outros vírus respiratórios por meio do aleitamento materno, não há recomendação para a suspensão.

Se a mãe estiver infectada, o importante é observar se ela está em condições clínicas para amamentar e se ela tem o desejo de continuar amamentando durante o tratamento. Obedecer às medidas de higiene e segurança para evitar a contaminação da criança também é fundamental.  Seguem abaixo algumas orientações da Fundação Oswaldo Cruz:


PASSO 1

Para se tornar uma doadora, os únicos requisitos são ser saudável e estar amamentando seu filho.

Não há um volume mínimo estabelecido para a doação. Qualquer quantidade é importante para o Banco de Leite Humano (BLH). Além disso, extrair leite para doar não vai comprometer a produção para o seu bebê, pelo contrário. Quanto mais estímulo a mama recebe, mais alimento produz.

PASSO 2

Tenha à mão os últimos exames de sangue que fez durante o pré-natal. Eles serão necessários para seu cadastro como doadora.

PASSO 3

Entre em contato com o banco de leite de sua cidade. Você pode encontrar a unidade mais próxima através da linha gratuita 08000-26-88-77, de segunda a sexta, entre 7h e 18h, ou pelo portal www.redeblh.fiocruz.br.

Durante o primeiro contato telefônico, o profissional do BLH irá lhe orientar quanto à retirada do leite, o armazenamento e o dia de visita. Não hesite em sanar todas as suas dúvidas neste momento. Lembre-se que o BLH é composto de uma equipe multidisciplinar disposta a lhe ajudar não só na doação, mas também na amamentação do seu bebê.

PASSO 4

Alguns bancos de leite podem ceder potes já esterilizados para a coleta. Ou você pode separar potes de vidro com tampa plástica, que já tenha em casa. Faça a esterilização, mergulhando-os em água fervente por 15 minutos. Não tente secar com nenhum pano ou papel. Em vez disso, deixe-o secar naturalmente em cima de um pano limpo e seco.

PASSO 5

Hora de retirar o leite. Sempre faça a ordenha após as mamadas do bebê. Prenda os cabelos e lave bem as mãos, até os cotovelos, com sabonete neutro. Escolha um lugar limpo e confortável, sem animais.

A ordenha pode ser manual ou feita com o auxílio de bombas (que devem ser esterilizadas).

PASSO 6

Identifique o frasco com uma etiqueta com seu nome, a data e a hora da primeira coleta. Coloque-o imediatamente no congelador, onde pode permanecer por até 15 dias. Na próxima ordenha, você pode usar um copo de vidro (esterilizado conforme as indicações do 4º passo) e, depois, adicionar o leite coletado a esse mesmo pote do congelador. Colocar leite recém-extraído não vai comprometer o líquido já congelado

PASSO 7

Aguarde a visita ou entre em contato com o banco de leite, para combinar a entrega das doações. Lembre-se: mesmo que só tenha conseguido extrair poucos mililitros, esse leite é importante e vai ajudar a salvar vidas

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

    quinta-feira, 1 de agosto de 2024

    MAÇONARIA - ela é igual em todos os sentidos. Alguns no entanto a modificam para interesses pessoais. PRECISAMOS ESTARMOS JUNTOS INDEPENDENTEMENTE DE POTENCIA.'.PP.'.TFA.'.

     

    Uma análise das diferenças e a origem da Maçonaria espúria

    Introdução

    É fato a percepção, e com certo assombro, do uso corriqueiro do termo “espúrio” quando alguns maçons fazem referência a certas obediências sem o devido tratado de amizade para com as suas respectivas. Esse fato parece-nos ser comum, e a devida falta de conhecimento quanto a verdadeira origem do termo é algo a que devemos focar toda a nossa atenção para ser corrigido, principalmente quanto aos aprendizes, pois são esses os mais suscetíveis a replicação de termos ou fenômenos sem o devido respaldo de concretude.

    Somos seres gregários, necessitamos da convivência coletiva para a sobrevivência, porém, tal fato nos leva a assimilação e replicação da fala, de erros, superstições ou qualquer outra forma de manifestação cultural presente na sociedade, sem a devida verificação da sua verdadeira origem. Com o uso incorreto da palavra “espúria” não foi diferente.

    Muitos maçons apenas replicaram esse erro conceitual, tornando-o um adjetivo de sentido ofensivo para se referir a toda obediência que não é a sua, e que é proibida de visitar a loja que frequenta. Típica manifestação vaidosa!

    A Maçonaria é uma organização que tem como função primaz a eliminação da vaidade dos seus membros, o que, de fato, não é efetivo em todos, já que, afinal, somos humanos, e como tal cometemos erros. Exceto a Ordem, essa sim é perfeita, falhos são os homens. Sabendo disso, com toda a certeza, haverá aqueles, os quais compõem uma certa casta dentro da Ordem, dotada do poder da fala, o carisma de Bourdieu, que justifica toda e qualquer manifestação simbólica da linguagem por eles proferida, e como tal, irão contestar essas palavras. Fiquem à vontade! Pois o postulado de maior valor para esse autor na Maçonaria é justamente a liberdade de consciência e de expressão.

    Assim sendo, esse ensaio visa orientar os maçons quanto ao uso do termo “espúrio”, e quando ele surgiu e foi usado na Maçonaria.

    Regular ou reconhecida

    Fato usual é a falta de conhecimento quanto a diferenciação desses dois termos, e tal objeto caracteriza-se como o principal articulador que induziu ao uso errôneo do termo ao qual nos referimos como objeto de elucidação desse ensaio. Assim, se fará necessário uma rápida explicação quanto ao uso desses dois adjetivos muito presentes no dialeto dos maçons brasileiros, já representam funções linguísticas diferentes nas suas determinações simbólicas no universo maçônico.

    O termo regular refere-se aquilo que segue as regras, as Leis que, em nosso caso, são as Leis previstas na Constituição de Anderson ou Constituição dos Franco-maçons, os antigos Landmarks de Mackey, e os sintetizados por Pike, assim como as Constituições previstas e escritas por cada obediência brasileira. Essas últimas, baseiam suas Constituições, obrigatoriamente, nas antigas Leis ou costumes (Old Charges).

    Aqui começa a ficar complicado, já que basta que uma obediência siga as Leis escritas por nossos antepassados para que ela seja considerada “regular” diante dos preceitos maçônicos. Assim, aquela obediência que muitos gostam de chamar de “espúria”, em muitos casos nem irregular é, pois cumpre todas as Leis previstas nos antigos costumes postulados pelos antigos maçons.

    Traremos alguns exemplos para elucidação.

    Peguemos o Grande Oriente da França, como exemplo para uma compreensão mais usual do que estamos argumentando. Ao contrário do que muito maçom pensa, ele não possui o reconhecimento (veja que surgiu o adjetivo “reconhecimento”) da Grande Loja Unida da Inglaterra, e, consequentemente, das obediências ditas como “regulares” no Brasil. Isso porque, em 1877, o Grande Oriente da França quebrou um dos princípios das Leis Maçônicas de maior importância para a Ordem que é, justamente, a crença no Grande Arquiteto do Universo, no que foi seguido por diversas outras obediências europeias, como o Grande Oriente Lusitano em Portugal.

    Segundo as palavras de António Arnaut, ex Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, tal prática se deu por respeito aos Direitos dos Seres Humanos de livre escolha quanto as suas crenças, incluindo o direito de ser ateu e não possuir crença alguma. Além de aceitar ateus em seu meio, o Grande Oriente da França também julgou que a não aceitação de mulheres seria uma grande violação aos direitos humanos, e passou a iniciar mulheres, o que também transgride os antigos preceitos e Leis escritas como imutáveis.

    Como podemos ver, esses são exemplos clássicos de obediências que desrespeitaram as Leis maçônicas, o que lhes dá de imediato o adjetivo de “irregular”, mas não “espúria”. E por causa dessa irregularidade, foi cortado todo acordo de mútuo reconhecimento entre essas obediências e a Grande Loja Unida da Inglaterra, o que levou o Brasil a tomar a mesma atitude após o seu tratado de mútuo reconhecimento com a Grande Loja Unida da Inglaterra.

    Portanto, uma obediência é “irregular” quando não cumpre os Landmarks, mas qualquer outra obediência pode ser “regular” desde que cumpra o que está preconizado nos antigos costumes da Ordem. Porém, apenas a “regularidade” não lhe garante o direito a intervisitação e, para que isso ocorra, faz-se necessário ser “reconhecida” por outra obediência através dos tratados de mútuo reconhecimento. Quando não há tratado de mútuo reconhecimento, a obediência recebe o epíteto de “não reconhecida”. O que acontece, por exemplo, entre o Grande Oriente do Brasil e o Grande Oriente Lusitano. Mesmo após toda a história de convivência que houve entre essas duas obediências, hoje não possuem mais tratados de mútuo reconhecimento, o que proíbe os maçons regulares (aqueles que estão dentro dos conceitos de regularidade de cada obediência, como estar em dia com as suas obrigações pecuniárias por exemplo) de visitarem o Grande Oriente Lusitano em Portugal.

    Já podemos ver em redes sociais ou até mesmo in loco, maçons exibindo com orgulho suas visitas ao Grande Oriente da França em sessão ritualística, o que torna ainda pior a situação, e até mesmo ao Grande Oriente Lusitanos sem nem ao menos se darem conta do que ocorre.

    Em suma, irregular é quando uma obediência não cumpre as Leis, o que a leva a perder a sua condição de reconhecimento pelas demais obediências, e não reconhecida se dá quando uma obediência não possui tratados de mútuo reconhecimento entre si. Mas devemos entender que, como nos exemplos citados, pode ocorrer os dois casos ao mesmo tempo e aí haverá o impedimento dos relacionamentos de intervisitação entre maçons paramentados e em sessão ritualística, o que acaba dando aos dois termos um resultado prático idêntico de impedimento de relações.

    Toda essa situação levou ao surgimento, em 1961, do CLIPSAS (Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçônicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo), onde assinaram o tratado de Estrasburgo por não aceitarem a obrigatoriedade prescrita nos antigos Landmarks. Através desse Centro de Ligação Maçônica, essas obediências mantém entre si tratados de mútuo reconhecimento, congregando algumas obediências brasileiras como a Grande Loja Unida do Paraná.

    A maçonaria espúria

    Faremos agora uma breve colocação paro nos orientar na direção da origem dessa palavra “espúria” e seu uso, detectada por nós dentro do símbolo linguístico incluso na classe maçônica. E tal uso, quando identificamos, nos fez lembrar o termo “telefone sem fio”, essa forma com qual identificamos uma mensagem que passa de receptor para receptor e vai se perdendo durante o trajeto, ganhando outro significado até não se parecer em nada com o significado original com a qual foi idealizado ou, no caso em questão, escrita pelo autor.

    Não nos interessa inferir qualquer tipo de julgamento de valor quanto ao posicionamento do autor estudado, se suas alegações são verdadeiras, científicas ou não. São deduções dele (autor) não nossa, já que resumidamente devemos entender a Maçonaria como uma organização de livre consciência e liberdade de expressão e, se qualquer maçom não concordar com o posicionamento do autor, é uma condição válida dentro dos princípios da Ordem. O que devemos entender é o respeito as crenças e as manifestações de ideias.

    O termo foi usado por Albert Mackey, escritor norte-americano, em seu livro O simbolismo da Maçonaria. Mackey faz uso do termo dando-lhe os créditos para outro escritor que ele estudou. Segundo Mackey, foi o Dr. Oliver que fez uso do termo na fundamentação de elucidar seu estudo quanto ao surgimento da Maçonaria, em uma diferenciação de linhagens puras e espúrias (não pura).

    Para darmos prosseguimento se faz necessário uma hermenêutica de seu texto quando Mackey faz a sua definição de Maçonaria, pois desse ponto em diante ele usará esse termo diversas vezes, o que poderá gerar uma má interpretação na leitura e compreensão.

    Mackey entende que a Maçonaria é “uma ciência de moralidade, velada em alegoria e ilustrada por símbolos”[1]. Ele a vê como uma “filosofia”, um sistema de doutrinas que é ensinado de maneira bastante peculiar e própria por suas alegorias e símbolos. Essa é a sua natureza interior. Suas cerimônias são acréscimos externos que não afetam sua substância.[2]

    Para ele, essa filosofia está fundamentada em dois pilares, que são a contemplação do caráter divino e humano. Ou seja, Deus como eterno e divino, e o homem como ser imortal, a fé na imortalidade da alma. Essas doutrinas, segundo o autor, definem o que configura a filosofia maçônica, a entendo como o princípio último da existência da Ordem, a sua razão e fundamentação, a caracterizando como sendo a própria Maçonaria.

    Mackey compreende a Maçonaria como a sua filosofia e a sua filosofia como a Maçonaria, não a determinando como elementos separados, mas sendo uma única e concisa entidade, da seguinte forma: Quando se deseja defini-la sucintamente, dizemos que se trata de um antigo sistema filosófico que ensina esses dois dogmas.[3]

    Para ele, esses dois dogmas da filosofia maçônica constituem o receptáculo que encubou o princípio da Ordem em outras religiões e civilizações.

    Portanto, se entre a escuridão intelectual e a corrupção das antigas religiões politeístas encontrarmos espalhadas aqui e ali, em todas as épocas, determinadas instituições ou associações que ensinaram essas verdades de forma particular, alegórica e simbólica, temos o direito de dizer que essas instituições ou associações foram o incunábulo – as predecessoras – da instituição maçônica como ela se constitui hoje.[4]

    Para Mackey, essas “verdades” são os dois pilares que compõem a maçonaria sintetizados em sua filosofia, e é justamente aqui que queríamos chegar para darmos andamento até a chegada no termo em questão. Daqui para frente, toda a vez que Mackey se refere a Maçonaria primitiva, ele não faz exatamente referência à Ordem que existe hoje, mas está aludindo a filosofia que ele entende serem as mesmas coisas em sua definição da Ordem.

    Portanto, o autor acredita que no início do mundo haviam duas verdades, e essas verdades faziam justamente menção a uma proposição abstrata da união com Deus e a imortalidade da alma. A crença nessas verdades é uma condição necessária ao sentimento religioso que sempre caracterizou a essência da natureza humana. O homem é, enfaticamente, e em distinção a todas as outras criaturas, um animal religioso.[5]

    Nesse contexto das verdades, a fé em Deus e a imortalidade da alma, citadas por Mackey, ele observa que, “provavelmente”, tais verdades haviam sido passadas através da linhagem dos patriarcas da raça de Set, de conhecimento de Noé, e este último passou essas verdades aos seus descendentes após o dilúvio descrito na Bíblia. Ainda de acordo com Mackey, durante a construção da torre de Babel, teria ocorrido uma dissidência na humanidade.

    Esses dissidentes rapidamente se esqueceram das verdades divinas que lhes haviam sido transmitidas pelo ancestral comum e incorreram em um dos mais graves erros teológicos, corrompendo a pureza da adoração e a ortodoxia da fé religiosa que eles haviam inicialmente recebido.[6]

    Dessa forma, o autor divide a transmissão dessas verdades para duas classes, sendo a primeira a dos descendes de Noé e a segunda a dos padres e filósofos. Com o tempo, podem ter chegado até as religiões pagãs e, posteriormente, a todos os iniciados nesses segredos como na religião egípcia e grega, que usavam iniciações para a transmissão de seus segredos e mistérios.

    Quanto à sua existência entre um grupo de eruditos pagãos, temos o testemunho de muitos escritores inteligentes que devotaram suas energias ao mesmo assunto. O sábio Grote, em sua “História da Grécia”, diz: A interpretação alegórica dos mitos tem sido estudada por vários pesquisadores, especialmente por Creuzer, e está ligada à hipótese de um antigo e altamente instruído grupo de padres, com origem tanto no Egito como no Ocidente, que comunicaram conhecimentos religiosos, físicos e históricos aos bárbaros e rudes gregos, sob o véu dos símbolos. O que se disse sobre os gregos é igualmente aplicável a qualquer outra nação intelectualizada da Antiguidade.[7]

    Dessa forma, Mackey categoriza a primeira classe como sendo a Maçonaria pura, aquela advinda diretamente da linhagem de Noé, e a segunda como a Maçonaria “espúria”, que teve seus ensinamentos e mistérios provenientes dos filósofos e religiões pagãs, que receberam essas verdades por intermédios daqueles que se corromperam no processo de transmissão.

    O autor ainda continua dando mais ênfase ao tema, conduzindo até a construção do Templo de Salomão. Mas iremos nos ater até aqui para não entrarmos em assuntos inerentes aos demais graus da filosofia maçônica pois, como já anunciamos, esse ensaio tem por finalidade primaz a orientação aos aprendizes.

    Considerações finais

    Podemos inferir que o termo “espúria” é uma referência descrita por Mackey, a partir da leitura de textos do Dr. Oliver. Ele distingue duas classes de transmissão das verdades que são os pilares da filosofia maçônica. Originalmente não é usada não para referir-se a obediência maçônica regular ou irregular, reconhecida ou não reconhecida. Portanto, entendemos que existe a necessidade de reformular o uso de tal palavra que, atualmente, em nada se assemelha ao seu verdadeiro uso.

    É imprescindível destacar que Mackey viveu nos Estados Unidos da América, entre os anos de 1807 e 1881, e foi o escritor dos 25 Landmarks que caracterizam o que uma obediência deve conter para ser considerada “regular”, e ele não usa o termo em questão para caracterizar o que seria ou não regular.

    Devemos aqui ressaltar que ao maçom cabe a busca incessante da verdade, e o que foi escrito aqui não caracteriza a verdade absoluta, pois, como sabemos, na filosofia maçônica não devem existir verdades absolutas, já que se elas existirem de fato, a Ordem perdeu seu princípio.

    Autor: Aroldo de Albuquerque Vergara

    *Aroldo é Mestrando em Ciência da Religião pela UFJF, bacharel em Filosofia pela Uninter, tecnólogo em Processos Gerenciais pela Unopar, MBA executivo em Gestão Empresarial pela Unifagoc, especialista em Antropologia pela Faveni, especialista em Teologia pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Maçonologia – História e Filosofia pela Uninter, Mestre Instalado, membro do Grande Oriente do Brasil, membro do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴ (Rito Escocês Antigo e Aceito).

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    Notas

    [1] MACKEY. 2008. p 8

    [2] MACKEY. 2008. P 8

    [3] MACKEY. 2008. p 9

    [4] MACKEY. 2008. p 9

    [5] MACKEY. 2008. p 9

    [6] MACKEY. 2008. p 10

    [7] MACKEY. 2008. p 10

    quinta-feira, 25 de julho de 2024

    POBREZA - FOME -MISÉRIA - vulnerabilidade social e econômica PRECISAMOS RFLEITIR MAIS A RESPEITO

     POBREZA NO MUNDO :

    É uma triste realidade a POBREZA NO MUNDO.

    Pelas estatisticas verifica-se que temos mais de um BILHÃO de pessoas sobrvivendo com menos de um dolar por dia e 2,7 bilhões com menos de dois dolares por dia.

    Com base no conceito de NOVELLINO e BELCHIOR (2008 p.1) o mais triste é veremos de que MULHERES tornam-se mais pobres do que os HOMENS.

    A ONU Organização das Nações Unidas , a FAO Foode and Agriculture Organization e a OIT Organização Internacional do Trabalho,compartilham deste conceito. (desigualdade de gênero).

    Em 1995 a ONU com a declaração e programa de AÇÃO DA CIMEIRA MUNDIAL reconheceu a pobreza como pblema central no mundo e responsilizou lideres mundiais pelo fim da pobreza extrema e a diminuição das desigualdades sociais,

    Diante das dificuldades encontradas,não se tem capacidade de escolhas para a vida.

    No Brasil entre 2002|2013 verificou-se significativa diminuição da pobreza. Em 2014 no entanto havia cerca de 7% da população brasileira vivendo na pobreza e 2,5% na miséria.

    Temos no Brasil seres humanos de primeira e de segunda classe.

    Apesar de todos os avanços ocorridos no sséculo XXI , 30,49% das mulheres e 19,4% dos homens com mais de 16 anos, não possuem renda (IBGE,2010, on line).

    Para SPOSSATI (1996) É INVIÁVEL o enfrentamento das condições de pobreza sem mudanças estruturais, no mundo econômico concentrador embora ainserção da questão nanagenda pública brasileira, em meados de 1990 tenha representado avanços.

    Os recursos e serviços são insuficientes.

    Em nossa Constsituição de 94 se verifica um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes púbicos e da própria sociedade, com o fim de assegurar direitos, mas mesmo assim insuficientes para atender a demanda.

    Trata-se de uma problemática complexa, mesmo com a criação dos programas criados como BOLSA FAMÍLIA, APOSENTADORIA RURAL, BPC dentre outros.

    A GLOBALIZAÇÃO foi psitiva por um lado, mas para outro negativa no que diz respeito as deseigualdades entre países ricos e pobres e consequentemente entre cidadãos.

    SAKTHIVEL E JODDAR - 2006 - na India existe longa jistória de discussões e debates emtermos de justiça social.

    Consta que 93% da população ativa encontra-se na informalidade, no setor autonômo e 36% da popuação vive na linha da pobreza.

               SISTEMAS DE CASTAS E JUSTSIÇA SOCIAL NA INDIA

    Século 19|20 articulado por SATYASHODHACK SMAJ - religião estabelecida em 1873 por JYOLISAO PHULE que visava a liberaçao social das castas intocávis de exploração e opressão.

    Mulçumanos na India, consta que 40|60% são artesãos e se situam em centros urbanos, tendo pouco acesso ao emprego formal.

    Quanto as TRIBOS, são agricultores pequenos.

    As mulheres or sua vez enfrentam problemas diferenciados de sobrevivência e saúde devido a divisão sexual do trabalho, encargos dulose triplos legitimados atravéz da ideologia patriarcal que controla a reporodução biológica com acesso desigual ao consumo de produtos dentro do lar.

    Enquanto elas enfrentam a violência doméstica no lar (como aqui no Brasil)enfrentam também jutamente com outros membros de outros grupos excluidos a violência siombólica, como física no domínio público.

    O sisrema de castas, tem como base a RELIGIÃO HINDUISTA, que apesar de abolida por lei em 1950, ainda está presente na vida dos cidadãos.

    Isto nos mostra que tasnto lá como cá, nem sempre a lei atende as demandas, as necessidades reais do cidadão.

    CASTAS - gruposocial rigidamente fechado, de caráter hereditario e ligados a determinadas profissões.

    BRAHMA - "da cabeça"   XÁTRIAS -"braço"  VAIXÁS -"pernas"

    SUDRAS -"pés".

    Na parte mais baixa desta piramide temos os SEM CASTA, os PÁTRIAS. Em pelo século XXI este sistema ainda existe.Ninguem é igual na maior democracia do mundo.

    A vida de cada INDIANO é formada por doses desigjuais de fé, machismo e uma hierarquia milenar, baseada em castas (SANTANA,2009,p.52 e ONEIL, 2003 p. 38).

    Inicmos aqui a leitura de um livro da escritoria e jornalista FLORENCIA COSTA, brasileira que se casou com um indiano.

    A RELIGIÃO , senhores, sempre teve PODERES para GOVERNAR, principalmente em países onde quem manda são os RELIGIOSOS.

    AQui mesmo no Brasil, tivemos por longo tempo a IGREJA NO PODER onde a base era a religião com seu entendimentos. Ainda hoje não estamos distantes destes mandos

    PRECISAMOS PENSAR E REFLETIRMOS A RESPEITO DISTO.

    As políticas públicas são implantadas pelos LEGISLADORES e com a anuência dos governantes. Sabemos que a grande maioria das leis, conseguem seguir adiante, com o aceite pelas lideranças políticas. São em verdade os PARTIDOS que permitem que elas sigam em frente e sejam aprovadas.

    Se todos os beneficios criados pelo ESTADO, fossem efetivamente suficientes, NÃO TERIAMOS POBREZA E FOME .

    Em ano eleitoral, muita coisa acontece, como por exemplo o grande novo programa do autal governo brasileiro VOA BRASIL, como fosse algo imprescindível para o cidadão brasileiro.

    É preciso que se verifique como é utilizado pelos vulneráveis com uma renda de dois salários mínimos, as PASSAGENS INTERESTADUAIS. 

    O povo diante de tanta necessidade , como assistência médica,onde pacientes vão a óbito, pela de recursos onde normalmente ele é primeiramente encaminhado, ficando na ESPERA de transferência para uma unidade hospitalar onde sua demanda possa vir a ser atendida, não merecia tão somente o direito de de avião. É sem dúvida alguma programa ELEITOREIRO que busca votos para os partidos que governam o Brasil.

    A IMPRENSA como um todo deveria efetiamente promover uma REAL INVESTIGAÇÃO e REPORTAGEM a respeito de como vive no BRASIL e no MUNDO , os vulneráveis.

    A EDUCAÇÃO É O CAMINHO para que o cidadão conquiste espaço na socidade e possa se tornar pessoa com melhores recursos para uma vida mais digna a ele e seus familiares, mas ainda a grande maioria no Brasil, vive na informalidade, até porque lhe permite obter recuros outros do ESTADO.

    E TENHO DITO.'. PAZ PROFUNDA.'. TFA.'.    

    quarta-feira, 17 de julho de 2024

    LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PRECISA DE REPAROS URGENTES = não atendem de fato o cidadão brasileiro.TFA.'.PP.'.

    16 min 
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    Público
    Partimos dos principios =
    ART. 4 da LINDB - quando a lei for omissa, oJuiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.
    ART.40 CPC - O Juiz não se exime de dicidir sob a alegação da lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico.
    Parag. Único - o Juiz só decidirá por equidade (meio pelo qual se pretende corrigir a lei, aplicando-a com justiça ao caso concreto. Seria uma aplicação justa da norma jurídica ao caso concreto a ser descidido de modo a abrnger oteor normativo.
    Como podem ver, temos Leis omissas. O Juiz não pode deixar de decidir em razão das falhas.
    O que verificamos então é de que o Juiz , por muitas vezes decide pelo seu entendimento, face as falhas existentes na legislação.
    Isto nos mostra a fragilidade com que as LEIS são elaboradas e não tem adiantado a criação das comissões e tudo mais e até mesmo pela votação que é promovida afim de que se aprove algumas Leis.
    O nosso Código Penal, é antigo e o LESGILATIVO, não promove as mundanças necessárias. O que vem sendo feito são pequenos "reparos" diante de um fato relevante. Os legisladores acomandam situações e nada mais.
    No nosso código de transito, o problema é ainda mais grave.
    Enquanto em outros crimes mais comuns , a pesoa é PRESA de imediato e até mesmo chega a ser condenada., principalmente se ela não possuir recursos para contratar uma boa defesa.
    No crime de transito, nos reparamos com absurdos onde condutores embrigados, causam ferimentos e mortes e ele fica livre e solto, cumprindo algums restrições.
    Algo precisa ser feito e os Partidos Politicos deveriam cobrar mais de seus representantes
    Gosto
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