MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







quinta-feira, 25 de julho de 2024

POBREZA - FOME -MISÉRIA - vulnerabilidade social e econômica PRECISAMOS RFLEITIR MAIS A RESPEITO

 POBREZA NO MUNDO :

É uma triste realidade a POBREZA NO MUNDO.

Pelas estatisticas verifica-se que temos mais de um BILHÃO de pessoas sobrvivendo com menos de um dolar por dia e 2,7 bilhões com menos de dois dolares por dia.

Com base no conceito de NOVELLINO e BELCHIOR (2008 p.1) o mais triste é veremos de que MULHERES tornam-se mais pobres do que os HOMENS.

A ONU Organização das Nações Unidas , a FAO Foode and Agriculture Organization e a OIT Organização Internacional do Trabalho,compartilham deste conceito. (desigualdade de gênero).

Em 1995 a ONU com a declaração e programa de AÇÃO DA CIMEIRA MUNDIAL reconheceu a pobreza como pblema central no mundo e responsilizou lideres mundiais pelo fim da pobreza extrema e a diminuição das desigualdades sociais,

Diante das dificuldades encontradas,não se tem capacidade de escolhas para a vida.

No Brasil entre 2002|2013 verificou-se significativa diminuição da pobreza. Em 2014 no entanto havia cerca de 7% da população brasileira vivendo na pobreza e 2,5% na miséria.

Temos no Brasil seres humanos de primeira e de segunda classe.

Apesar de todos os avanços ocorridos no sséculo XXI , 30,49% das mulheres e 19,4% dos homens com mais de 16 anos, não possuem renda (IBGE,2010, on line).

Para SPOSSATI (1996) É INVIÁVEL o enfrentamento das condições de pobreza sem mudanças estruturais, no mundo econômico concentrador embora ainserção da questão nanagenda pública brasileira, em meados de 1990 tenha representado avanços.

Os recursos e serviços são insuficientes.

Em nossa Constsituição de 94 se verifica um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes púbicos e da própria sociedade, com o fim de assegurar direitos, mas mesmo assim insuficientes para atender a demanda.

Trata-se de uma problemática complexa, mesmo com a criação dos programas criados como BOLSA FAMÍLIA, APOSENTADORIA RURAL, BPC dentre outros.

A GLOBALIZAÇÃO foi psitiva por um lado, mas para outro negativa no que diz respeito as deseigualdades entre países ricos e pobres e consequentemente entre cidadãos.

SAKTHIVEL E JODDAR - 2006 - na India existe longa jistória de discussões e debates emtermos de justiça social.

Consta que 93% da população ativa encontra-se na informalidade, no setor autonômo e 36% da popuação vive na linha da pobreza.

           SISTEMAS DE CASTAS E JUSTSIÇA SOCIAL NA INDIA

Século 19|20 articulado por SATYASHODHACK SMAJ - religião estabelecida em 1873 por JYOLISAO PHULE que visava a liberaçao social das castas intocávis de exploração e opressão.

Mulçumanos na India, consta que 40|60% são artesãos e se situam em centros urbanos, tendo pouco acesso ao emprego formal.

Quanto as TRIBOS, são agricultores pequenos.

As mulheres or sua vez enfrentam problemas diferenciados de sobrevivência e saúde devido a divisão sexual do trabalho, encargos dulose triplos legitimados atravéz da ideologia patriarcal que controla a reporodução biológica com acesso desigual ao consumo de produtos dentro do lar.

Enquanto elas enfrentam a violência doméstica no lar (como aqui no Brasil)enfrentam também jutamente com outros membros de outros grupos excluidos a violência siombólica, como física no domínio público.

O sisrema de castas, tem como base a RELIGIÃO HINDUISTA, que apesar de abolida por lei em 1950, ainda está presente na vida dos cidadãos.

Isto nos mostra que tasnto lá como cá, nem sempre a lei atende as demandas, as necessidades reais do cidadão.

CASTAS - gruposocial rigidamente fechado, de caráter hereditario e ligados a determinadas profissões.

BRAHMA - "da cabeça"   XÁTRIAS -"braço"  VAIXÁS -"pernas"

SUDRAS -"pés".

Na parte mais baixa desta piramide temos os SEM CASTA, os PÁTRIAS. Em pelo século XXI este sistema ainda existe.Ninguem é igual na maior democracia do mundo.

A vida de cada INDIANO é formada por doses desigjuais de fé, machismo e uma hierarquia milenar, baseada em castas (SANTANA,2009,p.52 e ONEIL, 2003 p. 38).

Inicmos aqui a leitura de um livro da escritoria e jornalista FLORENCIA COSTA, brasileira que se casou com um indiano.

A RELIGIÃO , senhores, sempre teve PODERES para GOVERNAR, principalmente em países onde quem manda são os RELIGIOSOS.

AQui mesmo no Brasil, tivemos por longo tempo a IGREJA NO PODER onde a base era a religião com seu entendimentos. Ainda hoje não estamos distantes destes mandos

PRECISAMOS PENSAR E REFLETIRMOS A RESPEITO DISTO.

As políticas públicas são implantadas pelos LEGISLADORES e com a anuência dos governantes. Sabemos que a grande maioria das leis, conseguem seguir adiante, com o aceite pelas lideranças políticas. São em verdade os PARTIDOS que permitem que elas sigam em frente e sejam aprovadas.

Se todos os beneficios criados pelo ESTADO, fossem efetivamente suficientes, NÃO TERIAMOS POBREZA E FOME .

Em ano eleitoral, muita coisa acontece, como por exemplo o grande novo programa do autal governo brasileiro VOA BRASIL, como fosse algo imprescindível para o cidadão brasileiro.

É preciso que se verifique como é utilizado pelos vulneráveis com uma renda de dois salários mínimos, as PASSAGENS INTERESTADUAIS. 

O povo diante de tanta necessidade , como assistência médica,onde pacientes vão a óbito, pela de recursos onde normalmente ele é primeiramente encaminhado, ficando na ESPERA de transferência para uma unidade hospitalar onde sua demanda possa vir a ser atendida, não merecia tão somente o direito de de avião. É sem dúvida alguma programa ELEITOREIRO que busca votos para os partidos que governam o Brasil.

A IMPRENSA como um todo deveria efetiamente promover uma REAL INVESTIGAÇÃO e REPORTAGEM a respeito de como vive no BRASIL e no MUNDO , os vulneráveis.

A EDUCAÇÃO É O CAMINHO para que o cidadão conquiste espaço na socidade e possa se tornar pessoa com melhores recursos para uma vida mais digna a ele e seus familiares, mas ainda a grande maioria no Brasil, vive na informalidade, até porque lhe permite obter recuros outros do ESTADO.

E TENHO DITO.'. PAZ PROFUNDA.'. TFA.'.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário