Dizem que nossa evolução é constante e que precisamos acompanhar o que acontece de novo, o tempo vem passando e nos mostrando todas as mudanças existentes nas sociedades pelo mundo. Dizem que precisamos nos atualizar . Para isto é preciso estudo de acompanhamento sobre como o cidadão vivia , vive e viverá com o passar do tempo.
Todo trabalho, também evoluiu e ou se extingue . Os que ficam mutas das vezes precisam estar atualizados com o novo tempo,
O assistente social, trabalha com o propósito de orientar , dar um norte , de como o cidadão em vulnerabilidade social, tenha como enfrentar as suas adversidades e ter como sobreviver e por meio de ações, recuperar suas perdas, e caminhar no sentido de reconstruir sua vida , conquistando sua autonomia, que em alguns momentos perdeu-se .
Para que possamos de fato ajudar , o cidadão em vulnerabilidade, é preciso conhecer a nossa legislação e de como caminhar na conquista de direitos garantidos por Lei ; de como agirmos para que tenhamos efetivamente este(s) direito(s). Para tudo tem uma regra, uma Lei e a partir daí temos um caminho a percorrer afim de encontrarmos soluções para os problemas existentes.
Trabalhamos com POLÍTICAS SOCIAIS , com POLÍTICAS PÚBLICAS , mas....entendo diante de toda a complexidade existente ,que o profissional presta serviço , embasado no seu conhecimento do que existe para se ter. Não somos geradores de LEIS e de termos como tarefa profissional , que agir política partidária. Esta é uma questão pessoal de cada um de acordo com o que cada um pensa, entende e se identifica. O nosso trabalho é executado e só pode ser executado se existir um direito de fato, seja qual for o seguimento que esteja exercendo a sua atividade .
E ainda mais . Temos que atender a todos de forma igualitária , sem discriminação, sem preconceito, vendo as prioridades de cada um e de como planejarmos ações para que o assistido tenha exito nesta empreitada, que não é só do A.S. , mas sim DELE ASSISTIDO . Nada acontece se ele não desejar, se ele não se dedicar a fazer acontecer as mudanças necessárias. É o conjunto da obra que permite que todos os envolvidos tenham exito neste trabalho.
O CRESS , não é uma entidade sindical e tem como objetivo prioritário , acompanhar como as atividades do Assistente Social, estão sendo executadas . Tem , como dever fiscalizar o profissional e não a promoção de movimentos políticos partidários, seja qual for, de direita, esquerda e tudo mais. É dever , observar se o profissional cumpre o seu papel , de orientador , de educador, e que em cumprimento a LEGISLAÇÃO , ele trabalhe com base nesta, em favor daquele que se encontra efetivamente em vulnerabilidade. NÃO PODEMOS OFERECER ALGO, QUE O ASSISTIDO NÃO TENHA DIREITO, TEMOS QUE VERIFICAR SE O ASSISTIDO ESTÁ APTO. A OBTER ESTE DIREITO E QUAIS SÃO OS DEVERES QUE ELE TEM QUE CUMPRIR PARA QUE TUDO SE REALIZE.
PRECISAMOS PENSAR SERIAMENTE SOBRE QUESTÕES POLÍTICOS PARTIDÁRIAS. NÃO É PORQUE ME FORMEI NA ÁREA QUE TENHO QUE SER ISTO OU AQUILO . A PROMOÇÃO DO SOCIAL, CONFORME A LEI PRESCREVE TEM QUE SER CONCEDIDA . quem faz as Leis são os ...Deputados, Senadores, Vereadores . Cabe a eles aprovarem até mesmo tudo que o executivo , encaminha para as casas legislativas.
FELIZ DIA DO ASSISTENTE SOCIAL . Que todos possam ter sabedoria para o entendimento necessário, no sentido de se fazer cumprir esta atividade profissional de forma justa e perfeita .
Nenhum comentário:
Postar um comentário