INTERDISCIPLINARIDADE - Equipe Multidisciplinar ou não .
Em uma Equipe multidisciplinar , acontece uma relação existente entre dois ou mais profissionais , no sentido de ser promovido ações para atender a demanda apresentada, em conformidade com o apurado, devido as adversidades, existente na vida do assistido.
A interlocução (conversa) se faz necessária e esta deverá acontecer de forma à atender ao assistido de forma eficaz e eficiente.
Estas ações acabam tendo que acontecer , mesmo que no equipamento, na instituição em que o Assistente Social, trabalha e dá a sua assistência , não tenha efetivamente a equipe multidisciplinar. Em muitas das situações , face ao diagnósticado , o A.S. , tem que recorer a outros profissionais , no sentido de antender de forma a se buscar sanar as problemáticas exigentes na vida do assistido e dos seus.
O que não podemos é intervir no que o outro profissional ,entenda que seja necessário. O diálogo sim, intervenção não , uma vez que cada profissional tem o seu devido conhecimento e procedimentos específicos no sentido de que o cidadão seja atendido.
A interlocução no sentido de se obter um conhecimento amplo de toda a problemática apresentada pelo cidadão , se faz necessária para que todos possam caminhar no mesmo sentido que é o de ajudar ao cidadão , a enfrentar , e buscar resolver os problemas existentes.
Vamos dar um exemplo :
Em uma instituição que cuida da saúde , vamos encontrar a atuação de médicos e profissionais da saúde, bem como a do assistente social, onde todos participação desta interlocução e tudo no sentido de se resolver a necessidade do paciente .
Cada prolfissional, dentro do seu conhecimento faz a sua intervenção de maneira a solucionar o problema apresentado. Acontece a interlocução, onde todos tomam conhecimento das problemáticas, mas respeitando-se .
Em um Equipamento de acolhida, onde nem sempre existe a equipe multidisciplinar, o A.S., diante da problemática diagnosticada ne entrevista de acolhida e mesmo durante o acolhimento quando os acompanhamentos acontecem, é necessário que o A.S. , para que o seu assistido caminhe na solução de seus problemas, o encaminhe para atendimento médico, jurídico e tudo mais . A interlocução , poderá acontecer pela escrita, ou seja, pelo encaminhamento (relatório) onde se expõe as necessidades a serem avaliadas e solucionadas.
Cada seguimento , tem as suas obrigações , no atendimento e cada qual com a sua metodologia. O que o A.S. , muitas das vezes tem que conhecer é a metodologia e o que as demais areas , de atendimento ao cidadão promovem, por direito e que permitam que ele possa regularizar a sua situação, de maneira a ter como caminhar para a conquista de sua autonomia .
Não estudamos de tudo , quando de nossa formação acadêmica. Quando já o exercicio de nosso trabalho e que as coisas acontecem e o que temos a fazer é buscar conhecer de como tudo funciona e de que forma poderemos intervir , para que o assistido seja eficazmente atendido.
Lidamos com seres humanos , e em sua maioria se encontram em vulnerabilidade e precisa de um efetivo apoio , para que ele possa resolver suas pendencias, para que ele possa recomeçar a sua vida e tudo mais .
Por isto é que mesmo você estando em um equipamento social, que acolhe este cidadão em vulnerável, é preciso que você conheça bem a sua historia e mesmo que alguma ação não faça parte , você pode perfeitamente intervir sem intervir com as ações de outro profissional, bem como deve agir no sentido de se trabalhar com a família deste,uma vez que assim, até se poderá estudar de como preparar a ambos , para a volta à família.
Um assistido seu, em acompanhamento , lhe informa a existência de um problema de ordem judicial, como uma pendência, como conseguir uma certidão em algum departamento da justiça . Você poderá no sentido de sanar esta pendência , encaminhar um ofício ao JUIZ competente , por exemplo.
Vamos imaginar que ele cumpriu uma pena , mas que para que ele possa estar devidamente liberado , vamos dizer assim, muitas das vezes se faz necessário que ele requeira uma CERTIDÃO DE OBJETO E PÉ , junto ao judiciário para que ele consiga dar baixa e regularização do seu antecedentes .
Nos atendimentos muitas das vezes , existem fatos que vão além do que se promove, mas podemos sem ferir qualquer ética , sem interferir , sem qualquer outro prejuízo, intervirmos de forma a ajudar efetivamente o cidadão que precisa de ajuda .
Abraços fraternais a todos .'. paz profunda.'. luz, sabedoria, vida longa e próspera .'.
E tenho dito .'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário