MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







segunda-feira, 26 de abril de 2021

Saber é preciso, principalmente quando damos a nossa opinião a respeito de algo. PENSE NISTO. Participar, somente quando temos o conhecimento.'.

 O quer vivemos neste momento? Uma grande participação do ser humano, sendo ele cientista, jornalista ou nada disto. O momento nos leva a falarmos a respeito da PANDEMIA, que se instalou no mundo. 

Infelizmente, a grande maioria ou "NINGUÉM" sabe nada. 

Os cientistas, tentam de alguma forma explicar ao povo, o que pode ser isto ou aquilo, mas creiam são apenas notas imaginárias. cientificamente pouco se sabe ou não se pode revelar ao povo. 

A VERDADE NEM SEMPRE PODE SER DITA AO POVO. Isto é uma grande verdade, mas poucos acreditam nisto. Quem duvida da verdade que está se propagando na sociedade é considerado NEGATIVISTA, por exemplo mas é que o que sempre temos como informação, não é a verdade dos fatos na integra, pois a verdade poderá se tornar um grande problema na sociedade. 

Todo mundo, fala de tudo e o pior, faz de tudo acreditando que está certo, pois ouviu, leu, assistiu e a fonte foi considerada digna de se acreditar.

Pare para pensar. Nem a historia do Brasil, até aqui passada aos "alunos" é verdadeira. TIRADENTES, muitos o consideram HEROI, pois a historia mostra assim. Os da esquerda devem aprovar com certeza, mas quem foi de fato TIRANDENTES. Pesquisa e busca a verdade.

Todos falam que devemos respeitar as RELIGIÕES, mas infelizmente existe o  preconceito e a discriminação, pois cada religioso, acredita naquilo que lhe foi ensinado e segue fielmente o que lhe mandaram seguir, pois nos mostram que ESTÃO CERTOS. Se pesquisarmos no entanto vamos verificar que em cada RELIGIAO , existe um pensamento próprio. A BIBLIA original, ou pelo menos aquele que nos foi apresentada como sendo a primeira, nos ensinou o que hoje, já não se considera mais. Mudanças foram criadas e entendimentos diversos surgiram na sociedade, 

Tudo nos mostra que NADA SABEMOS, mas mesmo assim, nos consideramos seres de SABEDORIA, e cada um tenta levar ao seu próximo, de que ELE é que está certo. 

Na JUSTIÇA, temos milhares e milhares de seres que se tornaram doutores na matéria, mas a divergência de entendimento é constante. É por isto que as decisões nem sempre são iguais. O entendimento de cada um é divergente. E no fim, temos que aceitar o decidido e com base nisto justificamos o  que acertamos e o que erramos. Tudo em razão do entendimento divergente que temos.

O BRASIL, é um PAÍS CONTINENTAL, e por isto temos uma diversidade muito grande de seres humanos, vivendo de maneiras diferentes. Todo mundo grita por igualdade, mas onde se vê a igualdade? Ninguém é e nem será igual a ninguém. 

PRECISAMOS GENTE É ESTUDARMOS DE TUDO UM POUCO PARA TERMOS BASE PARA QUESTIONARMOS OS NOSSOS REPRESENTANTES, que nos últimos trinta nos, vem promovendo ações em favor deles próprios e dos "amigos" e familiares. 

SOMOS PEQUENOS, demais Gente, para nos apresentarmos como senhores da sabedoria. 

Precisamos reconhecer a nossa fraqueza e UNIDOS, termos a humildade para aprendermos como melhor caminharmos na luta por melhores dias. 

sexta-feira, 23 de abril de 2021

DEMOCRACIA. SEGURANÇA JURIDICA. coisas que precisamos entender melhor.

 Amigos e todos mais. Acredito que estamos continuando no caminho errado. O povo brasileiro em grande número, continua sendo analfabeto, desqualificado, sem profissão definida, sem escolaridade, formação escolar e até sem a educação que todos deveríamos ter.

Mas, como conseguir tudo isto? Infelizmente há mais de trinta anos, não temos tido governantes preocupados com o povo e sua condição. Em épocas anteriores, tínhamos sim, nas ESCOLAS PÚBLICAS, um ensino de qualidade, mas ao longo do tempo, o ensino mudou e mudou para pior, pois a preocupação maior foi a de nos ensinar IDEOLOGIAS, que já não existem mais pelo mundo todo. Até mesmo a qualidade dos DOCENTES, não é mais a mesma. 

Antigamente, quem estava em escola pública tinha um ensino que preparava o aluno, com certeza. Hoje não mais, a não ser em escolas particulares. O ensino superior, também é preocupante, pois temos muitas faculdades que não aprimoram a forma de qualificar verdadeiramente o estudante. Temos muitas com ensino fraco.

Hoje, estamos vivenciando discurso promovido pelo STF, justificando as suas decisões, em razão de sermos um PAÍS DEMOCRÁTICO , e que as instituições atual em respeito ao que consta em nosso ordenamento jurídico e que este continue a garantir a segurança jurídica e que se respeite o contido em nossa Constituição e demais códigos onde temos escrito, as LEIS, que devem ser obedecidas e seguidas por todos. No entanto o que assistimos é ações imaginárias e que contem justificativas de estarem sendo tomadas em respeito à nossa legislação vigente. Não é bem assim. 

NÃO SOU NEM CONTRA E NEM A FAVOR DE SERGIO MORO, mas alguém teria que ter a coragem de explicar, principalmente aos MAGISTRADOS DO STF, que MORO, nãos fez tudo sozinho.

Em nosso ordenamento jurídico existem caminhos a serem percorridos. Ele como JUIZ DE PRIMEIRA INSTANCIA, foi até onde lhe permitiram ir. Não podemos esquecer de que existem JUIZES DE INSTANCIAS SUPERIORES , e que tudo aquilo que não condiz com o DIREITO, com o que o ORDENAMENTO JURIDICO nos impõe, não estando de acordo com o que a LEI DETERMINA, ele precisa ser questionado. Me parece que isto foi feito, pela defesa de   LULA, mas , as DECISÕES foram aceitas por outros MAGISTRADOS . Tudo foi feito com a concordância de JUIZES DE INSTANCIAS SUPERIORES . Será que o STF , somente ELE , está certo? E os demais juízes que concordaram com as decisões de MORO ? Tem muita gente que deveria, então, ser investigada e jugada. Até mesmo o STF, mas este não tem quem manda neles. Esta é a verdade. Demoramos anos e anos e agora vamos reiniciar processos, que vão demorar mais anos e anos e ainda privilegiar não somente LULA, mas muitos outros LADRÕES , que comprovadamente foram causadores de danos ao PAÍS como um todo. 

Tem alguma coisa errada. Será que vamos continuar sendo analfabetos a ponto de deixarmos uma classe política PODRE, decidirem por conta deles o nosso destino? Será que eles vão continuar com os mesmos PODERES E RIQUEZAS ? 

Quando é que o POVO , vai continuar elegendo FROTA, TIRIRICA e tantos outros que nada entendem e nada fazem em favor do bem comum ?Até quando o POLÍTICO vai continuar assinando o que o PARTIDO QUER? Muitos que estiveram na política, sentiram a força do poder . Nada puderam fazer, como CLODOVIL, SERGIO REIS e tantos outros. 

Precisamos aprender a escolher melhor nossos representantes. Nos lastimamos por acreditar em DORIA e hoje sabemos quem é este senhor  e o que ele tem feito, a todos nós. Vamos continua assim?

PENSEM POR FAVOR. 

sábado, 10 de abril de 2021

DEMOCRACIA, CIDADANIA, REPRESENTATIVIDADE - você precisa entender o que é o como deveria agir.'. PAZ PROFUINDA.'.TFA.'.

 

 GENTE. Já passou da hora, você ir em busca de conhecimento. Sem ele você não tem como agir, em prol do bem comum. Você sabe o que é BEM COMUM? VOCÊ SABE O QUE É PARTICIPAR DA DEMOCRACIA? NÃO BASTA VOTAR. 

Desde que o mundo é mundo, sabemos como é uma vida em sociedade. No inicio dos tempos no entanto, o homem é quem resolvia por ele mesmo todas as situações de conflito e de sobrevivência. Era cada um por si na sua defesa, dos seus e daquilo que possuía. Com o tempo, surge, filósofos que estudam o homem e a sociedade e em seus escritos e falas, tentam discutir a possiblidade de serem implementadas ações, no sentido de se ter uma vida mais digna e justa. Em tempos distantes, tudo se acreditava que vinha de DEUS. Depois iniciou-se um período em que o homem passou a ser reconhecido e os estudos, mostravam que ELE, é quem deveria ser protagonista. Com o tempo, criaram-se os ESTADOS e com estes, surgem mudanças significativas, onde os "donos do poder" , passaram a ser outros. Os Reis e demais cidadãos que possuíam força, poder, riqueza é quem comandavam. Com a criação do ESTADO, imaginou-se que haveria um melhor controle da sociedade, no sentido de se criarem normas/ regras, onde garantiriam uma vida de paz, harmonia, onde haveria o devido respeito ao próximo. A Igreja, perdeu o comando que tinha. Os poderosos, deixaram de ser os grandes proprietários e donos de decisões. Aqui no Brasil, tivemos um período onde fomos subordinados aos Reis, aos Monarcas. O tempo foi passando e conquistamos a nossa INDEPENDÊNCIA. chegamos até a Republica. 

Tivemos governos diversos, e com certeza muitos viveram sob o comando de POLÍTICOS, onde cada qual que tinha o poder de decisão, implantou o que acreditava ser certo. Talvez somente aos comandantes, mas não ao povo. Critica-se muito, o governo militar, como sendo uma "ditadura", mas os que tem coragem sabem que não foi bem assim. A união dos políticos, teve uma intenção maior onde o povo, não soube avaliar o que eles de fato queriam. Acreditaram que era para o bem do povo, mas ...infelizmente foi em prol deles todos e dos amigos, que se enriqueceram e desviaram o que hoje temos conhecimento. 

Mesmo assim, por falta da VERDADE, ainda muitos acreditam na classe politica que nós elegemos, acreditando serem estes fieis ao povo e que ali elaborariam leis em favor de todo o cidadão. Não é assim. Democraticamente, os elegemos, mas deixamos que eles conduzam tudo a bel prazer. É preciso que você saiba, que o cidadão eleito, por si só, nada resolve. Se você frequentar algum curso, promovido por qualquer dos partidos, além de particularidades de cada um, você vai aprender que, quem APROVA E ENCAMINHA LEIS, são os LIDERES DOS PARTIDOS. Nada tem sequencia se o PARTIDO NÃO QUIZER. Sendo assim, o interesse não é tão somente em favor do povo, mas com interesses diversos. É assim que muitos empresários, amigos, afilhados e instituições foram e são beneficiadas. 

Para que a nossa DEMOCRACIA, funcione, é preciso da participação efetiva do povo. Infelizmente o povo tem que estar fazendo parte das "comissões" . Tem que questionar os seus representantes, e hoje temos diversas formas de tentarmos interferir. Se você apenas votar e deixar que o seu representante e o partido faça o que bem entender, vamos continuar como estamos. Na verdade é preciso que você estude sobre o voto Distrital. Ele valendo, serão eleitos AQUELES QUE O POVO VOTOU DE FATO E QUE TEM A MAIORIA DOS VOTOS. Hoje , um bem votado, leva dois ou mais políticos a fazerem parte do legislativo e pelo que mostram, são pessoas insignificantes, que nada colaboram para o nosso bem estar e muito menos em favor de termos uma vida mais digna e justa, como precisamos. Temos é que acabar com isto e com conflitos meio que pessoais, onde se briga por raça, por credo, por cor. Quem ganha com isto. POUCOS. Simplesmente assim. POUCOS. Nós cidadãos não temos o direito à aumento de salário, mas ELES, todos tiveram e vão continuar tendo. O mais absurdo foi o aumento de 46% para os Executivos. Outro grande absurdo foi o aumento da Assistência Médica, onde eles gastavam 50.000,00 E AGORA O PLANO ASSISTENCIA DOS POLÍTICOS FOI PARA r$150.000,00, e outra coisa, toda a família tem direito a usa-lo e quando digo família, não é cônjuges, filhos. O direito se estende. E todos nós ficamos QUIETOS ACEITQANDO TODA ESTA BANDALHEIRA. Por isto é que temos pessoas na política, como o MONSTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi o mais votado como deputado e agora VEREADOR. Teve até aqui CINCO MANDATOS. Foi o povo que o elegeu. Por isto temos tantas bandalheiras por todo o Brasil. Você precisa ter uma melhor formação escolar. Você não pode simplesmente se contentar com LER E ESCREVER. É preciso muito mais do que isto. Por isto é que a metade da população brasileira, não tem ESGOTAMENTO SANITÁRIO. Por isto não temos um plano HABITACIONAL que atenda as necessidades das famílias. Minha Casa Minha Vida, vocês sabem onde eles foram criados, mas em muitos vocês não conseguem RESIDIR, pois o mundo do crime, toma conta e o Estado , nada faz. Mesmo criando moradias no centro da capital, as moradias são construídas ao lado da CRACOLANDIA , que ninguém tem a coragem de enfrentar e solucionar. OS DEPENDENTES QUIMICOS e outros que fazem parte do crime, continuam vivendo a céu aberto e o pior levando TERROR a todos os cidadãos honestos que por lá circulam e que possuem algum comércio. 

TENHA CORAGEM E SE UNAM NO SENTIDO DE MUDARMOS ESTA REALIDADE.'.

domingo, 4 de abril de 2021

FAPPS SP .'. SERVIÇO SOCIAL .'.

 


Serviço Social & Sociedade

Print version ISSN 0101-6628

Serv. Soc. Soc.  no.103 São Paulo July/Sept. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282010000300010 

DEPOIMENTO

 

FAPSS: Uma História de 70 anos...Histórico da fundação e evolução do Instituto de Serviço Social, hoje Faculdades Paulista de Serviço Social São Paulo e de São Caetano do Sul

 

 

Introdução do Serviço Social em São Paulo e no Brasil

Os primeiros movimentos organizados no Brasil, no sentido da criação do Serviço Social, ocorreram na década de 1930. Em 1932, foi formada uma associação com a finalidade de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã, com a preocupação de preparar "trabalhadores sociais". Essa associação, o Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) fundado em setembro de 1932, dedicou-se à difusão da doutrina social da Igreja e à formação social católica, criando a Escola de Serviço Social (ESS), em 1º de fevereiro de 1936. O interesse dessa criação se fundamentava nos resultados obtidos pelos métodos do Serviço Social em outros países que já o adotavam. Houve, nesse momento, o apoio das autoridades eclesiáticas, com a ministração do curso para mulheres. Logo nos primeiros anos de funcionamento da Escola de Serviço Social, sentiu-se a necessidade de angariar e formar elementos masculinos na profissão. Em 1938, o dr. Carlos Magalhães Lebéis, então diretor do Departamento de Serviço Social do estado, alertou a diretoria do Centro de Estudos e Ação Social para esse fato, sendo que esses profissionais devessem atuar "na solução dos mais graves problemas sociais de São Paulo". A Juventude Universitária Católica (JUC) deu inteira colaboração a essa posição.

 

Escola de Serviço Social

Organizou-se na Escola de Serviço Social um curso intensivo, com a matrícula de alguns alunos. O curso era noturno para atender aos interesses dos alunos, em razão de eles serem obrigados a trabalhar durante o dia, mesmo porque a Escola de Serviço Social só funcionava pela manhã.

Em 1939, a Escola de Serviço Social recusou-se a manter esse curso, porque seu propósito fora formar apenas um número limitado de profissionais masculinos, tidos como necessários para atender à demanda da época. Com esse procedimento, somente os que tinham possibilidade passaram a frequentar o curso pela manhã; os demais viram-se obrigados a abandoná-lo.

Houve muitas tentativas visando à reabertura do curso noturno, mas os resultados mostraram-se infrutíferos.

Todavia, não se podia perder o ânimo dos então alunos e nem prejudicar aqueles que já haviam iniciado o curso. Em vista disso, um grupo de assistentes sociais e de professores — pertencentes aos quadros da Juventude Universitária Católica — estudaram a possibilidade concreta de fundar um "estabelecimento para a formação de assistentes sociais masculinos".

Desse esforço nasceu o Instituto de Serviço Social (ISS), hoje Faculdade Pau-lista de Serviço Social (FAPSS).

 

O Instituto de Serviço Social

Entre as pessoas que trabalharam para a criação do Instituto de Serviço Social encontravam-se os professores André Franco Montoro, Francisco de Paula Ferreira, Ernani de Paula Ferreira, José Pinheiro Cortez, Ugo Guimarães Malheiros, Luiz Carlos Mancini, Tolstoi de Paula Ferreira, os drs. Plínio Corrêa de Oliveira, Fernando Furquim de Almeida, José Pedro Galvão de Souza, José Benedito Pacheco Sales, João Payão Luz, Geraldo Gomes Corrêa, cônego Sílvio de Moraes Matos e outros.

As dificuldades naturais encontradas foram superadas após sucessivas e trabalhosas reuniões.

A 2 de março de 1940, instalou-se oficialmente o Instituto de Serviço Social, de São Paulo, em sessão solene no salão da Biblioteca do Ginásio do Mosteiro de São Bento. A JUC providenciou junto à Cúria Metropolitana um assistente eclesiático, tendo sido nomeado o pe. Antonio Leme Machado. Elegeu-se, então, a primeira diretoria: presidente: José Pedro Galvão de Souza; secretário: dr. Ernani de Paula Ferreira; tesoureiro: dr. Luiz Carlos Mancini; bibliotecário: prof. Francisco de Paula Ferreira; assistente eclesiático: pe. Antonio Leme Machado.

 

Organização do Curso

Em 1940 e 1941 o curso, funcionou com duas modalidades distintas em caráter intensivo e regular: parte teórica e parte prática, esta subdividida em estágios, visitas, obras sócias e círculos de estudo.

Das disciplinas do curso intensivo, em 1940, constavam: Serviço Social, Biologia, História, Moral, Visitas Sociais, Círculos de Estudo, Círculos Técnicos de Visita; e do curso regular: Serviço Social, Moral, Biologia, História, Sociologia, Psicologia, Direito, Medicina Social, Estatística, Religião, Círculos de Estudo, Seminários e Visitas a Obras Sociais.

Em 1941, foram acrescidas ao curso regular as disciplinas: Direito Social, Direito do Menor e Psicotécnica.

Desde sua fundação até 1941, o Instituto de Serviço Social funcionou nas instalações da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, da Ordem Beneditina. No seu terceiro ano de funcionamento, em 1942, mudou-se para as instalações da rua Quintino Bocaiúva, 176, Edifício das Arcadas, também com a participação da JUC, libertando-se, dessa forma, da tutela dos beneditinos.

Em 1944 foi estabelecida a inspeção estadual, posto que já em 1939 o governo estadual havia reconhecido a Escola de Serviço Social e passara a fiscalizar os cursos de Serviço Social ministrados pela Escola de Serviço Social e pelo Instituto de Serviço Social. Nesse mesmo ano, o ISS participou da Semana de Previdência e Assistência Social, realizada no Rio de Janeiro.

O curso foi implementado, formando novos profissionais masculinos, recebendo alunos regulares e, na qualidade de bolsistas, alguns encaminhados por diferentes entidades: Iapi, Senai, Sesc, Senac, LBA, CAPSP, Capfesp, Sesi, Casmu e do próprio ISS.

Em 1949, por determinação legal, o ISS transformou-se na Sociedade de Serviço Social, pessoa jurídica, entidade mantenedora à qual o próprio Instituto de Serviço Social passou a pertencer, com o propósito de ministrar o curso.

Em 8/6/1953 foi promulgada a Lei n. 1.889, e, em 2/4/1954, o Decreto-lei n. 35.311, que regulamentava a lei, quando foi entregue ao Ministério da Educação e Saúde o pedido de reconhecimento do Instituto de Serviço Social, ocorrido em 8 de janeiro de 1957, por meio do Decreto Federal n. 40.719, publicado no Diário Oficial da União de 17/1/1957.

 

Instituto e PUC, São Paulo

Em 1946, o Instituto de Serviço Social tornou-se um dos elementos na constituição da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Naquela época, para a existência de uma universidade, a lei exigia o funcionamento de pelo menos cinco faculdades de diferentes áreas do saber. O Instituto de Serviço Social e a Escola de Serviço Social participaram dessa criação, que se concretizou em 22 de agosto de 1946. Desde então o ISS passou a ser Instituição Complementar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, depois faculdade agregada à PUC/SP.

Em 1962, a partir do movimento iniciado pelo Centro Acadêmico 3 de Março, sob a liderança do aluno Carlos Alfredo de Souza Queiroz (como assistente social, foi secretário de Estado da Promoção Social, no governo André Franco Montoro — 1983-86) e com anuência dos órgãos diretivos, o Instituto de Serviço Social mudou de denominação, passando a chamar-se Faculdade Paulista de Serviço Social, conforme Decreto n.º 472, de 5/1/1962, do Conselho de Ministros de Estado. No entanto, a Sociedade de Serviço Social, mantenedora da faculdade, visando a não extinção do nome do Instituto Social, em razão dos seus méritos e tradição, houve por bem manter com o mesmo nome um órgão de estudos e de pesquisa científica na área social.

 

FAPSS, São Caetano do Sul

Em 1965, por interesse da prefeitura de São Caetano do Sul, que visava oferecer à população jovem o ensino superior, posto que nos níveis primário e secundário a cidade já se achava em condições de atender a toda a demanda, a Faculdade Paulista de Serviço Social, devidamente referenciada pelo então Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, promoveu gestões para a criação de um curso de graduação em Serviço Social na cidade, como sua extensão.

O curso começou a funcionar em 1966, formando a primeira turma de assistentes sociais em 1969. Em 1972, o citado curso de Serviço Social de São Caetano do Sul foi autorizado a funcionar independentemente, pelo Conselho Federal de Educação. Em 1974, foi oficialmente reconhecido pelo Decreto Federal n. 72.249. Desde então, a Sociedade de Serviço Social de São Paulo passou a ser mantenedora da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul e do Instituto de Serviço Social, entidades independentes e com objetivos próprios, específicos e definidos.

 

Faculdade Paulista de Serviço Social

Em 1971-72, em consequência da reforma universitária, determinada pela Lei n. 5540/68, foi oferecida à Faculdade Paulista de Serviço Social a transformação da figura de agregação para a de incorporação. Todo o acervo da faculdade passaria à gerência da Fundação São Paulo, mantenedora da PUCSP, e esta passaria a conduzir a ministração do curso.

Debatido longamente o assunto com a administração, docentes e discentes, a congregação da faculdade rejeitou a incorporação proposta, mantendo-se a figura de Instituto de Ensino Superior situação em que se acha até o presente.

Em 1972 foi assinada a desvinculação da agregação à PUCSP, pelo então presidente da Sociedade de Serviço Social, prof. Sérgio Furhmann e pelo então diretor da Faculdade Paulista de Serviço Social, prof. Heliton Betetto.

Ainda em 1972, em agosto, a faculdade foi transferida da rua Sabará, 413, Higienópolis, para a rua Conselheiro Brotero, 1140 no mesmo bairro com autorização do Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação e Cultura. Em 1980, com a aquisição de instalações próprias, transferida para a rua Lopes Chaves, 273, Barra Funda, num prédio de seis andares, onde está até hoje.

 

A FAPSS hoje e o novo perfil profissional

As faculdades Paulista de Serviço Social de São Paulo e São Caetano do Sul já formaram, respectivamente, 67 e 39 turmas de profissionais. São mais de 6 mil assistentes sociais atuando nos mais diferentes recantos do Brasil e em diversos países do mundo. No decurso de seus setenta anos de existência formaram assistentes sociais, adequando-os ao seu tempo; ajudaram a desenhar-lhes um novo perfil, capacitando-os a assumir outros papéis na sociedade. Passaram-lhes conhecimentos teóricos, técnicos e estratégicos, tornando-os capazes de intervir na sociedade, de promover e dinamizar a interação entre as pessoas na sociedade e no contexto das organizações, capacitando-as a atuar nos mais diferentes segmentos das Ciências Humanas.

À luz dos valores e princípios éticos da profissão ensinaram-lhes a atender os usuários, conscientizando-os do seu potencial adormecido, que precisava ser resgatado e alavancado para a ação. Orientaram-nos a agir com inteligência e a intervir na realidade e nas circunstâncias da vida, a trabalhar o desenvolvimento integral do usuário, contrapondo-se ao paradigma de que "assistente social é vocacionado para ajudar as pessoas em situação problemática".

É o que caracteriza a FAPSS ao chegar aos 70 anos, preocupada em delinear o novo perfil profissional do assistente social, cujo campo de atuação se abre num leque imenso de possibilidades, agora no século XXI.

 

Prof. Heliton Betetto
Assistente Social
Diretor da FAPSS, São Paulo
fapss-sp@fapss.br

 

 

Artigo recebido em mar./2010
Aprovado em jun./2010

GRATIDÃO à Deus, aos amigos , à família e até mesmo aos inimigos, se é que tive ou tenha .'.

 



SOMOS GRATO, primeiramente à Deus, que me permitiu ao longo da vida, ter sempre um aprendizado, que regularmente me fez modificar a minha vida à cada tempo. Tive a graça de ter tido uma família, que me deu orgulho e que me concedeu o conhecimento de muitas situações, onde pelo que viveram, e também aprenderam, e que me serviu de norte, para saber como proceder. Nada fui, nem sou e nada serei, a não ser um eterno aprendiz. A vida, tem valores e princípios que devemos conhecer e aplicarmos, pois não somos sozinhos no mundo. Vivemos em uma sociedade e em sociedade devemos ter o respeito a cada um de nossos semelhantes. Tive a graça de ter tido até onde foi possível, um bom aprendizado, até o ensino médio. Circunstâncias, me impediram de continuar. Acreditei que tinha o dever de constituir uma família, mesmo não tendo condições para tal. Em nada me arrependendo e faria tudo de novo. Em muitos momentos, mesmo fazendo algo meio que impossível, você precisa ter atitudes e não só ter atitudes, mas saber se responsabilizar por elas. Não temos o que temer e até mesmo assumir erros. Não sou, como muitos IMPERFEITO. Não fiz o que imagina, e muitas das coisas, fiz com ajuda de pessoas com quem convive. Não é fácil, muitas das vezes, pois você estando em situação inferior, você vive certos aborrecimentos, pois escuta o que não precisava, mas faz parte de todo o processo. A luta, foi sempre contínua, como até hoje. As dificuldades são sempre muitas, pois vivo da luta e do meu trabalho. As conquistas até acontecem, mas demoram. Sou agradecido à família que consegui constituir. Embora não tenha conduzido do jeito que gostaria, eles conseguiram por esforço próprio, conquistarem uma vida digna. Casado e com três filhos, trabalhando de dia e de noite, consegui cursar o curso de SERVIÇO SOCIAL , pela FAPSS SP. e posteriormente, consegui ingressar no Curso de Direito, onde parei por bom tempo, devido a problemas de saúde e financeiros. Hj também vivo este momento mas apesar das adversidades, continuo na luta e estamos no final do Curso de Direito e onde estamos no fim de um Curso de Pós Graduação em Direito e Processo Civil. Muitos outros aprendizados, aconteceram. Participamos de todos que nos foi possível. Graças a Deus, mesmo sendo admitido muitas das vezes em um cargo, conseguimos avançar e irmos para outros. Consegui coisas que muitos outros não tiveram a mesma sorte, mas acredito que foi pela minha dedicação que sempre tive em termos de trabalho. O caminho do conhecimento e do trabalho é que poderiam me permitir dar aos meus dias. Quando nasceu ou quase nasceu o primeiro filho, tivemos um momento de tristeza e confesso que me revoltei com Deus. Não tinha dinheiro nem para o sepultamento. Mas a vida é assim. Depois foi que tivemos um outro filho e depois gêmeos. Sou agradecido a Deus. Em minhas atividades profissionais, tive a felicidade de ter pessoas que me ajudaram a caminhar e desenvolver o meu papel e outros. Servir, é uma palavra que sempre esteve comigo. Mesmo com sacrifícios, acredito ter cumprindo o meu papel. Em termos de religião, conheço o Kardecismo, a Umbanda, o Candomblé, bem como filosofias como a Ordem Rosacruz Amorc e em todas, tive um ensino que me deu condições para conseguir diferenciar o bom do mal. Tento aplica-los regularmente, mas sei que continuo tendo erros. Mas não tenho medo, ou qualquer outro tipo de sentimento e sei reconhece os meus erros. Sei me desculpar se preciso e sei me modificar. Estive em vários seguimentos da sociedade e conhecido muitos lados da vida. Mas os valores e princípios que me ensinaram, sempre foram aplicados.

Sei que o caminho é o respeito mútuo. Sei que é preciso ir em busca de conhecimento. Sei que o trabalho honesto precisa ser praticado. Sei que defender o que consideramos errado, faz parte de todos nós. Sei que a inveja, não tem que existir, mas ela esta presente, em nosso dia a dia. Sei que ter conquistas prejudicando o próximo também não é o caminho. Por isto sempre assumi tudo, mesmo não tendo feito da forma como foi mostrado. A minha amizade é verdadeira, única, apesar de falar o que penso, isto não me interfere e não me faz ter qualquer tipo de sentimento que possa estragar uma amizade, embora nem todos conseguem enxergar desta maneira. A amizade é algo importante em nossas vidas, mas poucos são aqueles que realmente se tornam amigos. 

Chegamos aos 74 anos. Talvez tenha mais coisas a fazer neste mundo terrestre, pois assistimos muitos com idade inferior nos deixarem, mesmo sendo estes pessoas dignas e que nos serviram de exemplo. 

Nunca me preocupei em estar RICO. A minha preocupação é ter o suficiente para viver e dar uma vida aos meus. Nada mais. Pra que? Eu talvez seja inocente em muitos momentos, mesmo tendo aprendido muito enquanto POLICIAL CIVIL, ASSITENTE SOCIAL e TRABALHADOR COMUM, pois sempre procurei observar os fatos e os atos. Graças a Deus, sempre continuei seguindo o meu caminho e não permitindo que outros tivessem a  capacidade de me fazer seguir o caminho que eles apontavam. Não sei se estou certo. Talvez, não, mas é assim que entendo ter que ser. 

PENSEM NESTA HISTORIA IDIOTA, que posto. Talvez os levem à algum lugar.

Fui engraxate no largo das Perdizes, trabalhei na feira da rua Marta, fui office-boy, fui motorista de taxa autônomo, de frota, particular, de entrega em empresa, de diretoria, auxiliar administrativo, fui investigador particular, investigador de seguros, policial civil, segurança, assistente social, servi o exercito à meu pedido e ali após instruções junto ao QGR/2 Intendência, fui motorista dos oficiais onde tive a oportunidade de visitar todas as unidades do Estado. Ali, tive a felicidade de conhecer um Oficial chefe do Estado Maior, bem como sua esposa. Foi uma das grandes pessoas com quem convivi. Um casal extraordinário, de uma simplicidade que eu nunca tinha visto. Talvez tenha errado em não continuar e ser transferido para o interior, onde foi ser o comandante e isto porque um oficial do Transporte havia me dito que eu seria o último a sair e eu disse a ele que não. E assim saí na 1a baixa e não núcleo base como ele queria. Oficial arrogante. Infelizmente sempre tem gente assim. Na Tv Paulista Canal 5, entrei como Office-boy, passei a ser Auxiliar Adm. , Aux. Depto. Comercial, depois Coordenador de Slides, fui Assistente de Produção das Tele Aulas, da Sec. da Educação, participei de muitas figurações e comerciais que eram ao vivo à época. Ali tive a felicidade de conviver com grandes astros do teatro e tv. Tinham uma vida difícil. Sobreviviam, tão somente com muita luta.  Na OLYMPIA do BRASIL, entrei como motorista de entrega, pois era a vaga que tinha, mas passei a servir a Diretoria, tendo sendo transferido para o Controle de Estoque. Agradeço ao Sr. Marquez, bem como à Assistente da Diretor e Diretora. Na SEMER tive a oportunidade de conviver com os donos dela, que diariamente percorriam a fábrica, cumprimentando a cada um dos funcionários. Ali fizemos grandes amigos. Na FAPPS onde me formei em Serviço Social, sou grato ao Mestre Alfio e nosso Mestre e Diretor Helliton Beteto, bem como ao Mestre e depois Diretor da FAPSS SCSUL , "conhecido como minha empresa", pois falava muito da Sadia, onde construiu o serviço social, Mestre DANILO VIEIRA. Quem segue uma vida direita, se sujeita a muita coisa e tenta superar as dificuldades. Não temos que cair no crime, nem na violência gratuita e as vezes até justyificáveis. 


QUE DEUS LHES PERMITA ENTEDER O SENTIDO DA VIDA. LUZ, SABEDORIA, VIDA LONGA E PROSPERA.'. TFA.'. SSU.'. E paz profunda.'.

CONTINUAMOS A VIVER A MENTIRA OU É CERTO VIVERMOS A VERDADE? seria muito bom refletirmos a respeito de vários temas.'.


Como é sabido por todo o mundo, o homossexual existe desde que o mundo existe, e não vai deixar de existir. 

O que não deveria existir e acredito que é isto que incomoda a todos, é a questão do comportamento daquele que se diz homossexual. Eu não tenho nada contra até porque é uma escolha de cada um e devemos respeita-la. O que promove o incomodo é de como alguns se comportam na sociedade. Eles não se preocupam com o próximo. Acreditam que eles possuem um direito e que este não tem limites.

Temos exemplos na sociedade de muitos que até nem conseguimos identifica-lo como sendo homossexual e é isto que todos os demais deveriam observar e ser.

O RESPEITO MÚTUO, deve estar presente na sociedade, não somente com os homossexuais , como todo o ser humano. Precisamos é nos respeitar e nos unirmos em prol de um bem comum. 



CORONAVIRUS : até que ponto podemos realmente confiarmos no que estamos recebendo como informação? É preciso que tenhamos coragem para irmos em busca de notas que nos explicam a realidade dos fatos. A CIENCIA é quem nos dá um norte, mas é preciso encararmos de que a CIENCIA , em todo o mundo está PERDIDA.A ciência infelizmente não conhece a realidade deste vírus em particular. Vivenciamos ao longo do tempo uma série de acometimentos, face à vírus, diversos. A H1N1 , é por exemplo um vírus assemelhado e que até hoje, em razão das mutações que sofre, existe a necessidade de nos vacinarmos anualmente. Ele também nos mostra a existência de variáveis. O COVID , também mas o pior é que não temos uma ideia clara do tempo que de fato estas vacinas, são eficazes. O Presidente da Argentina, teve COVID, foi vacinado e agora volta a ter diagnostico positivo. Já houve casos semelhantes e isto nos mostra o quanto estamos frágeis e o quanto não estamos perto da verdade. Tínhamos noticias de óbitos diários em todos os hospitais do planeta. E não era de COVID. Hoje não se mostra a morte de quem morreu por outra doença. Tudo tem sido COVID. Eu particularmente não acredito no que estamos tendo como dados verdadeiros. Acredito, em uma manipulação que tem por traz algo que não conseguimos identificar. A IMPRENSA, age igualitariamente. Isto deve ter uma explicação. Recentemente cientistas estiveram na CHINA , e não tiveram coragem em definir o que ali foi visto. Colocam em duvida que o vírus, tenha origem em algum bicho. 

Senhores, os chineses, como é de conhecimento mundial, sempre tiverem BICHOS EXÓTICOS, como alimentos regulares e nunca se ouviu a existência de doenças. Quanto ao vírus ter sido gerado pelo vazamento .....eles também não conseguem confirmar e nem desmentir. 

O Mundo, ficou dependente da CHINA e isto tem sido um grande problema. Ninguém ter promover uma guerra com a China. Guerra, não no sentido de força armada, mas de questionarem os Chineses pelo que está acontecendo. Eles tem sim RESPONMSABILIDADE. A dependência em relação a eles é que evita ações, pois pela ganancia, levaram toda produção para a China, pois os trabalhadores Chineses, vivem sob ordens dos comunistas que governam o País. Ali não tem nada de socialismo. Ali não se tem a liberdade que deveria existir. Todos cumprem fielmente o que o Estado determina. 

ESTA É A VERDADE. E precisamos lutar para mudar esta realidade.

No BRASIL, onde todos se dizem democratas, eles conseguiram ( os esquerdistas) conseguiram montar uma democracia, que atende apenas aos interesses dos partidos e dos poderosos. Não existe uma real democracia em favor do povo. Se não fosse verdade, os POLÍTICOS, não teriam em plena pandemia, mudado o plano de saúde deles de 50.000,00 para 150.000,00. O plano se estende à família toda. Porque ? Porque os POLÍTICOS não pagam o IMPOSTO DE RENDA , da mesma forma que o cidadão comum. Por que EMPRESÁRIOS, também contribuem de forma diferenciada. Porque somente o CIDADÃO COMUM, tem tanta tributação? 

Existe é uma democracia que somente favorece aos mais privilegiados. 

O Governo, declara ter que respeitar o limite de gastos, principalmente quanto a salários, mas eles gastam e gastam muito em muitos outros setores. Para muitas coisas que lhe interessam o dinheiro está à disposição. O Governo de São Paulo, precisa montar um GRANDE TEATRO, para notificar ações sobre a  PANDEMIA?

A TV CULTURA, de acordo com o Governo do momento tem um direcionamento nos telejornais. Isto é correto? 

BOLSONARO, tem sido ingênuo e deveria ficar mais calado. Mas, quer levar ao povo o que ele sente e o que ele toma conhecimento. Isto lhe tem prejudicado. Falar a verdade até JANIO QUADROS , sofreu quando resolveu vir a público.

Estamos amigos, sendo governados por POLÍTICOS que se apresentam como sendo SOCIALISTAS, COMUNISTAS , mas isto é uma grande mentira. Eles se dizem democratas, mas são amigos de todos os ditadores o mundo e estando no poder, fazem grandes investimentos nestes Países. Porque ? 


O SUS, não atende a demandas há muitos e muitos anos. A deficiência no atendimento tem sido uma constante. Os postos de atendimentos PS. HOSPITAIS, nem sempre possuem os recursos necessários para alguns procedimentos. A falta de PROFISSIONAIS DA SAUDE , sempre existiu, pois as condições de trabalham bem como SALÁRIOS, não satisfazem estes profissionais. Hoje, todos querem enaltecer, mas enaltecer não basta. Os PROFESSORES, nas últimas décadas, foram formados com ideologias de esquerda e o ensino foi destas ideologias e não de formação de fato. Por isto é que estamos onde estamos, onde o jovem não consegue competir com os demais, na conquista de trabalho e renda. 

Por isto é que a maioria, vive de pequenos serviços, face não possuírem formação e qualificação para estarem no mercado de trabalho. Principalmente todos aqueles originários de famílias vulneráveis e que não tem como não viverem em favelas. é FAVELAS, senhores. Este negocio de comunidade É UMA FARSA . Vivem em locais precários e envolvidos com a criminalidade, onde é fácil para que o jovem se envolva.


 Hoje, vivemos com a expansão da CRACOLÂNDIA e o ESTADO, não consegue promover ações de enfrentamento a esta problemática, que avança e tem levado a todos os envolvidos à morte. Porque este enfrentamento não tem apoio, no sentido de se encontrar uma solução. Com esta PANDEMIA , aumenta consideravelmente o povo de rua. E o ESTADO, nada faz. Não se criam LEIS de proteção. Continuam a ignorar este povo. O pobre já vive de esmolas e estes vivem de restos. TEM MUITA COISA ERRADA, QUE DEPENDE DO POVO COBRAR DO GOVERNO AÇOES EFETIVAS E EFICIENTES. 

MENTIRA OU VERDADE? você precisa decidir. NÃO PODEMOS AGORA, SIMPLESMENTE ACEITARMOS AS DOAÇÕES. O POVO PRECISA DE TRABALHO E RENDA. 

MUITOS QUE TINHAM O PRÓPRIO NEGOCIO, JÁ ESTÃO NA LINHA DA POBREZA. E AGORA JOSÉ ? QUEM VAI MUDAR ESTA REALIDADE? OS GOVERNADORES , A CLASSE POLITICA COMO UM TODO ESTÃO MUITO BEM ORIGADO, MAS O POVO.......

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Via Sacra na Via Dolorosa em Jerusalém


Que você reflita sobre este poste , peço que reflitam sobre o tempo que estamos vivendo. Precisamos nos UNIR, e não desunir, onde por raça, cor, gênero, estamos disputando o que não precisamos. SOMOS TODOS SERES HUMANOS . O respeito precisa ser mútuo.