Apresentação do Régulateur du Maçon de 1801
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Apresentação do Régulateur du Maçon de 1801
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CRAQUE NETO - PARABENIZAMOS A VOCE E A TODOS MAIS DE SEU PROGRAMA.
GABI, apenas uma criança, simplesmente estava assistindo a um jogo onde por questões de SENTIMENTO torcia para o CORINTHIANS.
Criança , única, verdadeira, apenas demonstrava o que sentia.
Não atacou nem criticou ninguém. Apenas manifestou sua alegria verdadeira. Nada mais do que isto.
Em minha familia, a grande maioria sempre torceu e torce para o SPFC. Na minha juventude acompanheiro meu Tio Adelino, para assistir os jogos do CORINTHIANS , e vestindo uniforme e tudo mais, porém na juventude me tornei sócio da SEPALMEIRAS, onde participei de muitos eventos e competições onde o sócio podia estar. Assim, passei a admirar o Palmeiras.
Quando ocorrem os jogos e o CORI , SP e outros perdem, brincamos sim , com aquele que podemos e porque não. Mas em nenhum momento temos qualquer intençáo em DESMORAIZAR NIGUÉM, DESRESPEITAR NINGUEM. Tudo não passa de uma grande brincadeira.
AGORA, ACEITAR A IGNORÂNCIA DE ALGUNS ainda mais contra a manifestação expontanea, única, verdadeira é algo que NÃO PODEMOS ACEITAR .
TODO CIDADÃO TEM O DIREITO DE SER O QUE QUIZER, TORCER PELO TIME QUE GOSTA E TUDO MAIS. DESRESPEITO É COMO FOI UMA GRANDE AGRESSÃO.
QUE O BOTOFAGO TENHA CORAGEM EM PUNIR ESTA TURMA, QUE NA VERDADE NÃO RESPEITAM NEM OPROPRIO BOTAFOGO.
https://youtu.be/h5NjQoAkExA?si=iWVr76jmCdEU1Ism
#craqueneto #donosdabola #bandtv #brasilurgente #Datenaoficial #borasp #jornaldaband
Bom dia. Vamos nos permitir promovermos um comentário a respeito da obrigatoriedade do pagamento de alimentos gravídicos.
A lei nos mostra valores suficientes para cumprimento desta obrigação que ocorre durante o período de gravidez e que sejam dela docorrentes da concepção ao parto, incluindo-se aos alimentos considerados especiais, assistencia médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições previstas e terapeuticas indispensáveis, a juizo do médico, além de outras que o JUIZ considere pertinentes.
O Juiz tomará esta decisão, face aos indicios apreasentados, como prova do vínculo entre as partes, possiveis prints que comprovem a existência desta relação e reais possibilidades de se entender que o Requerido possa de fato ser o PAI do nascituro. Este beneficio não se trata de PENSÃO ALIMENTICIA . Isto poderá ocorrer quando do nascimento da criança, com prova de DNA que deverá ser feito ou requerido. Haverá a conversersão do pagamento de alimentos gravídicos para pensão alimenticia.
No p. 6 desta Lei, esta nos mostra que: com base no CONVENCIMENTO do Magistrado este beneficio poderá vir a ser concedido.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993) e pelo Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007.
O benefício consiste na transferência de renda mensal, no valor de um salário-mínimo nacional, a pessoas com 65 anos de idade ou mais, e a pessoas com deficiência de qualquer idade, com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, impossibilitadas de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com os demais cidadãos e cidadãs.
Para a concessão do BPC, a renda mensal por pessoa da família deve ser de até ¼ (um quarto) do salário-mínimo vigente nacionalmente.
Além de renda, é feita avaliação médica e social das pessoas com deficiência, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
É necessário que o beneficiário do BPC, assim como sua família, esteja inscrito no Cadastro Único, antes de solicitar o benefício.
Em todo o Estado de São Paulo, temos 433.994 beneficiários idosos e 343.579 pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, totalizando aproximadamente 778 mil beneficiários, dados disponibilizados pela SNAS de em agosto de 2023.
Como requerer o benefício
· Requerer pelo telefone 135 (ligação gratuita telefone fixo); pelo site do MEU INSS – https://meu.inss.gov.br, ou, presencialmente, em uma Agência da Previdência Social – APS
O QUE É
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais.
O CRAS atende famílias e indivíduos na comunidade e oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço do CRAS é o trabalho social com famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de sua qualidade de vida.
Na cidade de São Paulo, existem 54 CRAS, onde as famílias podem solicitar inclusão em serviços da rede da assistência social como:
- Centro da Criança e do Adolescente (CCA);
- Centro para a Juventude (CJ);
- Núcleo de Convivência do Idoso (NCI);
- Centro de Convivência Intergeracional (CCInter);
- Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF).
Os CRAS também realizam entrevistas para cadastro no CadÚnico mediante agendamento. Para saber mais, clique aqui.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa ou família necessitar do apoio do CRAS para receber informações, orientações e encaminhamentos para seus serviços e a outras políticas públicas.
PÚBLICO-ALVO
Famílias em situação de pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e com fragilização dos vínculos familiares e comunitários.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- A pessoa ou família interessada deverá procurar o CRAS mais próximo do seu local de moradia para que as equipes possam realizar o melhor atendimento;
- É recomendável a apresentação de um documento pessoal (por exemplo, o RG, a carteira de trabalho ou a carteira de motorista), mas a falta dele não impede o atendimento social no CRAS.
PRAZO MÁXIMO
Imediato. O atendimento social no CRAS é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por ordem de chegada, com prioridade para pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres com crianças de colo ou gestantes.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer pessoalmente ao CRAS e solicitar atendimento;
2) O CRAS realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários.
A seguir, veja os CRAS em cada região de São Paulo:
CRAS SÉ
Avenida Tiradentes, 749
Telefones: 2383-4471
CRAS ANHANGUERA
Rua Piero Tricca, 27
Telefone: 3911-3906
CRAS CACHOEIRINHA
Av. Imirim, 4328
Telefone: 3983-2983
CRAS CASA VERDE
Av. Engenheiro Caetano Álvares, 3054
Telefone: 2236-4643 / 2236-5518
CRAS FREGUESIA DO Ó
Av. Itaberaba, 924 - Freguesia do Ó
Telefone: 3572-2266 / 3976-5432
CRAS JAÇANÃ
Av. Guapira, 2145
Telefone: 2242-4047
CRAS JARAGUÁ
Rua Barra da Forquilha, 300
Telefone: 3942-4860
CRAS PERUS
Rua Padre Manuel Campello, 40
Tel.: 4571-0850 / 3917-0795
CRAS PIRITUBA
Rua Guerino Giovani Leardini, 290
Telefone: 2183-1067 / 2183-1073 / 2183-1055
CRAS SANTANA
Rua Voluntários da Pátria, 4649
Telefone: 4571-0689
CRAS TREMEMBÉ
Avenida Mário Pernambuco, 43
Telefone: 2261-2365 / 2261-2303
CRAS VILA MARIA
Praça Santo Eduardo, 162
Telefone: 2207-4132 / 2207-4151 / 3411-3162
CRAS VILA MEDEIROS
Avenida Gustavo Adolfo, 2202
Telefone: 2939-1856 / 2949-4989 / 2939-1856
CRAS BRASILÂNDIA I
Rua Barão de Santo Angelo, 147
Telefone: 3921-3877 / 3923-1974
CRAS BRASILÂNDIA II
Avenida Itaberaba, 3666
Telefone: 3983-3063 / 3982-2186
CRAS BRASILÂNDIA III
Rua Ibiraiaras, 372
Telefone: 3983-1913 / 3982-8051
CRAS CAMPO LIMPO
Rua Batista Crespo, 312
Telefone: 5841-4776 / 2363-9645
CRAS CAPÃO REDONDO
Rua Roberto Sampaio Ferreira, 233 - Jd Germania
Telefone: 5510-0108 / 5510-0478
CRAS CAPELA DO SOCORRO
Avenida Interlagos, 5980
Telefone: 4571-0199 / 5666-6860 / 4571-0173
CRAS GRAJAÚ
Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333
Telefones: 5924-3015
CRAS CIDADE ADEMAR
Avenida Cupecê, 2278
Telefone: 2313-5353 / 2313-5357
CRAS CIDADE ADEMAR II
Avenida Cupecê, 5699
Telefone: 5622-4871 / 5622-4053
CRAS M'BOI MIRIM
Rua Manuel Vieira Sarmento, 26
Telefone: 2363-9688 / 2363-9686
CRAS PARELHEIROS
Rua Pedro Klein do Nascimento, 100
Telefone: 5920-4162 / 5920-4163
CRAS SANTO AMARO
Rua Padre José de Anchieta, 802
Telefone: 5524-5323 / 5524-4000
CRAS PEDREIRA
Estrada Alvarenga, 3657
Telefone: 5673-2425
CRAS MARSILAC
Rua Henrique Silva, 68
Telefone: 5975-2816 / 5975-2757 / 5975-2816
CRAS VILA ANDRADE
Rua General João Pereira de Oliveira, 26 - Vila Andrade
Telefone: 3742-3850 / 3742-3603
CRAS IPIRANGA
Rua Taquarichim, 290
Telefone: 2383-4519 / 2383-4520 / 2383-4525
CRAS JABAQUARA
Rua dos Jornalistas, 48
Telefone: 2383-4738 / 2383-4740 / 5016-1597 / 5016-1572
CRAS VILA MARIANA
Rua Arthur de Almeida, 154 Vila Mariana
Telefone: 99962-6551 (celular institucional)
CRAS JARDIM SÃO LUÍS
Rua José Manoel Camisa Nova, 100
Telefone: 5514-0182 (ramal 207)
CRAS JARDIM ÂNGELA
Rua Luiz Baldinato, 150
Telefone: 5833-4012 / 5833-4043
CRAS MONITORAMENTO
Rua Henrique Roschel Christi, 134
Telefone: 5926-2737 / 5926-2743
CRAS ARICANDUVA
Rua São Constâncio, 457 - Vila Formosa
Telefone: 2076-1050 / 3246-8300
CRAS MOOCA
Rua Henrique Sertório, 175 - Tatuapé
Telefone: 2383-4539
CRAS PENHA
Rua Rodovalho Junior, 676
Telefone: 2641-4536 / 2082-0858
CRAS SAPOPEMBA
Rua Benedito Jacinto Mendes, 54
Telefone: 2143-1043 / 2143-4213 / 2143-1853
CRAS VILA PRUDENTE
Praça Padre Damião, 102
Telefones: 2063-3736 / 2061-4512
CRAS CIDADE TIRADENTES
Avenida Nascer do Sol, 529
Telefones: 2363-9885 / 2363-9999
CRAS ERMELINO MATARAZZO
Avenida Paranaguá, 1492 – Ermelino Matarazzo
Telefone: 2545-3211 / 2545-2866 / 2545-3506 / 2363-9735
CRAS GUAIANASES
Rua Clarínia, 19 - Guaianases
Telefone: 2363-9593 / 2363-9594
CRAS ITAIM PAULISTA
Estrada Dom João Nery, 54/58 - Itaim Paulista
Telefone: 2025-6859 / 2568-3118 / 2568-3102
CRAS ITAIM PAULISTA II
Rua Daniel Muller, 347 – Chácara Dona Olívia
Telefone: 2025-0001
CRAS ITAQUERA
Rua Fontoura Xavier, 695
Telefone: 2588-8393 / 2588-8394 / 2056-4412
CRAS SÃO MATEUS
Rua Elísio Ferreira, 519 - São Mateus
Telefone: 2363-9546 / 2363-9549 / 2363-9560 / 2010-0230
CRAS SÃO MIGUEL PAULISTA
Rua Doutor José Guilherme Eiras, 308 - São Miguel Paulista
Telefone: 2058-1219 / 2031-4313 / 2383–4729
CRAS LAJEADO
Rua Cruz do Espírito Santo, 1142 C
Telefone: 2016-9439 / 2552-8590 / 2552-8541
CRAS CIDADE LÍDER
Avenida Maria Luiza Americano, 2681
Telefone: 2746-0935 / 2746-0899
CRAS IGUATEMI
Rua Jorge Barros, 88
Telefone: 2734-5568 / 2734-5826 / 2734-5614
CRAS VILA CURUÇA
Avenida Coca, 341
Telefone: 2035-5133 / 2035-4097 / 2035-1710
CRAS ARTHUR ALVIM
Rua Henrique Jacobs, 788
Telefone: 2217-6151 / 2743-2678
CRAS PINHEIROS
Rua Mourato Coelho, 104/106
Telefone: 3061-5936 / 3063-1420 / 2821-4946
CRAS BUTANTÃ
Avenida Junta Mizumoto, 591/591A
Telefone: 3742-7550 / 3742-7544
CRAS LAPA
Rua Tito, 104 – Vila Romana
Telefone: 3672-5994
As Supervisões de Assistência Social (SAS) no município são divididas em 32 unidades, separadas por distrito e região. As SAS são responsáveis pela articulação junto à rede de serviços socioassistenciais do território abrangido pela unidade que exerce para fins de melhor execução no atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com fragilidade de vínculos relacionais e atingidas por situações de emergência e/ou calamidade pública. Além disso, a SAS articula e participa de ações conjuntas com outras organizações para assegurar direitos, fortalecer a função protetiva das famílias, fomentar processos de fortalecimento das organizações sociais e de projetos de inclusão social e garantir a integração das ações com as outras políticas públicas do seu território de abrangência. As unidades funcionam, no período das 8 às 18h, de segunda às sextas-feiras.
CENTRO
SAS Sé
Avenida Tiradentes, 749
Tel: 3396-3500/3513/3504
NORTE
SAS Casa Verde/Cachoeirinha
Avenida Imirim, 4328
Tel: 3983-3035 / 3585-2363
SAS Freguesia do Ó/Brasilândia
Avenida Itaberaba, 924
Tel: 3572-2251/2250
SAS Jaçanã/Tremembé
Avenida Guapira, 2145
Tel: 2206-3766
SAS Pirituba/Jaraguá
Rua Guerino Giovani Leardini, 290
Tel: 2183-1053
SAS Perus/Anhanguera
Rua Padre Manuel Campello, 40
Tel: 3915-3741
SAS Santana/Tucuruvi
Rua Voluntários da Pátria, 4649
Tel: 4571-0290/0292/0294
SAS Vila Maria/Vila Guilherme
Praça Santo Eduardo, 162
Tel: 3411-3199/3151
SUL
SAS Ipiranga
Rua Taquarichim, 290
Tel: 2383-4530/4513
SAS Jabaquara
Rua dos Jornalistas, 48
Tel: 5016-1572
SAS Vila Mariana
Rua Eça de Queiróz, 615 - Vila Mariana
Tel: 97798-1442 (celular institucional)
SAS Campo Limpo
Rua Batista Crespo, 312
Tel: 2363-9636 / 5844-0453
SAS Cidade Ademar
Avenida Cupecê, 2278
Tel: 5562-2265 / 2313-5363
SAS M’ Boi Mirim
Rua Manuel Vieira Sarmento, 26
Tel: 2363-9696/9686
SAS Parelheiros
Rua Pedro Klein do Nascimento, 100
Tel: 5926-2737 / 5920-4163/4162
SAS Capela do Socorro
Avenida Interlagos, 5980
Tel: 5667-3740 / 5666-6829
SAS Santo Amaro
Rua Padre José de Anchieta, 802
Tel: 5524-1127 / 3411-3215
LESTE
SAS Aricanduva
Rua São Constâncio, 457 - Vila Formosa
Tel: 3246-8318
SAS Cidade Tiradentes
Avenida Nascer do Sol, 529
Tel: 2363-9881
SAS Ermelino Matarazzo
Avenida Paranaguá, 1492
Tel: 2545-2961 / 2363-9731
SAS Guaianases
Rua Clarinia, 19
Tel: 2363-9596/9595/9599
SAS Itaim Paulista
Avenida Dom João Neri, 54
Tel: 2567-6535
SAS Itaquera
Rua Fontoura Xavier, 695
Tel: 2056-2786/3291 / 2588-8399
SAS Mooca
Rua Henrique Sertório, 175
Tel: 2383-4566
SAS Penha
Rua Henrique Jacobs, 788
Tel: 3211-3253 / 2217-6306
SAS São Mateus
Rua Elísio Ferreira, 519 - São Mateus
Tel: 2012-4500 / 2363-9590 / 2010-0230
SAS São Miguel Paulista
Rua Doutor Jose Guilherme Eiras, 182
Tel: 2383-4729/2383-4677
SAS Sapopemba
Rua Francisco Vieira Bueno, 371 – Vila Primavera
Tel: 3556-4802/4807/4808
SAS Vila Prudente
Avenida Paes de Barros, 3349 - Vila Prudente
Tel: 4571-0790/0797 / 2060-0099
OESTE
SAS Butantã
Rua Junta Mizumoto, 591
Tel: 3742-2274
SAS Lapa
Rua Tito, 104
Tel: 3672-5994 ramal 910
SAS Pinheiros
Rua Mourato Coelho, 106
Tel: 3061-5430 / 2821-4999
Estamos no fim de um tempo, mas...às vesperas de um NOVO CICLO, de um novo RECOMEÇO.
Está por surgir um NOVO TEMPO e que este seja repleto de felicidades.
É hora de REFLETIRMOS sobre tudo que fizemos, e que estamos fazendo. O mundo está complicado. Viver nele está quase impossivel.
NADA PODE e tudo pode ao mesmo tempo.
Perdemos o direito de chamar o amigo de "alemão" , " negão" .
Perdemos o direito até de olhar para alguém. Tudo é assédio e tudo mais que foi criado pelos PEOTAS DE PLANTÃO.
No trabalho, na escola e até em casa, precisamos viver com cuidados maiores. Tudo é processo. Tudo é crime, mas.....O CRIME DE VERDADE VIVE EM PLENA LIBERDADE.
Somente o cidadão de bem , o honesto, que vive atordoado.
Outros continuam a fazer o que querem.
PENSEM NISTO. REFLITAM SOBRE O NOSSO COMPORTAMENTO EM SOCIEDADE.
feliz 2024 a você e a todos .'.
e tenho dito,',
feliz natal. luz, sabedoria, vida longa e prospera a todos. Dez. 2023.
Assistência Social, no Brasil e no mundo.
a assistência social, está presente quando fatos prejudiciais ao cidadão, acontecem e ficam presentes em nossa vida.
Quando se vê enchentes, inundando tudo e promovendo grandes estragos, como a perda de imóveis, móveis, automóveis e tudo mais, até a dignidade, se faz necessário que o Governo, seja ele da união, dos Estados ou dos municípios, promovam ajuda necessária.
Ultimamente vivemos situações preocupantes no Estado do Rio Grande do Sul, bem como em SC, PR e tantas outras regiões face às chuvas. O cidadão comum, tem vivido momentos difíceis onde estão perdendo todos os seus bens, ficando até mesmo sem ter o que comer. Já tivemos outras situações com as caídas das barragens, onde até os dia de hoje, as cidades não conseguiram RECONSTRUIR suas vidas. Houve a participação dos agentes do Estado, dentre eles Assistentes Sociais, pessoal da Defesa Civil, além de pessoal da saúde e tantas outra secretarias de Estado.
Vejam, tudo foi em razão de uma SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Toda ajuda oferecida foi por uma causa específica, mas TEMPORÁRIA.
Com os MORADORES em situação de rua, ocorre da mesma maneira. Em razão de alguns fatos cidadãos se tornam pessoas em vulnerabilidade e se tornam moradores de rua. A ASSISTÊNCIA SOCIAL, então surge, com seus agentes com os seus objetvos,
Nos acompanhamentos eles são encaminhados para todos as instituições relativas aos seus problemas pendentes, afim de que suas pendências são atendidas. Em seus atendimentos de retorno e acompanhamento, observa-se a evolução de cada caso e diante das necessidades que ainda se apresentem eles vão sendo encaminhados afim de resolve-las.
É desta forma que cada um deste acolhidos são atendidos e se espera que eles ao executarem a parte que lhes compete, consigam a sua reconstrução na sociedade.
Eles tem um tempo, onde deixam de ficar pelas ruas, onde tomam o café da manhã, jantam, participam de palestras, cursos e até mesmo de momentos religiosos. Existe o dia em que ELES, ficam no equipamento durante o dia, onde podem lavarem suas roupas, e se organizarem. Nestes dias eles permanecendo no equipamento, tem a refeição do almoço. Aqueles que participam de cursos internos, também acabam ficando o dia todo , com direito as refeições do dia. Existem, além dos encaminhamentos para atendimento à saúde, o serviço de ambulatório interno, onde normalmente eles conseguem obter as medicações e até mesmo alguns atendimentos promovidos por profissionais da saúde de forma voluntária.
Assim, é que durante estes dois ou três anos, eles conseguem ter ajuda no sentido de se ajustarem e conquistarem a AUTONOMIA , que se faz necessária na vida de todos. Neste período até mesmo a volta à família existe, pois procura-se contacto com os familiares e até se programa um possível retorno à família.
Já assistimos no entanto, que mesmo com a existência do aceite pela família o retorno não se concretiza. Em outras situações, o acolhido aceita e tenta este retorno, mas seus familiares não agem como deveriam e o cidadão volta novamente às ruas.
Os problemas geralmente são em razão do cidadão estar envolvido com o álcool, com as drogas e até com o crime. Outras vezes, é a desestrutura familiar como um todo que impede a união de todos e por isto alguns seguem suas vidas solitárias e acabam pelas ruas.
O problema é COMPLEXO demais. O atendimento como um todo, não pode simplesmente se limitar à aquele que deixou a família, independentemente dos motivos. A diversidade de motivos nos mostra que é preciso mais tempo com ações, voltados a todos de uma mesma família.
Em razão desta complexidade toda, é que constatamos que um cidadão em situação de rua acaba ficando dois anos em um equipamento, mas vai saindo de um e entrando em outro equipamento, e assim se verifica que ele permanece na mesma situação por mais de 10 (dez) anos.
Basta que se verifica no cadastro do SISRUA , e você verificará o tempo que o cidadão estão na mesma, até hoje. Nada muda. Nada acontece. Muitas das vezes se acomoda nesta vida e assim se segue.
HOJE, o governo Municipal de São Paulo, tem um grande programa destinado à famílias em situação de rua.VILAS DO ENCONTRO. Ocorre que este programa imagina ficar com cada família por cerca de dois anos.
Os que já estão fazendo parte dele, no entanto já questionam o que fazer depois destes dois anos.
Infelizmente o que é TEMPORÁRIO, todos querem que seja DEFINITIVO e não conseguem ver que o Definitivo, SÓ VAI ACONTECER, se eles se organizarem na conquista da AUTONOMIA.
EspecificidadeREAA SCRS 1/5 Especificidade do Rito Escocês Antigo e Aceito Por Edouard Majewski e Jean Erceau Publicado na “Ordo ab Chao” nº 48-49/Segundo Semestre 2003 e Primeiro Semestre 2004 do Supremo Conselho da França OS RITOS MAÇÔNICOS SE DEFINEM POR UM CONJUNTO DE REGRAS1 , relativas às práticas de gestão, os deslocamentos e as posturas dos participantes às cerimônias que serão ditas ritualísticas e que importam, para nós, o nome de “sessões”. Essas regras determinam uma ordem e emprestam e dão um sentido de partida iniciática, que o rito transmite. Todas as Lojas maçônicas trabalham num rito, que elas adotaram, quer se tratasse do Rito Emulation das oficinas da Grande Loja Unida da Inglaterra e da Grande Loja Nacional Francesa, do Rito Francês no Grande Oriente de França, do Rito Francês Modificado ou retificado (Rectifié), da Grande Loja Tradicional e Simbólica, do Rito de York Moderno na América do Norte, ou ainda do Rito Memphis Misraim na Europa. O Rito Escocês Antigo e Aceito é atualmente o rito mais praticado no mundo; é o rito praticado por todas as Lojas da Grande Loja de França, com algumas exceções devido às vicissitudes da história.2 O Supremo Conselho de França é, desde sua criação em 1804, o legítimo guardião e conservador desse rito, do 1º ao 33º grau. A Grande Loja de França, desde 1894, tem por missão administrar os três primeiros graus do Rito. O Supremo Conselho de França, e a Grande Loja de França têm o dever de garantir a melhor qualidade da prática individual e coletiva do rito, a todos aqueles que trabalham nas oficinas da jurisdição e nas lojas da Grande Loja. É somente assim que o rito pode difundir-se e se perenizar. Ora, assiste-se desde alguns anos, no seio das instituições maçônicas, as veleidades por reformas que crescem em dois movimentos bem identificados. O primeiro perceptível em França age sob o abrigo de uma preocupação e ansiedade de modernidade, e mais do que isso, dizem seus defensores, com cuidado de não ver o rito afastar-se da evolução do mundo profano. Assim, contesta-se aqui a presença da Bíblia nas Lojas, aí colocada por causa da invocação do Grande Arquiteto do Universo, por ocasião da abertura dos trabalhos; e, aqui e ali, procura-se introduzir, frequentemente de forma reptícia, a mistura no seio das ofici- 1 É preciso não confundir as especificidades do Rito Escocês Antigo e Aceito, e aqueles do Supremo Conselho. Estes últimos têm suas próprias fontes nas Constituições de 1762 e de 1786. 2 As Lojas da Grande Loja de França que não praticam o Rito Escocês Antigo e Aceito têm sido agregadas por razões históricas ou locais e não estão autorizadas a enxamear (desvirtuar) o rito que eles praticam. EspecificidadeREAA SCRS 2/5 nas visto que, dizem os ativistas desses movimentos, o mundo profano esmera-se em promover a igualdade dos sexos até, em casos cada vez mais numerosos, a uma visão idêntica entre a mulher e o homem. Não estamos fazendo referência à igualdade civil do homem e da mulher; não se trata, certamente, de restabelecer a discussão, mas a uma evolução sócio-cultural inegável em direção a uma espécie de intercâmbio feito ao mesmo tempo, como consequência lógica e como prova de igualdade. Outro movimento orquestrado pelos Supremos Conselhos americanos, afeta o rito. Ele consiste em limitar sua prática aos 32º e 33º graus, determinando por comunicação, geralmente de uma só vez, os graus do 4º ao 31º. Este movimento, animado por intenções onde a economia disputa o lugar da política, não hesitou de criar graus intermediários totalmente contrários e estranhos à Tradição. Sem falar do encurtamento, da diminuição de certos rituais julgados muito longos e do abandono de certas referencias à tradição, a tradição salomoniense notadamente. Desta maneira, graves ataques à integridade do Rito, na verdade, desfaz seu sentido significativo, vocação original, como o atestam as baixas de efetivos importantes registrados atualmente nos Estados Unidos. Tendo constatado o perigo representado por esses movimentos e consciente dos desvios que eles geram e que tendem a quebrar a harmonia e a boa organização da Ordem como um todo, o Supremo Conselho de França organizou em Paris, em 1996, um primeiro encontro internacional com seis outros Supremos Conselhos. Esses Supremos Conselhos foram progressivamente unindo sua reflexão e suas decisões. Eles eram oito em Gand em 1988 e onze em Atenas em 2001 decididos a preservar a pureza do Rito e a reforçar sua coesão.Eles serão mais de vinte e cinco em Belgrado em 2004. Todos os Supremos Conselhos adotaram a unanimidade em relação às decisões destinadas a fixar as condições de observância do Rito, em lembrando que “nem os costumes dos usos” nem o modernismo, não terão posse sobre a Tradição e que, longe de os sujeitar, aqueles se oferecem como um apoio, uma espécie de farol dentro do contexto, de uma mundialização desestabilizante diante de sinais incessantemente modificados. Na França, o Supremo Conselho, criado em 1804 e segundo no mundo em antiguidade, é histórica e legitimamente guardião e conservador do Rito para todos os territórios da República Francesa. Não obstante, fazendo progresso as Constituições de 1762 e 1786, o Grande Oriente de França recentemente criou um “Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito do Grande Oriente de França”, é o título exato que foi registrado como marco no INPI. De outra parte, os acontecimentos de 1964 que assistiram o afastamento do Grande Comendador EspecificidadeREAA SCRS 3/5 Riandey, conduziram este se habituar a recomeçar do 4º ao 33º grau pelo Supremo Conselho da Holanda para poder criar o Supremo Conselho pela França, que se estabeleceu a Avenue de Villiers em 1965. No Grande Oriente de França não se trabalha mais à Glória do Grande Arquiteto do Universo desde 1887 3 4 , não mais quanto a Bíblia não é mais aberta durante os trabalhos maçônicos. 5 O Supremo Conselho para a França depende da maçonaria americana nas declarações dos juramentos a invocação de um deus revelado. Essas divergências não cessam de alimentar a polêmica a respeito do Rito. Para uns, a referência aos antigos usos e antigas fórmulas não se adapta mais ao discurso de nossa época porque, para eles, Deus está morto com as novas filosofias e os avanços científicos. Para outros, a referência ao Deus das Escrituras é incontornável e não pode ser em nenhum caso senão simbólico. Se o Sagrado parece desaparecer num mundo cada vez mais materialista, em perpétuas evoluções, revolução e movimento, se as ideologias e os dogmas desmoronam-se, se os tabus não são mais os interditos, o Rito Escocês Antigo e Aceito, no vazio espiritual é o que oferece ao homem do século XXI, um método de trabalho, que implica num movimento iniciático de aperfeiçoamento pessoal, e na busca da verdade. Este movimento iniciático abre progressivamente, o caminho da espiritualidade e se realiza, para a Glória do Grande Arquiteto do Universo. Assim, o homem que sente perder as referências essenciais de suas condições humanas, que sente seu plano de vida se fragilizar, encontrará ele no Rito Escocês Antigo e Aceito, não somente a possibilidade de fazer coexistir sua componente espiritual, intuitiva e emocional, e seu componente material, sensitivo e racional, mas de fazer que, eles interajam e cooperem na direção de um aperfeiçoamento, de uma elevação individual. Esta vocação transpôs os séculos, porque ela responde a uma preocupação permanente do homem que, nos tempos atuais, não pára de aumentar. Por esta vocação o Rito Escocês Antigo e Aceito oferece ao homem do XXI século, como nos séculos precedentes, os espaços de liberdade de pensar, de ser, de agir, que lhe permitiram, com respeito à liberdade de consciência, de manter elevada as Luzes do Espírito, a fim de que ele faça progredir a humanidade, nos caminhos do progresso, que perpetuam e enriquecem ao mesmo tempo, o individuo e o coletivo, 3 Ele é feito por referência para igualar a cidadania de homens e mulheres não é, é claro, para questionar, mas uma evolução inegável sociocultural a um tipo de permutabilidade quer tomado como uma consequência lógica e como prova da igualdade. 4 Daniel Ligout, Dicionário da Franco-Maçonaria “este conta sobre a iniciativa do Conselho da Ordem e sob sua pressão que o Grande Colégio dos Ritos fez desaparecer sua invocação em 1887 dos rituais do Grande Oriente.” 5 Nós sabemos, contudo que algumas Lojas permanecidas na federação do Grande Oriente de França são ainda fiéis às especificidades do Rito. EspecificidadeREAA SCRS 4/5 o homem e a humanidade. O Rito Escocês Antigo e Aceito não pode conservar esta vocação senão em se mantendo iniciático, é desta especificidade primeira que derivam as outras. Especificidades É específico aquilo que caracteriza uma coisa e lhe é própria. A história do Escocismo liga o Rito às várias tradições. Os documentos antigos como o “Regius” de 1390, o Manuscrito de “Cooke” de 1425. O Registro de “Edimbourg” de 1696 e de numerosos outros, fazem referência à tradição de ofício dos construtores, de suas normas e de sua deontologia. As primeiras lojas maçônicas foram introduzidas na França provavelmente desde o fim do século XVII. O terceiro grau, o do Mestre Maçom, existe é confirmado desde 1711, a dimensão espiritual da prática maçônica surgiu nos rituais, por volta de 1730, com a lenda de Hiram6 . A primeira Franco-Maçonaria francesa, vinda da Escócia, vai se espalhar rapidamente, com uma especificidade, que tomou naturalmente o nome de Escocismo. Esta característica desenvolvera logo sua riqueza iniciática, em numerosos altos graus, que nascem na França, em torno de 1740, mas são ignorados na Escócia na mesma época. Em 1744, Etienne Morin fundou em Bordeaux, a Respeitável Loja dos Eleitos Perfeitos, primeira das Lojas-mãe Escocesas. Os graus de Perfeição praticados nesta loja foram organizados para completar a Maestria, na evolução e nas explicitações, nos esclarecimentos dos ensinamentos, da lenda de Hiram. Esses graus foram enriquecidos pelo enxerto de elementos das tradições kabalistas7 , herméticos e sobretudo, cavalheirescos, segundo a inspiração do discurso de Ramsay e mais tarde, sob a influência de Etienne Morin. Chamado de Rito Escocês, porque de origem escocesa, para os três primeiros graus, porém, de inspiração essencialmente francesa para os Graus, os quais foram acrescentados aos três primeiros; ele foi codificado pela primeira vez nas Constituições de 1762, depois na de 1786. Ele encontrou sua organização definitiva em 1801, com a criação em Charleston do primeiro Supremo Conselho. A Convenção universal de Lausanne em 1875, nela adaptou os princípios até hoje considerados. Em todos os textos de referência, em todas as declarações de princípio, as decisões e as conclusões tomadas ao curso das diferentes reuniões de Supremos Conselhos, que se realizaram recentemente, quer tenha sido em Paris em 1996, em Gand em 1998, ou em Atenas em 2001, a unanimidade se fez em torno das mesmas resoluções que reafirmam a 6 A dimensão espiritual está presente nas iniciações de ofício desde a antiguidade poderse-ia mesmo dizer que foi esquecida por certo sistemas especulativos. 7 A Kabala era à época uma especialidade bordelesa (Bordeaux), porém adstrita é verdade ao círculo de Martinez de Pasqually. EspecificidadeREAA SCRS 5/5 especificidade do Rito e dele fazem uma verdadeira carta da iniciação, e de instrução para o XXI século. Os Supremos Conselhos convieram e acordaram, unanimidade para definir o que é específico ao Rito, e o que não poderia ser tirado fora, sob pena de lhe fazer perder sua identidade. Seus critérios são os seguintes: • A invocação e a glorificação do Grande Arquiteto do Universo, símbolo transcendente, cuja interpretação é somente da alçada da liberdade de cada um. • A presença nas oficinas do Volume do Livro Sagrado, aberto, sobre o altar dos juramentos. Este volume sendo a Bíblia. • A referência aos textos fundadores, instituídos e ou criados, para quais foram adotados por todos os Supremos Conselhos do mundo. • O uso das divisas “Ordo ab Chao e Deus Meumque Jus”. • O respeito do procedimento iniciático e a progressão do mesmo, de grau em grau. • A obrigação da não-mistura. Não podem, pois se dizer do Rito Escocês Antigo e Aceito, que as entidades maçônicas saídas de um Supremo Conselho regular, constituído de acordo com as Constituições de 1762 e de 1876, e atentando a estes critérios, bem explicitados, que se compreende melhor o porquê de certos desvios e, sobretudo, o porquê do consenso destes critérios de Supremos Conselhos, cada vez mais numerosos. A enumeração de critérios de especificidade do Rito conduz naturalmente a desenvolvê-los um a um, na ordem que parece ideal para destacar as prioridades que, elas próprias reforçam o sentido desta especificidades
SENHORES : como tudo na vida , existe uma evolução, e consequentemente progressão, que pede a todos nós uma grande reflexão e estudos para que possamos efetivamente nos ATUALIZARMOS modificando tudo que seja necessário, no sentido de que o SER HUMANO siga sua vida de forma digna e justa. E TENHO DITO.'.