MILÃO: agosto de 386 da era cristã.
Deprimido e angustiado alguem procurava uma resposta a respeito do sentido da vida. Ouviu ELE o canto de uma criança e foi ver onde estava. Viu no entanto um livro sobre a mesa o leu a pagina aberta.NAO CAMINHEIS EM CLOTONARIAS E EMBRIAGUES, NAO NOS PRAZERES IMPUROS DO LEITO ELEVIANDADES,NAO EM CONTENDAS E EMOLUÇÕES, MASS RRELESTIVOS DO NOSSO SENSHOR JESUS CRISTO E NAO URIDEIS DA CARNE COM DEMASIADOS DESEJOS. Este foi um momento de luz, onde saindo de sua depressão e agonia vai até sua mãe,para lhe contar o que havia acontecido e o que ele sentia.
Ele tinha uma mulher, filhos, mas nao podia por questões de legalidade e preceitos cristãos, não poderia contrair matrimonio com ela. Isto fez com que ele fosse para a Africa onde manifestou desejos de nunca mais conviver com outro homem. Seu Pai , com ajuda de uma amigo rico, encaminha Agostinho para a leitura da Biblia. Sua mãe diante do impasse com a união que ele tinha, sugere conseguir uma outra que estivesse dentro da legalidade e dos preceitos cristãos, mas ele liga-se a uma comcubina, pois era forte o apelo da sexualidade. Agosto de 386 lhe é revelada a palavra de Paulo.Não mais procuraria outra esposa,nem abrigaria qualquer esperança do mundo. Deixa de ser Professor.Vai para uma propriedade rural, de um amigo . Sua mãe, vem a falecer. Vende todos os seus bens e vai para uma propriedade em Tagaste e cria uma comunidade monastica. Em 391 na Argelia, o Bispo Valério o leva a ser proclamado presbitero. Vigario aos 36 anos. Bispo coadjutor de Valério aos 41 e depois o sucede (Igreja Hipona) e ali chega a Juiz, pois as autoridades eclesiasticas tinham o poder para jugar casos civis. Em cidade de Deus cita que o homem não tem razão para filosofar,exceto para atingir a sua felicidade. Se propoe atingir pela fé nas escrituras o entendimento dquilo que elas o vinham ensinando,colocando a fé como via de acesso à verdade eterna.Sustentou que a fé é precedida por certo trabalho da razão.Ainda que as verdades da fé,não sejam demonstraveis,isto é,passiveis de provas,é possivel demonstrar o acerto de se crer nelas,e essa tarefa cabe à razão.A arazão se relaciona portanto,duplamente com a fé: PRECEDE-A E É A SUA CONSEQUENCIA. Mesmo não soando como argumentação lógica,mas como retorica teve grande força.A filosofia para ele foi como instrumento auxiliar. Por isto era visto, mais como TEOLOGO E MISTICO, do que como FILOSOFO.
Deprimido e angustiado alguem procurava uma resposta a respeito do sentido da vida. Ouviu ELE o canto de uma criança e foi ver onde estava. Viu no entanto um livro sobre a mesa o leu a pagina aberta.NAO CAMINHEIS EM CLOTONARIAS E EMBRIAGUES, NAO NOS PRAZERES IMPUROS DO LEITO ELEVIANDADES,NAO EM CONTENDAS E EMOLUÇÕES, MASS RRELESTIVOS DO NOSSO SENSHOR JESUS CRISTO E NAO URIDEIS DA CARNE COM DEMASIADOS DESEJOS. Este foi um momento de luz, onde saindo de sua depressão e agonia vai até sua mãe,para lhe contar o que havia acontecido e o que ele sentia.
Ele tinha uma mulher, filhos, mas nao podia por questões de legalidade e preceitos cristãos, não poderia contrair matrimonio com ela. Isto fez com que ele fosse para a Africa onde manifestou desejos de nunca mais conviver com outro homem. Seu Pai , com ajuda de uma amigo rico, encaminha Agostinho para a leitura da Biblia. Sua mãe diante do impasse com a união que ele tinha, sugere conseguir uma outra que estivesse dentro da legalidade e dos preceitos cristãos, mas ele liga-se a uma comcubina, pois era forte o apelo da sexualidade. Agosto de 386 lhe é revelada a palavra de Paulo.Não mais procuraria outra esposa,nem abrigaria qualquer esperança do mundo. Deixa de ser Professor.Vai para uma propriedade rural, de um amigo . Sua mãe, vem a falecer. Vende todos os seus bens e vai para uma propriedade em Tagaste e cria uma comunidade monastica. Em 391 na Argelia, o Bispo Valério o leva a ser proclamado presbitero. Vigario aos 36 anos. Bispo coadjutor de Valério aos 41 e depois o sucede (Igreja Hipona) e ali chega a Juiz, pois as autoridades eclesiasticas tinham o poder para jugar casos civis. Em cidade de Deus cita que o homem não tem razão para filosofar,exceto para atingir a sua felicidade. Se propoe atingir pela fé nas escrituras o entendimento dquilo que elas o vinham ensinando,colocando a fé como via de acesso à verdade eterna.Sustentou que a fé é precedida por certo trabalho da razão.Ainda que as verdades da fé,não sejam demonstraveis,isto é,passiveis de provas,é possivel demonstrar o acerto de se crer nelas,e essa tarefa cabe à razão.A arazão se relaciona portanto,duplamente com a fé: PRECEDE-A E É A SUA CONSEQUENCIA. Mesmo não soando como argumentação lógica,mas como retorica teve grande força.A filosofia para ele foi como instrumento auxiliar. Por isto era visto, mais como TEOLOGO E MISTICO, do que como FILOSOFO.
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