MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







quinta-feira, 21 de junho de 2012

GERALDO FARIA : Regularidade na Maçonaria


NELSON GONÇALVES .’.frc – Bacharel em Serviço Social – CRESS 28.629 –SP- Fone :11=76824444


A.’.R.’.L.’.S.’. = CAVALEIROS DE ATHENAS – GOMB- GRANDE ORIENTE MAÇÔNICO BRASILEIRO



Fonte:- UNIVERSO DO LIVRO – GERALDO FARIA

Tema:- Reconhecimento e regularidade nos dias de hoje

A GLUI Grande Loja Unida da Inglaterra, estabelecida em 1717 que seria reconsiderada como a responsável pelo aparecimento da Maçonaria especulativa e com isto se julga com o direito de controlar a Maçonaria em todo o Mundo.

Neste sentido não podemos aceitar esta situação, até porque em todo o Mundo a Maçonaria Universal, primeiramente NÃO TEM DONO. Em Países da Europa , muitas Potências não estão em obediência à GLUI e nem por isto poderá ser considerada IRREGULAR.

Desde 1929 a GLUI tem como princípios de regularidade são:

1.- A crença num Deus revelado; o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO

Desde a iniciação de todos os Maçons, se pede a sua afirmação de sua crença no DEUS DE SEU CORAÇÃO, NUM SER SUPERIOR. Cada um tem o seu Deus, e devemos respeitar, pois dependente muito da formação religiosa de cada um uma vez que a Maçonaria não é RELIGIÃO.

2.- Fazer juramento sobre o Livro da Lei

3.- Trabalhar somente na presença das três grandes luzes: o Livro Sagrado, o Esquadro e o Compasso.

4.- Abster-se de discussões políticas e religiosas em Loja.

5.-Somente admitir membros do sexo masculino.

6.- Ser soberana no exercício de sua autoridade sobre as Lojas Azuis e seus graus (Aprendiz,companheiro e Mestre).

7.- Respeitar as tradições, ou seja fazer que, em suas obediências, sejam respeitados os LANDMARKS, os antigos regulamentos e os usos e costumes praticados pela francomaçonaria.

8.- Ser regular em sua origem, o que pressupõe ter sido obrigatoriamente fundada por uma potência já constituída, que possua pelo menos três Lojas regularmente consagradas por uma Potência Regular.

Como consta do próprio escrito, Quais seriam os critérios relativos ao reconhecimento. Não existem e se existem não estão transparentes. Não houve qualquer divulgação sobre estas regras.

Consta desta bela literatura que a GLUI não reconhece as maiorias das Potencias. Aqui no Brasil por exemplo são reconhecidas o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, bem como não são todos os Grandes orientes estaduais da COMAB,no Brasil.

Vejam a complexidade da situação. Na França existem cerca de treze Potências Maçônicas, onde somente uma é reconhecida pela GLUI e onde os critérios são muito complexos. Na França somente a Grande Loja Nacional da França tem este reconhecimento., já nos EUA , iremos encontrar cerca de cinquenta potencias estaduais. Qual a diferença de critérios para se reconhecer ou não ?

Referências:

DA SILVA, José Vicente Menezes. Regularidade e reconhecimento maçônico, trabalho apresentado na Loja Maçônica Cel. Jose Persilva , em Belo Horizonte em 2006.

FONTES, Wyllen José. Da regularidade e do reconhecimento maçônico, de acordo com as normas da maçonaria universal. Trabalho apresentado , também na Loja acima em BH.

LAGE, Hiroito Torres, a regularidade e reconhecimento maçônico , também apresentado na mesma Loja em BH.

MARTINS, Bartolomeu. Irregularidade ,um aspecto meramente político, disponível em : http:://www.lojasmaconicas.com.br/artigo2.bms.htm> . Acesso em set de 2006.

MENDES, Alceny José. Reconhecimento e regularidade reconhecendo a certeza da dúvida. Trabalho apresentado em reunião na Loja Maçônica Cel. José Persilva. Belo Horizonte em 2006.
NOS NO GOMB -LOJA CAVALEIROS DE ATHENAS 07 - lhe aguardamos para que voce venha fazer parte desta grande familia, que respeito todos os principios e objetivos Maçônicos, com o fim de efetivamente podermos lhe dizer LIBERDADE, IGUALDADE ,FRATERNIDADE. Estamos no caminho para sermos IRMÃOS LIVRES E DE BONS COSTUMES , que promovem ações coletivas, e individuais, para que o Irmão possa conquistar o crescimento que necessita, para ser melhor, mas sempre em prol do bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário