MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

REFEXÃO A RESPEITO DE LEIS MAÇÔNICAS


L e i s    M a ç ô n i c a s :

Com base no conteúdo publicado por Albert G. Mackey, em seu livro editado em 2009 – Universo dos Livros ( vol. II ) , nos permitimos expor a nossa humilde opinião a respeito.

Iniciação na Ordem:

Nos dias de hoje,constata-se o crescimento, inesperado talvez pelas Grandes Lojas ( aqui no Brasil G.O.B.), onde é certo a existência de um número significativo de novas Potências, consideradas por alguns Irs.’. e algumas G.’.L.’. ; não reconhecidas, espúrias e outros adjetivos conhecidos no Mundo da Maçonaria.

Nos dias de hoje, nos deparamos com questionamentos polêmicos e isto em todo o mundo e principalmente no Brasil.

Nos dias de hoje, convivemos com uma realidade diferente daquela que lideres existente na Maçonaria sempre pregavam e ainda pregam.

Nos dias de hoje, convivemos com as Potencias Independentes e que se somadas, apresenta um número significativo de Irs.’. iniciados; que acreditam muitos equivale ao existente no GOB , no Brasil.

Reconhecemos no entanto de que o Grande Oriente do Brasil, tem o maior número de Lojas , espalhadas por todo o território brasileiro e que evidentemente tem , teve e continuará tendo um papel relevante na vida de todos nós. Mas......

Convivemos hoje, com Potencias MASCULINAS, MISTAS E FEMENINAS. Que estão ligadas à Potencias Independentes e que são combatidas por muitos Irs.’. . O GOB , recomenda que não sejam aceitas e reconhecidas.

Sabemos no entanto de que NINGUEM É DONO DA MAÇONARIA e que ELA , pertence a todos nós e que NELA , estamos, promovendo os princípios pregados por ELA , em todo o Mundo, e que nos levam à pratica de ações para o crescimento pessoal de cada cidadão, no mundo; para que sejamos a cada dia melhor e que efetivamente atinjamos os nossos objetivos que são o de promover o bem comum; de tornarmos real os valores adquiridos no caminhar pela senda; que saibamos entender o sentido da vida e praticarmos a LIBERDADE, IGUALDADE e a FRATERNIDADE. Que sejamos LIVRES E DE BONS COSTUMES.

Reconhecemos no entanto de que existem muitos, chamados, profanos de avental, que iniciaram na senda , com outros propósitos e que devemos nos manter vigilantes para que estes não atinjam esta milenar Ordem, face as suas ações, que visam tão somente as conquistas dos METAIS. Não se importam com o seu crescimento interior, mas o importante é poder expor o quanto  conquistaram materialmente. Já haviam escutado de que na Maçonaria, ficariam RICOS e o foco , não foi o da riqueza de valores morais e éticos , mas de poder mostrar a todos o quanto podem ostentar nesta vida terrena.

Como MAÇONS, temos nosso papel na sociedade e infelizmente uma vigilância constante deverá existir para que poucos não impeçam que pessoas do bem, que praticam a verdadeira MAÇONARIA, continuem a trabalhar em prol da humanidade.

Não podemos no entanto, estacionarmos no passado. As mudanças são necessárias preservando a essência de todos os preceitos existentes desde que a senda existe.

Rever conceitos, acredito que faz parte de nosso trabalho. A evolução é uma constante em nossas vidas. As Leis Maçônicas devem sim  obedecer a base dos ensinamentos, mas da mesma forma que nos aperfeiçoamos , ou buscamos o conhecimento para que consigamos ser melhor, as Leis devem acompanhar este mesmo principio. Devemos continuar vencendo nossos vícios e valorizando nossas virtudes e isto nos diz que nesta transformação encontraremos o NOVO e se este for em prol do bem comum, devemos pelo menos refletirmos sobre este novo e aplica-lo gradativamente e continuarmos a entender sempre o que é preciso mudar para continuarmos a ser a cada dia melhor que ontem e que hoje.

Observações:

No Livro das Constituições – 1723 consta :

NENHUM MESTRE DEVE TOMAR UM APRENDIZ, A MENOS QUE ELE SEJA DE UMA PERFEITA JUVENTUDE, NÃO TENDO NENHUMA MUTILAÇÃO OU DEFEITO QUE POSSA TORNA-LO INCAPAZ DE APRENDER A ARTE.

Para se iniciar nos Mistérios da Maçonaria, consta que ( registros antigos) deveria ser observado alguns aspectos a respeito do CANDIDATO. Aspectos MORAIS, FISICO, INTELECTUAL E POLITICO.

A 1ª Lei Escrita se deu  em 1663 e nela verifica-se que havia a expressão “CORPO CAPAZ”

No regulamento o registro é de que o candidato poderia ser feito em todos os Graus; quer dizer, livre de nascimento, de bons parentes, verdadeiros, e não fiador,e que tivesse seus membros corretos como um homem deve ter.

E no decurso do tempo, várias tentativas de se modificar estes conceitos , foram feitas, porem por muito tempo a resistência se mostrou presente , mantendo-se os mesmos critérios.

Em 1764 – Grande Loja dos Maçons em antigo YORK na Inglaterra, como outros da Grande Província e Grupos da America, verificamos o registro de:

HOMENS DE BOA REPUTAÇÃO, NASCIDOS LIVRES, DE IDADE MADURA, NÃO DEFORMADOS NO MOMENTO DE SUA IINICIAÇÃO, NENHUMA MULHER OU EUNUCO.

No Livro da Constituição 1807 “ TODA PESSOA QUE DESEJA A SUA ADMISSÃO DEVE SER DE CORPO ERETO, NÃO DEFORMADO OU DESMEMBRADO NA INICIAÇÃO.

No Tempo antigo, era necessário que toda pedra fosse perfeita, era o símbolo da verdade.

Com isto a perfeição deveria ser necessária em um candidato, NÃO POR MOTIVOS FISICOS, MAS PORQUE O DEFEITO DETERMINAVA O SIMBOLISMO DA PEDRA PERFEITA.

Verificamos ainda , outro conceito onde se admitiria o candidato fosse portador de alguma deficiência, desde que lhe fosse possível obter o aprendizado da arte.

Em determinado momento surge um conceito de que o espírito da aptidão, fosse de menos importância e com isto verificou-se que ocorrera a iniciação de cidadãos , sem um braço, cego , surdo e mudo. Na França por exemplo a iniciação se deu fazendo-se o uso da linguagem dos sinais , a um surdo mudo. Na Florida se permitiu a iniciação, desde que a pessoa não tivesse a privação de seus movimentos

Sempre existiu a preocupação quanto aos aspectos MORAIS, FISICOS,POLITICOS,ÉTICOS , tudo em razão de termos membros, que fossem representantes dignos, verdadeiros, transparentes, de boa índole, respeitadores da Leis , da ordem e que tivessem o espírito da solidariedade, da fraternidade, pessoas do bem e com vontade de se tornarem exemplos à sociedade com suas atitudes, de forma a servir o seu irmão e à humanidade.

Verificamos, que a base , ainda é a mesma, mas que felizmente, graças a nossa evolução interior, espiritual, temos a coragem de aceitar o NOVO, as mudanças necessárias para que possamos efetivamente servirmos a humanidade e observarmos de que nossos propósitos estão atingindo nossos objetivos , no sentido de termos uma humanidade mais harmoniosa, fraterna, solidaria, onde as diferenças estejam gradativamente sendo vencidas e que ao compartilharmos os nossos ensinamentos estamos de fato contribuindo para que a nossa vida profana seja igualitária e que estejamos de fato a caminho da quase perfeição, uma vez que PERFEIÇÃO , é algo que precisamos entender ser um plano bem maior do que imaginamos.

Na admissão de futuros Irs.’., devemos sim, nos aprimorarmos quanto a seleção, mas sempre devemos aplicar conceitos que não venham a levarmos ao preconceito, discriminação.

Até mesmo em relação à idade, não temos como fixarmos propriamente uma idade, como já ocorreu, onde a idade mínima era de 21 anos, e que iriam até 25 anos, pelo conceito de que o homem , deveria estar em idade madura. Mas hoje, qual é a idade que efetivamente estamos maduros ? Tem gente , que nem após os 25 anos , o levou a estar “maduro”.

Na antiguidade , muitos não sabiam ler e escrever, da mesma forma que à época haviam os que não tinham nascidos livres. Nos nossos ensinamentos iniciamos como Aprendizes e é ai que começamos a lapidar a pedra bruta até que esta se torne cúbica. Isto nos mostra que temos um longo caminho a percorrer, estudar, melhorar, adquirirmos o conhecimento necessário ao nosso desenvolvimento interior e exterior, pois as nossas ações nos levam ao julgamento e consequentemente ao julgamento à Ordem há qual pertencermos. A associação é inevitável, quando sabe-se de que alguém teve um comportamento inadequado e este alguém era um Maçom.

Na antiguidade havia-se restrições para a iniciação, aos que não fossem livre ( escravos), bem como aos que eram temporariamente privados de sua liberdade.      

ESTAMOS EM CONSTANTE EVOLUÇÃO E SE FAZ NECESSÁRIO QUE NESTE CAMINHADA TENHAMOS O ENTENDIMENTO NECESSÁRIO PARA QUE POSSAMOS EFETIVAMENTE ACOMPANHAR ESTA EVOLUÇÃO E TERMOS A CORAGEM PARA NOS ADEQUARMOS A NOVA REALIADADE QUE SURGE A CADA MOMENTO. TUDO É PARA FRENTE E PARA O ALTO COMO DIZIA O SAUDOSO IRMÃO “ANTONIO CARVALHO” . QUE ASSIM SEJA. T.’.F.’.A.’. A TODOS.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário