Encontramos um primeiro São João. São João Batista que batizou JESUS e teve sua cabeça decepada por ser fiel aos seus principios. No mesmo dia da sua comemoração, temos a comemoração do EQUINOCIO DE INVERNO, ou seja o dia mais curto do ano e a Maçonaria por sua vez associou este dia como contemplação a esta transição do Sol, e reverencia esta transição em suas lojas e faz associações a sua doutrina. Alguns acreditam que associar este santo como patrono da maçonaria foi equivocada.
Encontramos outro SÃO JOÃO. São João Evangelista.Ele também está associado à Maçonaria. Tem sua data de comemoração ao solsticio de verão que ocorre em dezembro, data em que eram eleitos às gestões de loja e neste solsticio a maçonaria também realizava comemorações pela passagem do Sol. Entende-se que também foi outro equivoco, associa-lo à Maçonaria. Talvez isto tenha ocorrido por ele ser o mais famosos deles. Fica aí uma grande duvida e que merece um aprofundamento na busca da verdade que é um dos principios dos estudos maçons. BUSCARMOS A VERDADE.
Pesquizando consta que em 550 da era critã após a vinda de JESUS, nasceu um menino na Ilha de Chipre,sul da Italia, que motivado por sua formação cristã e caridosa onde segue para Jerusalém com a intenção em montar lá um hospital que atendesse aos peregrinos que tem visitavam a terra santa e o santo sepulcro.
Neste período , sob a liderança dos Cavaleiros Templários, haviam ali as Sagradas Cruzadas e com base nos principios dos Cavaleiros Templários foi que São João se inspirou a passou a ter conduta assemelhada. Faleceu em 619, na cidade de amatonto, na Ilha de Chipre. Após sua morte o Papa em reconhecimento aos seu despreendimento e amor o canonizou santo como o nome de SÃO JOÃO esmoleiro, mas conhecido como São João de Jerusalém.
Para que se possa ter uma melhor entendimento a respeito de São João de Jerusalém, vamos aqui recorrendo a história ,lhes dizer que :Ao deixar a sua terra natal a caminho de Jerusalém, levou o quinhão de sua fortuna de seu pai e ao invéz de viver uma vida mais abastada, com luxo e tranquilidade, veio a se dedicar à criação de um hospital afim de atender os enfermos. Com base na Cavalaria Templaria, funda ele a Ordem dos Cavaleiros Hospitalares que tinha como principal missão defender os hospitais bem como prestavam socorro a aqueles que se achavam enfermos. Sua dedicação a estes enfermos soi muita além de sua ajuda financeira, mas esteve comprometido de corpo e alma neste projeto.Era um tempo dificil, de muitas gerras, mas todos encontram em São João, o acolhimento , a solidariedade e o seu amor. Em pouco tempo a Ordem foi transformada em Ordem dos Cavaleiros de Jerusalem e passou então a não se limitar na defesa dos hospitais. Eles atendiam os enfermos e necessitamos onde quer que eles estavam. Foi com isto muito respeitado e reconhecido pelos Cavaleiros Templários, que o elegeram sagrado Grão-Mestre dos Cavaleiros de Jerusalem , recebendo as mais altas horarias Templárias,popis o consideravam como um puro e fiel Cavaleiro, seguidor dos antigos valores.
A Ordem ja atuava com seus proprios recursos, por toda a Europa, sempre voltado ao atendimento aos feridos e doentes ,bem como promoviam a defesa dos hospitais .
Voltando à Jerusalém , cria a Ordem dos Cavaleiros de Malta, que além de atender aos feridos, enfermos, proteger os hospitais tinha a função de promover a PAZ e independencia de sua patria. Mas não cosegue impedir a invasão dos turcos, que dominou grande parte da ilha. Muito sangue foi derramado para que se continuasse com esta luta de defender os feridos, os enfermos ,protegendo os hospitais. Os Cavaleiros de Malta, foram reconhecidos como grandes defensores dos oprimidos e dos que precisavam de ajuda, da mesma forma que os Cavaleiros de Jerusalém. Com a morte de SAO JOAO, e sua posterior canonização a Ordem de Cavalaria Templária, associaria fortemente São João de Jerusalém ,como seu patrono . Em suas batalhas se viam protegidos por ele.
Vrifica-se que muitos dos procedimentos e ensimentos na Maçonaria, foram inseridos com base na Ordem de Cavalaria Templária, onde também associou SÃO JOÃO como sendo o seu patrono, poia os ideais de São João, elevado a condição de santo, combinavam com a doutrina maçônica que prega a todos nós uma vida de amor ao próximo, bem como a luta pela liberdade.
SÃO JOÃO nos contagia e nos faz continuarmos com os seus principios visando a pratica de ações em prol do bem comum. Ele nos inspira e serve como norte em nossas lutas .
A data comemorativa de São João Smoler ( São João de Jerusalem) é 23 de Janeiro e consta ser ele o PATRONO DA MAÇONARIA.
Não somos donos da verdade e a busca da verdade faz com que todos nós façamos as pesquisas necessárias afim de que se chegue pelo menos proximo a ELA.
Consta que SÃO JOÃO DA ESCOCIA ou SÃO JOÃO DE JERUSALEM e SÃO JOÃO SMOLER, não são tres santos, mas sim ELES SÃO OS MESMOS.
A Maçonaria não se identifica com:~São João Bastista , São João Evangelista. Com base no que entendem os IIrs.'. mais filósofos, o verdadeiro patronio da Maçonaria é SÃO JOÃO SMOLER,filho do Rei de Chipre e que no tempo das Cruzadas abandonou sua patria, renunciou à posibiliudade de ocupar o trono e seguiu para Jerusalem, onde criou uma instituição com o fim de atender e ajudar os que mais precisavam de ajuda. É ele que se identifica com a nossa Ordem e é ELE que seria efetivamente o nosso patrono ,nos proporcionando referencias que devemos serguir pois foi um homem de grandes virtudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário