Na Maçonaria os IIrs.'. conhecem a existência de um código penal maçônico, das Leis Maçônicas e aí eu peço a todos que revejam valores, revejam o escrito, e possivelmente verão de que a aplicação das penas, não é uma matemática e sim é a aplicação da lei, mas não de forma equivocada, mau interpretada. Como legalistas que somos, respeitamos ou pelo menos devemos respeitar a nossa legislação vigente, e isto é em todo o mundo. Na justiça, se verifica que houve ao longo do tempo, ajustes, acertos, à medida em que o seu povo evoluiu e passou a ter outras necessidades. Fatores sociais, culturais, de hábitos e de costumes, devem ser considerados quando da necessidade de se avaliar alguém. Na MAÇONARIA, devemos ainda, como sendo o nosso propósito, adquirindo o conhecimento, termos uma maior flexibilidade ao nos depararmos com os conflitos e as adversidades, próprias de nosso mundo profano. Primeiramente temos que reconhecer a nossa IMPERFEIÇÃO e que todos nós erramos, e que nem por isto temos que ser julgados com todo o rigor que as vezes aplicamos. Todas as ações relacionadas aos desvios de comportamento, devem ser bem avaliadas, estudadas e mesmo assim temos o dever de darmos a oportunidade para aquele que está ou estará vivendo um momento de dificuldades. Nosso papel tem também como objetivo, AJUDAR aos Irmãos e com isto devemos é estarmos muito mais presentes quando o momento é difícil e de dificuldades. Todos nós corremos o risco de em razão das adversidades, não conseguirmos ter o devido equilíbrio e discernimento para irmos de encontro a solução de problemas. Em muitos momentos, podemos não ter a competência de administrarmos algumas situações. Em alguns momentos, podemos sim, nos tornarmos sem o equilíbrio necessário e termos um comportamento indesejável. Cabe, então aos Mestres, que estejam em reais condições de ajudar, a dar ao nosso IIr.'. o apoio, tão proclamado em nosso Ordem. Não podemos ser RADICAIS extremistas. O tempo nos mostra o quanto isto tem sido prejudicial à humanidade.
O HOMEM EVOLUI . O MUNDO EVOLUI. OS COSTUMES SE MODIFICAM. OS HÁBITOS TAMBÉM. TUDO SE MODIFICA. SE TRANSFORMA E TUDO VEM PARA QUE O MUNDO SEJA MELHOR E A HUMANIDADE CONQUISTA CADA VEZ MAIS UMA VIDA MAIS DIGNA.
A nossa legislação se modifica à medida em que fatos novos surgem e a sociedade precisa de ajustes para continuar sendo protegida. Da mesma forma deve ocorrer na Legislação Maçônica.
No próprio LANDMARKS , deveríamos de ter a coragem de aperfeiçoa-lo e ajusta-lo à nossa nova realidade. Por conveniência muitos não querem que ajustes sejam feitos, mas é preciso. Em um dos LANDMARKS, não se permite a iniciação da mulher ( em algumas lojas e potências) , mas em todo o MUNDO, ela está presente,na Maçonaria, da mesma forma que está no Estado e nas Lideranças. Diante desta realidade temos que ter o RESPEITO e aceitar o que já existe. Hoje, nas famílias a participação não é tão somente do homem provedor, mas sim do casal, que lutam na construção de uma família sólida e que tenham uma vida mais digna do que já tiveram. Pensa-se muito na construção de darmos garantias aos filhos, evitando que eles passem pelas mesmas dificuldades que nós tivemos. Esta é uma realidade. É por isto que devemos pensar nas questões de COMPORTAMENTO. A ler a legislação, maçônica ou não, procure entende-las melhor. NADA SOMOS E O QUE SOMOS SOMOS TRANSITORIAMENTE.
E tenho dito .'. nelson gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário