Bem senhores, estamos diante de um problema complexo e polêmico , onde cada um tem um olhar individual e sem o devido conhecimento fazem os julgados que entendem ser certos, mas não são.
Ao assistir um vídeo onde se comentou a respeito do CINEMA NEGRO , o que se observa é a colocação como é feita, pois o cinema tem tentado nos mostrar toda esta polémica a respeito ( prof. Fábio Rosa). Ele coloca que o movimento negro é considerado como RESISTÊNCIA . Resistência tem sido usado por muitos e para muitos movimentos. Mas que resistência seria esta ? Comentou sobre o papel da EDUCAÇÃO, pois seria um caminho para que todos os cidadãos tivessem uma maior consciência sobre o tema e por onde teríamos uma informação mais verdadeira.
Nesta apresentação questionou-se até mesmo Princesa Isabel, que na verdade teria sido obrigada a proclamar a libertação dos negros com a Lei Aurea. É como se tivesse sido obrigada. Questionou-se ainda a demora. Mesmo com a Lei Aurea , dizem que os negros continuaram a serem sub julgados como ate os dias de hoje.
SUB JULGADO, somos todos nós: negros, brancos, amarelos, índios . Na verdade todos OS MAIS VULNERÁVEIS. Por isto acredito que precisamos rever conceitos antes de promovermos julgamentos.
Com o DIREITO, direito das relações sociais é que nos permite ter um melhor entendimento do direito de cada um . Na França, com a revolução francesa, tivemos a criação de um modelo que nos serviu para que pudéssemos também criarmos o nosso Código, que teve sem duvida alguma a influência do Código Napoleônico, bem como do Romano e Germânico. Foi com o código Napoleônico que começos a termos garantias igualitárias, garantia sobre a propriedade e tudo mais.
O Brasil é um País novo, e sem duvida alguma teve e deve continuar se espelhando nas Legislação de Países mais antigos e avançados. É preciso que entendamos de que tudo acontece "politicamente" e que nem tudo se consegue fazer acontecer imediatamente. Tivemos também influência do código Italiano.
Em nossa Constituição de 88 é quando tivemos um grande avanço principalmente com relação aos problemas de discriminação, racismo e tudo mais. Foi onde se teve o inicio de termos como PUNIR todo aquele que fere o próximo com atitudes impensadas e inapropriadas.
Com relação ao racismo no Brasil, muitos são os que acreditam que a escravização dos povos de origem africanas e a demora na concessão da absolvição teria sido a causa, mas precisamos estudar e conhecer todo o contexto que envolve está problemática. A escravidão já existia e não era no Brasil. Infelizmente tudo isto ocorreu face a se ter a necessidade de mão de obra barata.
ESCRAVIDÃO temos até hoje , com BRANCOS, NEGROS E TODOS MAIS e em todo o mundo. Em muitos Países como VENEZUELA, CUBA, CHINA, KOREA DO NORTE etc , a mão de obra é a mais barata do mundo e por isto todos transferiram a produção de quase tudo para estes Países.
Concordamos que a população NEGRA é grande, pois a nossa origem fez surgir , o moreno, o mulato e até mesmo o branco cujo Pai ou Mãe a origem é negra. Temos em nosso País uma miscigenação absurda. Precisam pensar em tudo isto.
Citam que as piadas , promoviam desconforto aos negros. Mas as piadas eram envolviam também os brancos, os índios, os portugueses, os veados e tudo mais. Mass tudo foi acontecendo, sem a MALDADE QUE HOJE MUITOS DIZEM EXISTIR.
Nem tudo, é na verdade RACISCMO , DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO. Existe sim um exagero. Uma coisa comum é chamar a esposa de NEGA . E isto é racismo? Chamei muitos amigos meus o NEGÃO , mas nunca com depreciação de nada. Muitos destes foram os meus melhores amigos(as). E os respeito mais do que os familiares. Sempre tive amigos GAYS , e nem por isto os destratei e tive qualquer tipo de desconsideração.
Indignação eu tenho quando a pessoa NÃO TEM O DEVIDO RESPEITO AO PRÓXIMO. QUANDO ELA NÃO SABE TER UM COMPORTAMENTO ADEQUANDO PELO LUGAR EM QUE ELE ESTÁ.
ser gay, branco , negro ou sei lá o que mais , NÃO LHE DÁ O DIREITO DE FAZER O QUE QUER.
TEMOS QUE NOS RESSSPEITAR. TEMOS QJE NOS UNIR. TEMOS QUE SER SOLIDÁRIOS POIS NADA SOMOS. TEMOS QUE SABER O QUE É FRATERNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário