MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







terça-feira, 1 de março de 2022

BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL . Assistente Social.

 VOCÊ SABE PORQUE ESCOLHEU SER UM ASSISTENTE SOCIAL ?

O que de fato o(a) levou a cursar uma Faculdade em Serviço Social?

Você sabe o que de fato faz um profissional na área?

Você sabe a diferença entre um Assistente Social e um agente , que faz dentro do que determina as políticas públicas, o primeiro contato com o cidadão que está efetivamente em VULNERABILIDADE SOCIAL.Exemplo: MORADORES DE RUA, que necessitam desta atendimento, que tem como objetivo principal CONVENCER aquele que está "desfavorecido" a aceitar ajuda do Estado, no sentido de poder conquistar equilibrar a sua condição de cidadão e caminhar para recuperar o que perdeu face as circunstâncias de momento. Se ele esta em situção de rua, por exemplo o convencimento se destina a leva-lo a ser inserido em um Equipamento Social, onde ele terá todo o atendimento possível para que esta RECUPERAÇÃO se efetive. Obviamente que para tanto, ele deverá aceitar primeiramente ser acolhido e assim participar dos programas existentes para fins de ter aprendizado e estes são em todos os sentidos. Na maioria dos Equipamentos Sociais, existem cursos diversos de qualificação e aperfeiçoamento proporcionando a este conhecimento atualizado e adequado permitindo que ele tenha condições de retomar sua vida em sociedade. É preciso que entendamos que não é o Assistente Social que vai determinar o que ele deve ou não fazer. Todo SERVIÇO prestado pelo Estado através dos diversos Equipamentos ( cada um em um seguimento específico) já tem todo um programa a ser aplicado. Todo serviço prestado pelo Estado, é criado pela Secretária de Estado competente para isto. 

Nós profissionais, seguimos aquilo que o programa em que estamos oferece ao assistido e este tem que de livre e espontânea vontade participar ( ou não) onde promovemos o devido acompanhamento para que  nos atendimentos, possamos ter conhecimento da evolução ou não ldo assistido. A nossa atuação tem limites obedecendo as regras existentes impostas pelos programas da Secretaria competente. 

Não somos todos iguais no sentido de procedermos nossos serviços. Depende de onde você presta este serviço. Cada seguimento tem uma prestaçao de serviço específica e com base nela é que temos que seguir em nosso atendimento.

Nos serviços oferecidos pelo MUNICÍPIO por exemplo, embora você não seja CONCURSADA, FUNCIONÁRIA PUBLICA ESTATUTÁRIA, você presta este servico como se fosse e obedece as diretrizes da Secretária a qual o seu serviço está designado.

Seguimos LEIS e não o que alguns tentam nos induzir a seguir. 

É  preciso que você entenda de que você é um servidor e não é participante de partido político. É por isto que devemos QUESTIONAR o que em muitos momentos o nosso CONSELHO de CLASSE faz. 

Você sabe qual é o papel do CRESS / CFESS ? Ele é um órgão que regula a nossa profissão e não tem o direito a promover ações político-partidária.

Infelizmente muitos colegas entendem que sim.

Se você quer ter participação político-partidária, NÃO UTILIZE o seu EQUIPAMENTO, O SEU CONSELHO para faze-lo. Filie-se a um partio político e siga o que você entende como certo para você. Aí o que vale é o que você entende como correto para você e alguns dos seus. 

É PRECISO QUE VOCÊ ENTENDE DE QUE ESTANDO TRABALHADO EM UM EQUIPAMENTO SOCIAL, VOCÊ NÃO PODE INDUZIR O SEU ASSISTIDO A SEGUIR AS SUAS IDEOLOGIAS. 

Este não é o papel do Assistente Social . 

https://youtu.be/BJ3DgD5QK8A   

O que precisamos entender é de que o A.S., não faz aquilo que ELE quer, mas sim ele atua, principalmente na garantia de  DIREITOS é, estudar a cada caso e com a elaboração de RELATÓRIOS necessários em sua atuação, diante da existência de um caso e determinação de uma autoridade, tudo que foi apurado, será utilizado juntamente com outros pareceres para que este direito, se a pessoa o tiver, ser efetivamente aplicado a ele. 

Entendeu ? Busque sabedoria . Busque informações do que se pode e do que não em cada seguimento da sociedade. 

Nosso trabalho tem que ser transparente, legal, de forma a não existir preconceito e discriminação bem como não poderá haver atos "pessoais" no atendimento. Temos que seguir as regras, as leis, o que cada programa determina.

Precisamos entender de que o ASSISTIDO, precisa efetivamente querer mudar de vida e querer seguir o aprendizado de que ele necessita no momento. 

Se ELE é dependente químico e querer continuar com o vicio, dificilmente ocorrerá mudanças em sua vida. ELE PRECISA QUERER. Entenderam ?

Abraços gente. 

Entendermos de política hoje é importante. Não podemos no entanto ficarmos na prática de "politicagem".

E tenho dito.'. paz profunda a todos .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário