IAMSPE SP :
Pedimos primeiramente desculpas. Muitos devem achar que promovermos críticas, promovermos reclamos é algo de grande satisfação, mas não é. Somente em razão da insatisfação, da indignação, por não ter seus direitos atendidos é que se chega em tal situação. Muitas das vezes, se procura incialmente os órgãos, setores, departamentos, que se dizem responsáveis em atender o USUÁRIO. Antes de se chegar a extremos, dizem existir um setor responsável, uma OUVIDORIA. Infelizmente isto é uma grande mentira. É FIKE, pois estes setores que inicialmente sãos procurados para que se evite outros tipos de conflitos, possuem respostas prontas. Esta tal ouvidoria, não tão somente no IAMSPE, mas em sua grande maioria, é só, como dizem, para INGLES VER. Colocam alguém para te ouvir e fica apenas neste ouvir.
Até mesmo no PRONTO ATENDIMENTO, quando alguém se sente PREJUDICADO, quem o atende é um Dr. Médico, que se apresenta como o Diretor do setor ou algo semelhante. E se você face à sua indignação, irritado, levantar um pouco a voz, ele também o faz e com ameaças. Isto tem sido verdade ao longo do tempo, quanto estamos no pronto atendimento. Infelizmente também é preciso que os DEUSES entendam que muitos buscam atendimento no PS, não pela real necessidade, pois nem todos tinham que estar ali e sim sendo atendidos em ambulatórios. Nem tudo na verdade é URGENTE e esta urgência também não é verificada como deveria com quem faz a triagem. Nem todos estão devidamente preparados e isto é uma grande verdade, uma vez que a própria entidade de classe CRM, entende que os profissionais de saúde, nem sempre são formados e preparados para estarem ali, dando atendimento de urgência. No PS, exige um maior conhecimento e isto as vezes deve levar tempo, mesmo tendo o profissional passado por período de residência. Temos o mesmo entendimento do que o CRM , que em várias entrevistas aos jornalistas mostrou este entendimento. Não trata de uma afirmação pessoal e intransigente como poderão pensar. É a pura verdade.
O HSPE -IMASPE, teve um período de excelência e este foi quando TODOS , incluindo os PARLAMENTAARES do ESTADO, faziam uso da INSTITUIÇÃO. Não havia como hoje, planos ESPECIAIS aos parlamentares do Estado, a não à aquele que possuía um convenio particular. O IAMSPE era REFERÊNCIA e estava atualizado até mesmo com Equipamentos. Hoje a realidade é triste. As clínicas conveniadas, os hospitais e outros prestadores, foram na grande maioria CORTADOS e não mais prestam serviços. Principalmente no interior do Estado. Basta se verificar a lista. Esqueceram de que a grande maioria dos servidores são IDOSOS. Esqueceram de que a grande maioria dos servidores perderam a condição de manterem um convênio médico particular e que com isto a demanda aumentou e muito. O ilustre Governador do Estado, pouco faz não apenas para o servidor, mas todo nós do Estado de São Paulo. Por que ele iria se preocupar? Ele e seus "parceiros" estão muito bem obrigado. O servidor comum que se dane. No IAMSPE, temos a pessoa do SUPERINTENDENTE. O que faz este senhor. Em prol do bem comum NADA. Este é um cargo de confiança e obvio de que é indicado, sempre, uma amiguinho do governadorzinho.
O IAMSPE tem convênios ODONTOLOGICOS e estes são ofertados aos usuários do Instituto e isto não é de graça. É pago mensalmente. Os planos possuem clinicas conveniadas para darem o atendimento e estes deveriam ser de qualidade. Infelizmente nem sempre o é. Quando existe algo que promova junto ao usuário a insatisfação, na prestação de serviço, ele tem o direito de reclamar, de questionar e precisa ter uma resposta justa, verdadeira e que mostre que o problema apontado será investigado, onde providências devem ser tomadas. Em nosso ordenamento jurídico, temos o conhecimento da existência por exemplo do CDC. Temos o conhecimento da existência de órgãos como PROCOM, IDEC e até mesmo JUIZADOS ESPECIAIS que deveriam dar um atendimento satisfatório aos que os procuram. Todos sabem no entanto que a reclamação nem sempre é atendida de forma satisfatória por estes órgão, por possuírem poderes limitados. Eles tem poderes Administrativos e hoje quase ninguém respeita e ou tem respostas que não satisfazem os prejudicados. Eles sabem do caminho que precisa ser percorrido e este caminho se chama JUSTIÇA PÚBLICA. Sem uma ação efetiva, o usuário continua com a sua insatisfação e nada por ele é feito. Nem sempre, senhores, termos o acesso é algo que satisfaça. O cidadão comum, principalmente não é amparado da forma como deveria, nem moralmente. E aí surge a figura do indesejável, que somente reclama. Este é o final da coisa.
Quero aqui informar de que como servidor, requeri ter o atendimento do PLANO ODONTOLÓGICO. Que iniciei o pagamento, com desconto em folha e que este não tem como ser cancelado antes de pelo menos um ano. Acreditando neste direito, e com necessidades de promover a elaboração de uma prótese, escolhi uma clinica e ali compareci para passar por avaliação e consequentemente ser atendido em minha necessidade. Após a devida avaliação, fiz uma solicitação que no meu entender era um pedido normal. Pedi que fosse verificado após a avaliação, da possibilidade de ter uma prótese de melhor qualidade, pois em experiências anteriores, a que fiz, não foi satisfatória. Ao final da consulta me fora dito de que não haveria por parte do convênio este atendimento, ou seja esta prestação de serviço não estaria coberta pelo plano. Me foi informado de que o serviço custaria R$3.000,00 e que este poderia ser pago em parcelas. Necessitando do serviço concordei, porem informei o plano odontológico do ocorrido e que diante desta não cobertura, entendia de que, em razão da inexistência de cobertura, o caminho seria cancelar o plano. Porque pagar se não havia a cobertura devida? Feito a comunicação e requerido o cancelamento, a resposta que tive fora de que eu tinha direito sim e me informaram quais seriam as próteses e serviços. Eu não entendo de tipos de próteses e muito menos da qualidade dos serviços. Quando de minha informação nela, foi inserido o COMPROVANTE DE PAGAMENTO COM CARTÕ DE CRÉDITO. Posteriormente passei de forma digital o recibo.
Me reportei não somente ao PLANO ODONTOLOGICO, mas ao IAMSPE ( setor que cuida deste convênio), Comuniquei à OUVIDORIA , mas efetivamente não obtive a resposta ou providência que eles deveriam ter tomado. É assim que tudo funciona. Talvez os "apadrinhados", os que possuem amigos com poderes, sejam atendimentos de forma apropriada.
Eu realmente estou indignado, irritado e me sentido um lixo. Sou tão somente para o IAMSPE um número de matrícula. Um número de prontuário.
O Governo do Estado, sábio e ligeiro como é, face a força que possui no legislativo do Estado, promoveu a reforma administrativa, onde os APONTADOS , vergonhosamente voltaram a pagar o que já haviam pago, que são as contribuições previdenciárias. O STJSP, não concordou, mas....o ligeiro governador, RECORREU e chegando nos DEUSES, obteve sucesso. Conceder aumento de salário o Estado não pode. Conceder as perdas em razão da inflação também não pode. O que ele PODE É DESCONTAR. O IAMSPE, também teve mudanças, onde o custo, que talvez alguém pense que caiba ao Estado, AUMENTOU e o servidor PAGA e PAGA MAIS. O IAMSPE estaria "falido". Porque a existência de tantas dificuldades em dar atendimento aos que possuem o direito a este atendimento?
Tem muito ZÉ RUELA, no comando das Instituições e que não se importam com ninguém. Os mais vulneráveis é que sofrem, pois dependem unicamente do Instituto e são obrigados a ficarem submissos a ele, É INCRIVEL, MAS É VERDADE. Onde estão aqueles que se dizem DEFENSORES DOSUSUÁRIOS ? Ficam escondidos? É preciso que tenham mais hombridade.
Observem na data. Ainda era conveniado e pagava o plano odontológico. Não tinha como não ter cobertura e em razão do meu pedido em ter um serviço de uma melhor qualidade, deveria pagar a diferença e não a totalidade do serviço.
Obs: todos os setores ligados receberam os meus EMAILs.
É preciso que se lembre que existe o PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE onde todos são responsabilizados. Ou não ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário