Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'. EM P,', e a O.'.
Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.
sábado, 7 de junho de 2014
TUDO É MUITO COMPLEXO - a convivência em sociedade fica cada vez mais dificil- INDIVIDUALISMO ?
A vida , em inicio , meio e fim e ao longo desta caminhada , vamos gradativamente aprendendo de como devemos ou não nos comportar no convívio social. Temos a educação recebida em casa, através do que nossa família entende como certo. Temos a formação escolar, que tem como objetivo, nos preparar para termos aprendizado afim de sabermos como nos garantir nosso sustento. Aprendemos uma ou mais profissões, pois durante esta caminhada verificamos que a necessidade do saber é maior daquela que imaginavas. Temos o convívio no interior de nossas casas, onde aprendemos costumes, hábitos e os ensinamentos que os nossos pais aprenderam com o seus e suas vivencias. Nas escolas, aprendemos a conviver com colegas, onde alguns conseguem um melhor aprendizado que os outros , pois não somos iguais e nem todos conseguimos entender e desenvolver os mesmos procedimentos para que sejamos todos grandes vitoriosos. Na vida, em nosso dia dia, de acordo com quem convivemos , também adquirimos hábitos, costumes e por convivermos por muito tempo com estes aprendizados, muitas das vezes entendemos que sejam corretos, uma vez que a grande maioria com quem convivemos pratica estes hábitos e estes costumes. Gradativamente convivemos com a modernidade, prosperidade, com novos conhecimentos tecnológicos e ao longo do tempo verificamos que desde as mudanças na industrialização, muitas destas novidades nos deram uma melhor qualidade de vida. A cada instante, nos deparamos com coisas novas e com a globalização temos hoje a oportunidade de conhecermos costumes, hábitos, de todo o povo terrestre . Vemos com isto que na verdade a UNIÃO , que deveria existir entre os povos, está muito distante. As diferenças de costumes, valores, hábitos, crenças religiosas, não nos permitem que os conflitos deixem de existir. Verificamos que na verdade, cada grupo , tem a sua maneira de ser . Pratica aquilo que aprendeu desde seu nascimento e crescimento pessoal. Pratica os costumes , hábitos permitidos em sua pátria. Cada qual, aprende a respeitar a sua legislação, a sua religião, a sua formação, o seu entendimento do que é certo ou errado e por ai vai. Esquecemos nos no entanto que vivemos em um mundo, hoje, globalizado, e que em razão das diferenças existentes entre nós humanos, merece , a principio, respeito e deveríamos ter o entendimento de que estas diferenças não poderiam ser obstáculos para que tantos conflitos prejudicassem a paz que tantos de nós buscamos, mas que a vemos distante. Outro detalhe, é que está difícil, PENSARMOS COLETIVAMENTE. O individualismo impera ou apenas pequenos grupos pensam apenas neles tão somente. Principalmente nas ações em que deveria ser para efetivamente atender as necessidades dos que estão em vulnerabilidade social. Deveríamos pensar de forma MACRO e não minoritária e "micro".
Como seria magnifico, que o nosso comportamento fosse assim. Mas , na realidade de nossos dias, o que se pensa é mostrar que é o vitorioso, é mostrar, que ELE é quem fez, ou que o seu grupo minoritário esta fazendo. Mas fazendo o que ? para quem? Qual foi esta ajuda efetiva ? Será que com a união de outros , esta ajuda não seria muito mais satisfatória e atenderia a necessidade real daqueles que estão em vulnerabilidade social. Não podemos pensar pequeno. A ajuda que se oferece, deve ela, servir para tratar de uma situação emergencial, mas não só isto, ela deve promover o ser humano de forma que ele possa ter meios de continuar a sua vida e nesta continuidade conquistar sua autonomia, para que ele se sinta DIGNO e não precise de ajuda pelo resto de sua vida. PENSEM QUAL A MELHOR FORMA DE AJUDARMOS NOSSOS IRMÃOS. PENSEM QUE ELE TEM UMA VIDA INTEIRA PELA FRENTE E NÃO APENAS UM MOMENTO DE DIFICULDADE. PODERÃO HAVER OUTROS E OUTROS E PARA QUE ESTA SITUAÇÃO NÃO TENHA CONTINUIDADE, TEMOS QUE LHE DAR CONDIÇÕES DE ESTAR APTO PARA CONTINUAR A SUA LUTA DE SUBSISTENCIA E CRIAR A SUA FAMILIA COM DIGNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário