MAÇONARIA ETERNO APRENDIZ

Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'.
EM P,', e a O.'.
EMAIL:nelsongoncalvessocial@gmail.com
QUEREMOS APENAS AJUDAR .


Nos permitimos sugerir que você conheça: http://www.gomb.org.br/


Obs: para julgar é preciso primeiramente conhecer. Somos todos Irmãos .'.







sexta-feira, 4 de setembro de 2015

7 de SETEMBRO e a M A Ç O N A R I A .'. d i g n i d a d e , ética, respeito, honestidade .'.

A INFLUÊNCIA DA MAÇONARIA NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A influência decisiva da Maçonaria na Independência do Brasil é um assunto pouco comentado fora dos círculos maçônicos e, apesar da ampla documentação existente a este respeito, é difícil encontrar entre os leigos aqueles que conhecem um mínimo sobre este assunto.
Certamente a Independência foi o produto dos esforços de diversos setores da sociedade que viria a ser a brasileira, mas muitos dos protagonistas deste evento eram maçons ilustres. Entre estes destacados articuladores da Independência, José Bonifácio de Andrada de Silva, Ministro do Reino, é sem dúvida uma figura de grande importância.
O Patriarca da Independência – como ficou conhecido – foi responsável por diversos fatos determinantes. Foi o primeiro Grão Mestre do Grande Oriente, fundada no início de 1822 no Rio de Janeiro, e que reunia as lojas então existentes.
Meses mais tarde, em julho do mesmo ano, influencia diretamente a iniciação do próprio Dom Pedro na maçonaria, e sua imediata elevação ao grau de Mestre Maçom.
No mês seguinte outra figura proeminente, Joaquim Gonçalves Ledo, entra decisivamente em cena. Durante viagem do Grão Mestre José Bonifácio, o Grande Primeiro Vigilante Ledo assume uma reunião extraordinária do Grande Oriente.
Era Ledo quem verdadeiramente refletia o sentimento popular em relação ao tema, assume uma reunião e nesta reunião ele promoveu um discurso enérgico a favor da Independência, colocando imediatamente em votação a proposta, que foi aprovada.
Leia ainda:
Joaquim Ledo vinha sendo o mais enérgico incentivador da Independência no meio maçônico. Por diversas vezes encaminhou manifestos e exortações a Dom Pedro, ressaltando os pontos positivos da conquista da soberania brasileira. Tanto é assim que o dia 20 de agosto, data da reunião que exigia a Independência, é celebrado como o dia do maçom brasileiro.
A cópia da ata desta reunião memorável seguiu às mãos de Dom Pedro, quem leu seu conteúdo às margens do Ipiranga naquela tarde de 7 de setembro de 1822 e, diretamente influenciado por ela, pela inteligência de José Bonifácio e pelo entusiasmo de Joaquim Ledo, proclamou a Independência do Brasil.
Queridos IIrs.'. :- é preciso coragem , comprometimento  para continuamos a ajudar a fazer a diferença. A Maçonaria , no Brasil, sempre teve um papel significativo, diante da necessidade de decisões em prol do bem comum e principalmente em prol do Brasil , de sua evolução necessária na conquista de uma vida mais digna e justa. PENSE NISTO. NÃO PODEMOS ACEITAR, NÃO FALARMOS DE POLITICA NAS LOJAS. É NOSSO DEVER REFLETIRMOS SOBRE O QUE NOS AFLIGE E BUSCARMOS COMO MELHOR AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA.'.
Este é um vídeo que registra a participação dos Maçons , neste momento cívico, mas que ultimamente não vem acontecendo. Você precisa mais as causas nobres, como esta e que promove o caminhar na conquista da LIBERDADE, da IGUALDADE e da FRATERNIDADE . Do tudo J.'. e P.'. - Luz e Sabedoria a todos .'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário