Ser ou estar M.'., não é apenas ter o conhecimento de sinais, toques e palavras. É muito mais que isto. É poder aplicar o seu conhecimento em busca da verdade que nós leva, sermos melhores a cada dia. É entendermos e aplicarmos os propósitos maçônicos, seus valores morais e éticos. É sabermos de como melhor servirmos ao próximo. QUE O DEUS DE SEU CORAÇÃO LHES CONCEDA LUZ, SABEDORIA E PROSPERIDADE. A TODOS PAZ PROFUNDA .'. EM P,', e a O.'.
Bom dia. Vamos nos permitir promovermos um comentário a respeito da obrigatoriedade do pagamento de alimentos gravídicos.
A lei nos mostra valores suficientes para cumprimento desta obrigação que ocorre durante o período de gravidez e que sejam dela docorrentes da concepção ao parto, incluindo-se aos alimentos considerados especiais, assistencia médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições previstas e terapeuticas indispensáveis, a juizo do médico, além de outras que o JUIZ considere pertinentes.
O Juiz tomará esta decisão, face aos indicios apreasentados, como prova do vínculo entre as partes, possiveis prints que comprovem a existência desta relação e reais possibilidades de se entender que o Requerido possa de fato ser o PAI do nascituro. Este beneficio não se trata de PENSÃO ALIMENTICIA . Isto poderá ocorrer quando do nascimento da criança, com prova de DNA que deverá ser feito ou requerido. Haverá a conversersão do pagamento de alimentos gravídicos para pensão alimenticia.
No p. 6 desta Lei, esta nos mostra que: com base no CONVENCIMENTO do Magistrado este beneficio poderá vir a ser concedido.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993) e pelo Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007.
O benefício consiste na transferência de renda mensal, no valor de um salário-mínimo nacional, a pessoas com 65 anos de idade ou mais, e a pessoas com deficiência de qualquer idade, com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, impossibilitadas de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com os demais cidadãos e cidadãs.
Para a concessão do BPC, a renda mensal por pessoa da família deve ser de até ¼ (um quarto) do salário-mínimo vigente nacionalmente.
Além de renda, é feita avaliação médica e social das pessoas com deficiência, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
É necessário que o beneficiário do BPC, assim como sua família, esteja inscrito no Cadastro Único, antes de solicitar o benefício.
Em todo o Estado de São Paulo, temos 433.994 beneficiários idosos e 343.579 pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, totalizando aproximadamente 778 mil beneficiários, dados disponibilizados pela SNAS de em agosto de 2023.
Como requerer o benefício
Procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo da localidade de moradia para orientação.
Fazer o cadastro ou atualização cadastral do CadÚnico
· Requerer pelo telefone 135 (ligação gratuita telefone fixo); pelo site do MEU INSS – https://meu.inss.gov.br, ou, presencialmente, em uma Agência da Previdência Social – APS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais.
O CRAS atende famílias e indivíduos na comunidade e oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço do CRAS é o trabalho social com famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de sua qualidade de vida.
Na cidade de São Paulo, existem 54 CRAS, onde as famílias podem solicitar inclusão em serviços da rede da assistência social como:
- Centro da Criança e do Adolescente (CCA); - Centro para a Juventude (CJ); - Núcleo de Convivência do Idoso (NCI); - Centro de Convivência Intergeracional (CCInter); - Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF).
Os CRAS também realizam entrevistas para cadastro no CadÚnico mediante agendamento. Para saber mais, clique aqui.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa ou família necessitar do apoio do CRAS para receber informações, orientações e encaminhamentos para seus serviços e a outras políticas públicas.
PÚBLICO-ALVO
Famílias em situação de pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e com fragilização dos vínculos familiares e comunitários.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- A pessoa ou família interessada deverá procurar o CRAS mais próximo do seu local de moradia para que as equipes possam realizar o melhor atendimento; - É recomendável a apresentação de um documento pessoal (por exemplo, o RG, a carteira de trabalho ou a carteira de motorista), mas a falta dele não impede o atendimento social no CRAS.
PRAZO MÁXIMO
Imediato. O atendimento social no CRAS é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por ordem de chegada, com prioridade para pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres com crianças de colo ou gestantes.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer pessoalmente ao CRAS e solicitar atendimento; 2) O CRAS realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários.
A seguir, veja os CRAS em cada região de São Paulo:
Centro
CRAS SÉ Avenida Tiradentes, 749 Telefones: 2383-4471
Zona Norte
CRAS ANHANGUERA
Rua Piero Tricca, 27 Telefone: 3911-3906
CRAS CACHOEIRINHA Av. Imirim, 4328 Telefone: 3983-2983
CRAS CASA VERDE Av. Engenheiro Caetano Álvares, 3054 Telefone: 2236-4643 / 2236-5518
CRAS FREGUESIA DO Ó Av. Itaberaba, 924 - Freguesia do Ó Telefone: 3572-2266 / 3976-5432
CRAS JAÇANÃ Av. Guapira, 2145 Telefone: 2242-4047
CRAS JARAGUÁ Rua Barra da Forquilha, 300 Telefone: 3942-4860
CRAS PERUS Rua Padre Manuel Campello, 40 Tel.: 4571-0850 / 3917-0795
AsSupervisões de Assistência Social (SAS)no município são divididas em 32 unidades, separadas por distrito e região. As SAS são responsáveis pela articulação junto à rede de serviços socioassistenciais do território abrangido pela unidade que exerce para fins de melhor execução no atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com fragilidade de vínculos relacionais e atingidas por situações de emergência e/ou calamidade pública. Além disso, a SAS articula e participa de ações conjuntas com outras organizações para assegurar direitos, fortalecer a função protetiva das famílias, fomentar processos de fortalecimento das organizações sociais e de projetos de inclusão social e garantir a integração das ações com as outras políticas públicas do seu território de abrangência. As unidades funcionam, no período das 8 às 18h, de segunda às sextas-feiras.
CENTRO
SAS Sé Avenida Tiradentes, 749 Tel: 3396-3500/3513/3504
NORTE
SAS Casa Verde/Cachoeirinha Avenida Imirim, 4328 Tel: 3983-3035 / 3585-2363
SAS Freguesia do Ó/Brasilândia Avenida Itaberaba, 924 Tel: 3572-2251/2250
SAS Jaçanã/Tremembé Avenida Guapira, 2145 Tel: 2206-3766
SAS Pirituba/Jaraguá Rua Guerino Giovani Leardini, 290 Tel: 2183-1053
SAS Perus/Anhanguera Rua Padre Manuel Campello, 40 Tel: 3915-3741
SAS Santana/Tucuruvi Rua Voluntários da Pátria, 4649 Tel: 4571-0290/0292/0294
SAS Vila Maria/Vila Guilherme Praça Santo Eduardo, 162 Tel: 3411-3199/3151
SUL
SAS Ipiranga Rua Taquarichim, 290 Tel: 2383-4530/4513
SAS Jabaquara Rua dos Jornalistas, 48 Tel: 5016-1572
SAS Vila Mariana Rua Eça de Queiróz, 615 - Vila Mariana Tel: 97798-1442 (celular institucional)
SAS Campo Limpo Rua Batista Crespo, 312 Tel: 2363-9636 / 5844-0453
SAS Cidade Ademar Avenida Cupecê, 2278 Tel: 5562-2265 / 2313-5363
SAS M’ Boi Mirim Rua Manuel Vieira Sarmento, 26 Tel: 2363-9696/9686
SAS Parelheiros Rua Pedro Klein do Nascimento, 100 Tel: 5926-2737 / 5920-4163/4162
SAS Capela do Socorro Avenida Interlagos, 5980 Tel: 5667-3740 / 5666-6829
SAS Santo Amaro Rua Padre José de Anchieta, 802 Tel: 5524-1127 / 3411-3215
LESTE
SAS Aricanduva Rua São Constâncio, 457 - Vila Formosa Tel: 3246-8318
SAS Cidade Tiradentes Avenida Nascer do Sol, 529 Tel: 2363-9881
SAS Ermelino Matarazzo Avenida Paranaguá, 1492 Tel: 2545-2961 / 2363-9731
SAS Guaianases Rua Clarinia, 19 Tel: 2363-9596/9595/9599
SAS Itaim Paulista Avenida Dom João Neri, 54 Tel: 2567-6535
SAS Itaquera Rua Fontoura Xavier, 695 Tel: 2056-2786/3291 / 2588-8399
SAS Mooca Rua Henrique Sertório, 175 Tel: 2383-4566
SAS Penha Rua Henrique Jacobs, 788 Tel: 3211-3253 / 2217-6306
SAS São Mateus Rua Elísio Ferreira, 519 - São Mateus Tel: 2012-4500 / 2363-9590 / 2010-0230
SAS São Miguel Paulista Rua Doutor Jose Guilherme Eiras, 182 Tel: 2383-4729/2383-4677
SAS Sapopemba Rua Francisco Vieira Bueno, 371 – Vila Primavera Tel: 3556-4802/4807/4808
SAS Vila Prudente Avenida Paes de Barros, 3349 - Vila Prudente Tel: 4571-0790/0797 / 2060-0099
OESTE
SAS Butantã Rua Junta Mizumoto, 591 Tel: 3742-2274
SAS Lapa Rua Tito, 104 Tel: 3672-5994 ramal 910
SAS Pinheiros Rua Mourato Coelho, 106 Tel: 3061-5430 / 2821-4999
Estamos no fim de um tempo, mas...às vesperas de um NOVO CICLO, de um novo RECOMEÇO.
Está por surgir um NOVO TEMPO e que este seja repleto de felicidades.
É hora de REFLETIRMOS sobre tudo que fizemos, e que estamos fazendo. O mundo está complicado. Viver nele está quase impossivel.
NADA PODE e tudo pode ao mesmo tempo.
Perdemos o direito de chamar o amigo de "alemão" , " negão" .
Perdemos o direito até de olhar para alguém. Tudo é assédio e tudo mais que foi criado pelos PEOTAS DE PLANTÃO.
No trabalho, na escola e até em casa, precisamos viver com cuidados maiores. Tudo é processo. Tudo é crime, mas.....O CRIME DE VERDADE VIVE EM PLENA LIBERDADE.
Somente o cidadão de bem , o honesto, que vive atordoado.
Outros continuam a fazer o que querem.
PENSEM NISTO. REFLITAM SOBRE O NOSSO COMPORTAMENTO EM SOCIEDADE.
feliz natal. luz, sabedoria, vida longa e prospera a todos. Dez. 2023.
NATAL, e infelizmente todos já se preocupam com as "compras" de final de ano. O comércio consegue substituir valores.
Fala-se muito do NATAL, do nascimento de JESUS.
PEDIMOS QUE VOCÊ TENTE REFLETIR A RESPEITO DA DATA E DO QUE O CIDADÃO (ser humano) ESTÁ FAZENDO.
No Mundo, vivenciamos GUERRAS, MORTES, DEVASTAÇÃO, PESSOAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONOMICA. MUITOS SE ENCONTRAM DESALOJADOS DE SUAS CASAS, VIVEM SABE-SE LÁ ONDE.
VOCÊ TALVES NÃO VIVA ESTE PROBLEMA. GRAÇAS A DEUS.POR ISTO E PELO QUE DIZ ACREDITAR É PRECISO QUE VOCÊ REFLITA. SERÁ QUE NÃO DEVERÍAMOS MUDAR E DEIXR DE SERMO MENOS IMPERFEITOS OU DEVEMPOS CONTINUAR COMO ESTAMPOS.
a assistência social, está presente quando fatos prejudiciais ao cidadão, acontecem e ficam presentes em nossa vida.
Quando se vê enchentes, inundando tudo e promovendo grandes estragos, como a perda de imóveis, móveis, automóveis e tudo mais, até a dignidade, se faz necessário que o Governo, seja ele da união, dos Estados ou dos municípios, promovam ajuda necessária.
Ultimamente vivemos situações preocupantes no Estado do Rio Grande do Sul, bem como em SC, PR e tantas outras regiões face às chuvas. O cidadão comum, tem vivido momentos difíceis onde estão perdendo todos os seus bens, ficando até mesmo sem ter o que comer. Já tivemos outras situações com as caídas das barragens, onde até os dia de hoje, as cidades não conseguiram RECONSTRUIR suas vidas. Houve a participação dos agentes do Estado, dentre eles Assistentes Sociais, pessoal da Defesa Civil, além de pessoal da saúde e tantas outra secretarias de Estado.
Vejam, tudo foi em razão de uma SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Toda ajuda oferecida foi por uma causa específica, mas TEMPORÁRIA.
Com os MORADORES em situação de rua, ocorre da mesma maneira. Em razão de alguns fatos cidadãos se tornam pessoas em vulnerabilidade e se tornam moradores de rua. A ASSISTÊNCIA SOCIAL, então surge, com seus agentes com os seus objetvos,
de socorre-los. Para isto existem os Equipamentos Sociais, que oferecem tipos de ajuda. Alguns promovem o acolhimento de forma efetiva, por um determinado tempo, que se verifica serem de 2 a 3 anos, em um determinado equipamento social, onde muito alem da acolhida, eles podem estudar desde o curso fundamental, médio, através de inscrições nas escolas da região, como cursos diversos profissionalizantes, como Pedreiro, Padeiro, Informática e tantos outros, que normalmente são ministrados nos próprios equipamentos, ou mesmo fora deles, onde eles "acolhidos" são encaminhados. Enquanto acolhidos eles são acompanhados por equipes de assistentes sociais, onde se verifica a existência de problemas como : falta de documentação, pendências judiciais, problemas de saúde, problemas de dependência química, relação familiar e tudo mais.
Nos acompanhamentos eles são encaminhados para todos as instituições relativas aos seus problemas pendentes, afim de que suas pendências são atendidas. Em seus atendimentos de retorno e acompanhamento, observa-se a evolução de cada caso e diante das necessidades que ainda se apresentem eles vão sendo encaminhados afim de resolve-las.
É desta forma que cada um deste acolhidos são atendidos e se espera que eles ao executarem a parte que lhes compete, consigam a sua reconstrução na sociedade.
Eles tem um tempo, onde deixam de ficar pelas ruas, onde tomam o café da manhã, jantam, participam de palestras, cursos e até mesmo de momentos religiosos. Existe o dia em que ELES, ficam no equipamento durante o dia, onde podem lavarem suas roupas, e se organizarem. Nestes dias eles permanecendo no equipamento, tem a refeição do almoço. Aqueles que participam de cursos internos, também acabam ficando o dia todo , com direito as refeições do dia. Existem, além dos encaminhamentos para atendimento à saúde, o serviço de ambulatório interno, onde normalmente eles conseguem obter as medicações e até mesmo alguns atendimentos promovidos por profissionais da saúde de forma voluntária.
Assim, é que durante estes dois ou três anos, eles conseguem ter ajuda no sentido de se ajustarem e conquistarem a AUTONOMIA , que se faz necessária na vida de todos. Neste período até mesmo a volta à família existe, pois procura-se contacto com os familiares e até se programa um possível retorno à família.
Já assistimos no entanto, que mesmo com a existência do aceite pela família o retorno não se concretiza. Em outras situações, o acolhido aceita e tenta este retorno, mas seus familiares não agem como deveriam e o cidadão volta novamente às ruas.
Os problemas geralmente são em razão do cidadão estar envolvido com o álcool, com as drogas e até com o crime. Outras vezes, é a desestrutura familiar como um todo que impede a união de todos e por isto alguns seguem suas vidas solitárias e acabam pelas ruas.
O problema é COMPLEXO demais. O atendimento como um todo, não pode simplesmente se limitar à aquele que deixou a família, independentemente dos motivos. A diversidade de motivos nos mostra que é preciso mais tempo com ações, voltados a todos de uma mesma família.
Em razão desta complexidade toda, é que constatamos que um cidadão em situação de rua acaba ficando dois anos em um equipamento, mas vai saindo de um e entrando em outro equipamento, e assim se verifica que ele permanece na mesma situação por mais de 10 (dez) anos.
Basta que se verifica no cadastro do SISRUA , e você verificará o tempo que o cidadão estão na mesma, até hoje. Nada muda. Nada acontece. Muitas das vezes se acomoda nesta vida e assim se segue.
HOJE, o governo Municipal de São Paulo, tem um grande programa destinado à famílias em situação de rua.VILAS DO ENCONTRO. Ocorre que este programa imagina ficar com cada família por cerca de dois anos.
Os que já estão fazendo parte dele, no entanto já questionam o que fazer depois destes dois anos.
Infelizmente o que é TEMPORÁRIO, todos querem que seja DEFINITIVO e não conseguem ver que o Definitivo, SÓ VAI ACONTECER, se eles se organizarem na conquista da AUTONOMIA.
BOM DIA SENHORES: - assistimos uma noticia que nos abalou e nos força a questionarmos o Estado
O ESTADO, foi criado com o OBJETIVO, maior de nos proporcionar PAZ.
Os grandes pensadores, entendiam de que a criação do Estado, resolveria os conflitos que haviam entre os cidadãos, cada um resolvendo à sua maneira.
No entanto senhores, as Leis que deveriam efetivamente fazer com que o cidadão terminasse com sua luta pessoal, não terminou.
O que aconteceu no Estado do Rio de \Janeiro, é a prova disto.
A BUSCA PELO PODER É GRANDE ENTRE GRUPOS DIVERSOS. O TRAFICANTE QUER O SEU TERRITÓRIO. O MILICIANO TAMBÉM. O ESTADO POR FORÇA DE SUAS LEIS NÃO CONSEGUE INIBIR A AÇÃO DESTES GRUPOS.
NA UCRÂNIA, ZELINSKI , TAMBÉM NÃO QUER SABER DE NADA. PEDE APOIO, APOIO E QUER QUE A LUTA CONTINUE.
SE FORMOS PESQUISAR, VAMOS VER QUE TODOS OS PAÍSES PELO MUNDO SE TORNARAM GRANDES PELAS GUERRAS.
ATÉ A IGREJA NOS MOSTROU QUE A GUERRA É O CAMINHO
NÃO IMPORTA QUE CIDADÃOS DE BEM MORRAM. O QUE IMPORTA É QUE GRUPOS CONSEGUEM COMANDAR TUDO E DO JEITO QUE QUEREM
pensem nisto e cobrem dos PARLAMENTARES, que as Leis consigam inibir o CRIME .
É REALMENTE PRECISO CONHECERMOS A REALIDADE DA VIDA. Outra coisa é com a questão da REGULARIDADE. Muitos, não deixam de ser regulares, por não serem filiados à Loja da Inglaterra, Aqui no Brasil, infelizmente se diz que é assim, mas ......NÃO É VERDADE.
EspecificidadeREAA
SCRS 1/5
Especificidade do Rito Escocês Antigo e Aceito
Por Edouard Majewski e Jean Erceau
Publicado na “Ordo ab Chao” nº 48-49/Segundo
Semestre 2003 e Primeiro Semestre 2004 do Supremo Conselho da França
OS RITOS MAÇÔNICOS SE DEFINEM POR UM CONJUNTO DE REGRAS1
, relativas às práticas de gestão, os deslocamentos e as posturas
dos participantes às cerimônias que serão ditas ritualísticas e que importam, para nós, o nome de “sessões”. Essas regras determinam uma ordem e emprestam e dão um sentido de partida iniciática, que o rito
transmite.
Todas as Lojas maçônicas trabalham num rito, que elas adotaram,
quer se tratasse do Rito Emulation das oficinas da Grande Loja Unida da
Inglaterra e da Grande Loja Nacional Francesa, do Rito Francês no Grande Oriente de França, do Rito Francês Modificado ou retificado (Rectifié),
da Grande Loja Tradicional e Simbólica, do Rito de York Moderno na
América do Norte, ou ainda do Rito Memphis Misraim na Europa.
O Rito Escocês Antigo e Aceito é atualmente o rito mais praticado no
mundo; é o rito praticado por todas as Lojas da Grande Loja de França,
com algumas exceções devido às vicissitudes da história.2
O Supremo
Conselho de França é, desde sua criação em 1804, o legítimo guardião e
conservador desse rito, do 1º ao 33º grau. A Grande Loja de França,
desde 1894, tem por missão administrar os três primeiros graus do Rito.
O Supremo Conselho de França, e a Grande Loja de França têm o dever
de garantir a melhor qualidade da prática individual e coletiva do rito, a
todos aqueles que trabalham nas oficinas da jurisdição e nas lojas da
Grande Loja. É somente assim que o rito pode difundir-se e se perenizar.
Ora, assiste-se desde alguns anos, no seio das instituições maçônicas, as veleidades por reformas que crescem em dois movimentos bem
identificados. O primeiro perceptível em França age sob o abrigo de uma
preocupação e ansiedade de modernidade, e mais do que isso, dizem
seus defensores, com cuidado de não ver o rito afastar-se da evolução
do mundo profano. Assim, contesta-se aqui a presença da Bíblia nas Lojas, aí colocada por causa da invocação do Grande Arquiteto do Universo, por ocasião da abertura dos trabalhos; e, aqui e ali, procura-se introduzir, frequentemente de forma reptícia, a mistura no seio das ofici-
1
É preciso não confundir as especificidades do Rito Escocês Antigo e Aceito, e aqueles
do Supremo Conselho. Estes últimos têm suas próprias fontes nas Constituições de 1762
e de 1786.
2
As Lojas da Grande Loja de França que não praticam o Rito Escocês Antigo e Aceito
têm sido agregadas por razões históricas ou locais e não estão autorizadas a enxamear
(desvirtuar) o rito que eles praticam.
EspecificidadeREAA
SCRS 2/5
nas visto que, dizem os ativistas desses movimentos, o mundo profano
esmera-se em promover a igualdade dos sexos até, em casos cada vez
mais numerosos, a uma visão idêntica entre a mulher e o homem. Não
estamos fazendo referência à igualdade civil do homem e da mulher;
não se trata, certamente, de restabelecer a discussão, mas a uma evolução sócio-cultural inegável em direção a uma espécie de intercâmbio feito ao mesmo tempo, como consequência lógica e como prova de igualdade.
Outro movimento orquestrado pelos Supremos Conselhos americanos, afeta o rito. Ele consiste em limitar sua prática aos 32º e 33º
graus, determinando por comunicação, geralmente de uma só vez, os
graus do 4º ao 31º.
Este movimento, animado por intenções onde a economia disputa o lugar da política, não hesitou de criar graus intermediários totalmente contrários e estranhos à Tradição. Sem falar do encurtamento,
da diminuição de certos rituais julgados muito longos e do abandono de
certas referencias à tradição, a tradição salomoniense notadamente.
Desta maneira, graves ataques à integridade do Rito, na verdade, desfaz seu sentido significativo, vocação original, como o atestam as
baixas de efetivos importantes registrados atualmente nos Estados Unidos.
Tendo constatado o perigo representado por esses movimentos e
consciente dos desvios que eles geram e que tendem a quebrar a harmonia e a boa organização da Ordem como um todo, o Supremo Conselho de França organizou em Paris, em 1996, um primeiro encontro internacional com seis outros Supremos Conselhos. Esses Supremos Conselhos foram progressivamente unindo sua reflexão e suas decisões.
Eles eram oito em Gand em 1988 e onze em Atenas em 2001 decididos a preservar a pureza do Rito e a reforçar sua coesão.Eles serão
mais de vinte e cinco em Belgrado em 2004.
Todos os Supremos Conselhos adotaram a unanimidade em relação
às decisões destinadas a fixar as condições de observância do Rito, em
lembrando que “nem os costumes dos usos” nem o modernismo, não terão posse sobre a Tradição e que, longe de os sujeitar, aqueles se oferecem como um apoio, uma espécie de farol dentro do contexto, de uma
mundialização desestabilizante diante de sinais incessantemente modificados.
Na França, o Supremo Conselho, criado em 1804 e segundo no
mundo em antiguidade, é histórica e legitimamente guardião e conservador do Rito para todos os territórios da República Francesa.
Não obstante, fazendo progresso as Constituições de 1762 e 1786, o
Grande Oriente de França recentemente criou um “Supremo Conselho do
Rito Escocês Antigo e Aceito do Grande Oriente de França”, é o título
exato que foi registrado como marco no INPI. De outra parte, os acontecimentos de 1964 que assistiram o afastamento do Grande Comendador
EspecificidadeREAA
SCRS 3/5
Riandey, conduziram este se habituar a recomeçar do 4º ao 33º grau
pelo Supremo Conselho da Holanda para poder criar o Supremo Conselho pela França, que se estabeleceu a Avenue de Villiers em 1965. No
Grande Oriente de França não se trabalha mais à Glória do Grande Arquiteto do Universo desde 1887 3 4
, não mais quanto a Bíblia não é mais
aberta durante os trabalhos maçônicos. 5
O Supremo Conselho para a França depende da maçonaria americana nas declarações dos juramentos a invocação de um deus revelado.
Essas divergências não cessam de alimentar a polêmica a respeito
do Rito. Para uns, a referência aos antigos usos e antigas fórmulas não
se adapta mais ao discurso de nossa época porque, para eles, Deus está
morto com as novas filosofias e os avanços científicos. Para outros, a
referência ao Deus das Escrituras é incontornável e não pode ser em nenhum caso senão simbólico.
Se o Sagrado parece desaparecer num mundo cada vez mais materialista, em perpétuas evoluções, revolução e movimento, se as ideologias e os dogmas desmoronam-se, se os tabus não são mais os interditos,
o Rito Escocês Antigo e Aceito, no vazio espiritual é o que oferece ao
homem do século XXI, um método de trabalho, que implica num movimento iniciático de aperfeiçoamento pessoal, e na busca da verdade.
Este movimento iniciático abre progressivamente, o caminho da espiritualidade e se realiza, para a Glória do Grande Arquiteto do Universo.
Assim, o homem que sente perder as referências essenciais de suas
condições humanas, que sente seu plano de vida se fragilizar, encontrará
ele no Rito Escocês Antigo e Aceito, não somente a possibilidade de fazer
coexistir sua componente espiritual, intuitiva e emocional, e seu componente material, sensitivo e racional, mas de fazer que, eles interajam e
cooperem na direção de um aperfeiçoamento, de uma elevação individual.
Esta vocação transpôs os séculos, porque ela responde a uma preocupação permanente do homem que, nos tempos atuais, não pára de
aumentar. Por esta vocação o Rito Escocês Antigo e Aceito oferece ao
homem do XXI século, como nos séculos precedentes, os espaços de liberdade de pensar, de ser, de agir, que lhe permitiram, com respeito à
liberdade de consciência, de manter elevada as Luzes do Espírito, a fim
de que ele faça progredir a humanidade, nos caminhos do progresso,
que perpetuam e enriquecem ao mesmo tempo, o individuo e o coletivo,
3
Ele é feito por referência para igualar a cidadania de homens e mulheres não é, é claro,
para questionar, mas uma evolução inegável sociocultural a um tipo de permutabilidade
quer tomado como uma consequência lógica e como prova da igualdade.
4
Daniel Ligout, Dicionário da Franco-Maçonaria “este conta sobre a iniciativa do Conselho
da Ordem e sob sua pressão que o Grande Colégio dos Ritos fez desaparecer sua invocação em 1887 dos rituais do Grande Oriente.”
5
Nós sabemos, contudo que algumas Lojas permanecidas na federação do Grande Oriente de França são ainda fiéis às especificidades do Rito.
EspecificidadeREAA
SCRS 4/5
o homem e a humanidade. O Rito Escocês Antigo e Aceito não pode
conservar esta vocação senão em se mantendo iniciático, é desta especificidade primeira que derivam as outras.
Especificidades
É específico aquilo que caracteriza uma coisa e lhe é própria. A história do Escocismo liga o Rito às várias tradições. Os documentos antigos como o “Regius” de 1390, o Manuscrito de “Cooke” de 1425. O Registro de “Edimbourg” de 1696 e de numerosos outros, fazem referência
à tradição de ofício dos construtores, de suas normas e de sua deontologia.
As primeiras lojas maçônicas foram introduzidas na França provavelmente desde o fim do século XVII. O terceiro grau, o do Mestre Maçom, existe é confirmado desde 1711, a dimensão espiritual da prática
maçônica surgiu nos rituais, por volta de 1730, com a lenda de Hiram6
.
A primeira Franco-Maçonaria francesa, vinda da Escócia, vai se espalhar rapidamente, com uma especificidade, que tomou naturalmente o
nome de Escocismo. Esta característica desenvolvera logo sua riqueza
iniciática, em numerosos altos graus, que nascem na França, em torno
de 1740, mas são ignorados na Escócia na mesma época.
Em 1744, Etienne Morin fundou em Bordeaux, a Respeitável Loja
dos Eleitos Perfeitos, primeira das Lojas-mãe Escocesas.
Os graus de Perfeição praticados nesta loja foram organizados para
completar a Maestria, na evolução e nas explicitações, nos esclarecimentos dos ensinamentos, da lenda de Hiram. Esses graus foram enriquecidos pelo enxerto de elementos das tradições kabalistas7
, herméticos e
sobretudo, cavalheirescos, segundo a inspiração do discurso de Ramsay
e mais tarde, sob a influência de Etienne Morin.
Chamado de Rito Escocês, porque de origem escocesa, para os três
primeiros graus, porém, de inspiração essencialmente francesa para os
Graus, os quais foram acrescentados aos três primeiros; ele foi codificado pela primeira vez nas Constituições de 1762, depois na de 1786.
Ele encontrou sua organização definitiva em 1801, com a criação em
Charleston do primeiro Supremo Conselho. A Convenção universal de
Lausanne em 1875, nela adaptou os princípios até hoje considerados.
Em todos os textos de referência, em todas as declarações de princípio, as decisões e as conclusões tomadas ao curso das diferentes reuniões de Supremos Conselhos, que se realizaram recentemente, quer tenha sido em Paris em 1996, em Gand em 1998, ou em Atenas em 2001,
a unanimidade se fez em torno das mesmas resoluções que reafirmam a
6
A dimensão espiritual está presente nas iniciações de ofício desde a antiguidade poderse-ia mesmo dizer que foi esquecida por certo sistemas especulativos.
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A Kabala era à época uma especialidade bordelesa (Bordeaux), porém adstrita é verdade ao círculo de Martinez de Pasqually.
EspecificidadeREAA
SCRS 5/5
especificidade do Rito e dele fazem uma verdadeira carta da iniciação, e
de instrução para o XXI século.
Os Supremos Conselhos convieram e acordaram, unanimidade para
definir o que é específico ao Rito, e o que não poderia ser tirado fora,
sob pena de lhe fazer perder sua identidade.
Seus critérios são os seguintes:
• A invocação e a glorificação do Grande Arquiteto do Universo,
símbolo transcendente, cuja interpretação é somente da alçada
da liberdade de cada um.
• A presença nas oficinas do Volume do Livro Sagrado, aberto, sobre o altar dos juramentos. Este volume sendo a Bíblia.
• A referência aos textos fundadores, instituídos e ou criados, para
quais foram adotados por todos os Supremos Conselhos do mundo.
• O uso das divisas “Ordo ab Chao e Deus Meumque Jus”.
• O respeito do procedimento iniciático e a progressão do mesmo,
de grau em grau.
• A obrigação da não-mistura.
Não podem, pois se dizer do Rito Escocês Antigo e Aceito, que as
entidades maçônicas saídas de um Supremo Conselho regular, constituído de acordo com as Constituições de 1762 e de 1876, e atentando a estes critérios, bem explicitados, que se compreende melhor o porquê de
certos desvios e, sobretudo, o porquê do consenso destes critérios de
Supremos Conselhos, cada vez mais numerosos.
A enumeração de critérios de especificidade do Rito conduz naturalmente a desenvolvê-los um a um, na ordem que parece ideal para destacar as prioridades que, elas próprias reforçam o sentido desta especificidades
SENHORES : como tudo na vida , existe uma evolução, e consequentemente progressão, que pede a todos nós uma grande reflexão e estudos para que possamos efetivamente nos ATUALIZARMOS modificando tudo que seja necessário, no sentido de que o SER HUMANO siga sua vida de forma digna e justa. E TENHO DITO.'.
Iniciação (do latim initiatio) é um termo que remete a começo, entrada: iniciar um evento, ação, circunstância ou acontecimento. Também tem um significado de ascensão de um nível (abandonado) de existência para um outro nível superior.
A iniciação também é um tipo de cerimonia em muitas sociedades, na qual é introduzido um novo membro após alguma tarefa ou ritual particular. Normalmente o ritual de iniciação envolve a condução do novato por um veterano do grupo, e costuma consistir na exposição de novos conhecimentos-inclusive segredos.
Entre os adjetivos de alguns tipos de iniciação, destacam-se o aprendizado de valores fundamentais para a vida no nível seguinte (adulto). O iniciado deve aprender a se fortalecer com o isolamento, sobreviver em condições precárias, estar preparado para as dificuldades da vida ( por exemplo, muitas iniciações exigem que o iniciado construa a fauna e flora, etc;
Na nação do candomblé Ketu por exemplo (ver iniciação Ketu) a iniciação envolve um retiro de no mínimo 21 dias, em que a pessoa é mantida afastada do que sucede ou se pratica habitualmente, devendo se desligar de tudo e dedicar-se totalmente aos rituais.
O processo ainda vai possibilitar ao iniciado a raspar a cabeça, fazer curas (pequenos cortes), assentamento de orixá, com oferecimento de animais, comida ritual, flores e frutas chamadas de feitura de santo.
Em universidades e faculdades brasileiras o tema iniciação científica relaciona-se a um período em que o estudante auxilia um pesquisador experiente na condução de um trabalho, para aprender a trabalha com pesquisa. As iniciações científicas são consideradas muitas vezes, preparações para cursos de pós-graduação.
Na Tantra, iniciação (em sânscreito, diiks'a') refere-se a um processo em que o aprendiz é orientado no caminho do equilíbrio e da plenitude, e recebe um mantra perfeito para a prática da meditação. Ao finalizar a iniciação, o aprendiz deve firmar um compromisso de amor e gratidão com Deus e com o Mestre.
No Rsosacrucionismo de Max Heindel, o termo se refere a aquisição da capacidade de comunicar-se com os mundos espirituais, podendo vê-lo e senti-lo. Tal aquisição segundo Max Heindel, pode ser conquistada por meio da contínua prática do amor e do altruísmo, é concedida através de um hierofante de mistérios, que vive fora do mundo físico. O processo por meio do qual , segundo Max Heindel, é possível adquirir a iniciação nos mistérios, está descrito em um capítulo do Conceito Rosacruz do Cosmos.
No Cristianismo a iniciação é universal a todo o crente e por norma é praticada ainda na infância. O inicial iniciático cristão consagra-se no Batismo.
INICIAÇÃO MAÇÔNICA : primeira, pode significar a MORTE DO CORPO MATERIAL, e fluídicos, no sentido da ", e regeneração", do candidato para que este possa RENASCER com novos atributos, sem deixar obviamente de SER o que ele é, de deixar de ser o que o EU antes da iniciação. O que ocorre diante de sua iniciação será mudanças de hábitos, de costumes, de gestos, de comportamento, de agir, diante do que passará a conhecer e caminhar para um saber maior e que lhe permitira ser sim uma outra pessoa, no sentido de entender e praticar o que é LIBERDADE, SOLIDARIEDADE E FRATERNIDADE.
HERÁCLITO -( 560-470 a.C) o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu sua filosofia tomando como base o tempo.
PARMÉNDES - SOCRATES - PLATÃO - ARISTOLES - SANTO AGOSTINO - SÃO TOMAS DE AQUINO - MAQUIAVEL - TALES DE MILETO etc.
MILETO - foi considerado " o primeiro. PAI DA FILOSOFIA.
DEUS de Sócrates. Acredita Ele na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do Deus Apolo no sentido de defender : CONHEÇA-TE A TI MESMO.
FILOSOFIA - "philos" (AMOR) e "sofia" (CONHECIMENTO).
Foi através dela que se obteve uma forma de como APRENDER, PENSAR e REFLETIR .
Com ela é que se obteve o devido entendimento sobre a VIDA e sobre o HOMEM.
É com ela e por ela que se obtém ajuda no sentido de entender o caráter moral.
É com ela e por ela que se obtém conhecimento para que se desenvolva uma visão mais humanística.
PARMÉNIDES - defendia a ideia de que tudo que tudo que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível, imóvel.
PITAGORAS - foi considerado um filósofo "feminista" , pelo fato de admitir a mulher em sua escola.
MILETO - de tão sábio, foi que teve uma previsão pela meteorologia, obtendo uma colheita abundante, onde adquiriu todos os instrumentos utilizados para processar a azeitona, e onde teve tempo depois grande lucro. Atribui-se a ele também outras descobertas.
SÓCRATES - em seus estudos chegou-se ao entendimento do que era BOM. Do que era CERTO. Do que era JUSTO. E que mesmo diante do seu saber se dizia NADA SABER.
PLATÃO - acreditava que o conhecimento era resultado do convívio com o homem.
ARISTOTELES - que se dedicou ao estudo da lógica e a valorização do conhecimento empírico dizia
nosso caráter é resultado de nossa conduta
SENHORES : vejam que desde que o mundo é mundo, graças aos "estudiosos" é que se conseguiu ter um melhor entendimento a respeito de como o HOMEM vivia e convivia em seus grupos. O homem inicialmente é que decidia tudo ou seja de como se comportar e de como solucionar os problemas que surgiam para si e para o seus. Ele é quem decidia como promover a segurança dele próprio e dos seus, bem como de sua casa e tudo mais.
Com a evolução dos tempos tivemos face ao aumento populacional uma vida diferente vivida pelo HOMEM na sociedade. Surge então os primeiros lideres que promoviam o controle na vida de todos e da sociedade. Surgem os "donos" das terras. Surgem os primeiros religiosos que comandavam a sociedade à época.
Surgem com os estudos dos grandes filósofos , um entendimento de como se mudar tudo isto até que em determinado momento se questiona estes lideres, estes Reis, e até mesmo depois estes Religiosos. É quando com todo o estudo feito, reflexão de como tudo acontecia, surge o ESTADO . O Estado criado para que regras fossem feitas no sentido de que todos teriam obedeciam as regras e assim se impôs limites, para que o homem pudesse viver em sociedade de maneira mais tranquila e em paz.
Gradativamente senhores as mudanças aconteceram e promoveu-se no mundo comportamentos diferentes. Surgem várias outras religiões e assim não mais se tinha apenas uma no comando. Como até hoje, surgem novos grupos religiosos onde se tenta mostrar as suas ideias, ideais e ideologias, onde o homem diante so saber adquirido passa a ter opções a escolher para continuar sua vida.
No mundo, temos uma diversidade muito grande não de gêneros, pois entendemos que existam apenas HOMEM x MULHER, mas diversidade no sentido de se seguir a religião que mais combina com o seu saber. De se seguir caminhos onde estes o levem a um objetivo que se aproxime do seu desejo.
Assim é que temos nas diversas regiões situações diferentes onde o povo de cada uma destas regiões vivem em conformidade com o aprendizado adquirido e que acreditam ser o mais correto. Por isto temos pelo mundo, além de religiões diversas, com entendimentos diversos a respeito de Deus, do que o Livro Sagrado nos transmite e tudo pelo que se conseguiu adquirir em conhecimento e onde também se consegue saber que devemos todos nós, respeitarmos as culturas e saberes diferentes.
NADA SOMOS. Pouco sabemos na verdade, pois somos IMPERFEITOS onde todo um aprendizado se faz necessário, para que possamos em nosso dia dia evoluirmos no sentido de que possamos ser MELHOR A CADA DIA. Para que possamos fazer com que o HOMEM seja de fato mais SOLIDÁRIO, mais FRATERNO, mais RESPEITOSO para com o próximo.
É preciso de que respeitemos os que estudam para entender a ciência, a religiosidade, o Deus de cada um. Que assim possamos ter um entendimento mais justo de como viver em uma sociedade que nos tem mostrado que estamos regredindo ao invés de progredirmos.
PRECISAMOS SENHORES PENSARMOS MAIS, ESTUDARMOS MAIS ,e termos definitivamente uma vida mais JUSTA E PERFEITA.
Na MAÇONARIA, na RELIGIÃO, na VIDA EM SOCIEDADE, temos que MUDAR conceitos que tem nos levado à regressão e a vivermos em sofrimento.
Onde está a LIBERDADE, a FRATERNIDADE , a SOLIDARIEDADE, o RESPEITO ???
Que o Deus de seu coração lhe ilumine e permita obter o conhecimento necessário.
Senhores: nada somos, mas precisamos ir em busca de algum saber.
Desde nosso nascimento tomamos conhecimento da existência de DEUS. Mesmo sem te-lo visto acreditamos. Dizem que alguns já tiveram a felicidade de estar com ele, de ouvir sua voz e sentir algo que o convença a acreditar nele.
Lembre-se de que foi DEUS, quem criou a Terra. Com esta criação ela foi povoada, muito além de SERES HUMNANOS. O que assistimos pelo planeta Terra, nos ajuda a acreditar no criador, pois em todo o planeta existem coisas que não temos o devido entendimento para saber como e porque.
No LIVRO SAGRADO, se obtém a informação de que ao criar o SER HUMANO, onde este não teria adversidades a serem enfrentadas, SÍ (?) não fossemos desobedientes. No entanto pelo desejo que foi maior, aqueles primeiros que habitaram a terra, não resistiram e se deliciaram com a dita MAÇÃ .
Assim é que o ser humano, perdeu o direito de viver em paz e harmonia, desejo este que vinha de nosso criador ao construir o mundo.
A partir daí passamos a viver em constante PECADO, e assim nos acostumamos a viver em constante punição. Caminhos nos foram mostrados para nos redimirmos e quem sabe voltarmos a ter uma vivência mais digna e justa.
Da mesma forma que ADÃO e EVA não resistiram em provar da maçã, ao longo do tempo o ser humano não tem resistido às coisas que nos são mostradas, mas que deveríamos nos afastar.
O ser humano é RACIONAL, assim dizem, mas se observa que no mundo animal estes são mais racionais que nós seres humanos.
Temos grandes dificuldades em adquirirmos o entendimento correto e por isto sofremos.
Fala-se muito em FRATERNIDADE, SOLIDARIEDADE, RESPEITO....e tantos outros princípios e valores, mas nós continuamos a não aplicarmos estes ensinamentos. Cometemos sempre ERROS, PECADOS e estes nos continuam a fazer com que soframos e continuemos a viver em constantes conflitos. FALAM EM HARMONIA, mas o que assistimos é o medo que está presente em nossas vidas.
Ao longo do tempo, avisos nos são enviados, mas os descartamos pois nossa vida tem sido voltada à conquistas materiais, à conquista do PODER, da FAMA, da GLORIA onde o ser humano consegue se ver MELHOR QUE O OUTRO.
Todos os seres humanos, se comportam como humanos e até religiosos que nos pregam a palavra que seria de DEUS, vem praticando atos absurdos, que chocam a todos nós, mas que também não impedem de que façamos o mesmo.
Desde que o mundo é mundo, nos deparamos com as diversidades, com a evolução de tudo e de todos, com o progresso onde tecnologias nos são apresentadas, e que deveriam nos servir a termos uma vida melhor, porém tais tecnologias são utilizadas na prática do mal.
Temos no planeta vários povos, onde a diversidade está presente.
O ser humano no entanto tem sido responsável pela existência desta diversidade que não deveria ser da maneira que é.
No mundo existem uma infinidade de culturas, as quais deveriam ser respeitadas, mas nem sempre o são.
Até nas religiões, o conflito é constante pois a preocupação maior é mostrar a todos que uma está mais certa que a outra. Que o católico é melhor que aquele que vê no Espiritismo, valores, por exemplo. Isto é proveniente do querer o PODER e nada mais.
No VATICANO, existem poderosos, onde a Igreja construiu um enorme PATRIMONIO, onde o clero como um todo vive magnificamente enquanto muitos seres humanos pelo mundo, vivem na POBRESA.
Nos foi mostrado toda HUMILDADE , existente no DEUS que muitos acreditam, mas não é isto que se verifica nos LIDERES RELIGIOSOS.
A preocupação de todos é o de mostrar a conquista do poder, da riqueza.
A maioria destes LIDERES, nos mostrar que é pela RELIGIÃO que DEUS irá conceder RIQUEZAS. A preocupação tem sido a de mostrar a todos que frequentam determinadas Igrejas, estes serão abençoados com a graça de Deus e assim vão se tornar HOMENS RICOS E PODEROSOS.
É só ver o que estes LIDERES RELIGIOSOS possuem. Nos são mostrado MANSÕES, CARROS, IATES e tudo mais, te levando a crer que frequentando determinada IGREJA, estas conquistas serão alcançadas.
Não podemos nos esquecer no entanto de que TODOS, precisam PAGAR O DIZIO. Isto está instituído até mesmo na igreja católica.
As Igrejas Evangélicas foram alvos de criticas pelo que possuem em bens, no entanto a Igreja Católica possui tanto quanto ou mais mas....não nos mostram o que de fato possuem. Não nos mostram o quanto movimentam em dinheiro. Não nos mostram as empresas e instituições que fazem parte da Igreja.
Como no inicio dos tempos, a briga religiosa tem sido uma constante em nossas vidas. Será é tudo isto que DEUS , quer de fato ????
Será que é este o caminho a ser percorrido pelo ser humano ?
Fala-se hoje em guerras, mas não podemos nos esquecer de que GUERRAS foram criadas pelas RELIGIÕES , onde por bom tempo a católica combateu Mulçumanos e outros até conquistarem vitorias que fizeram da Igreja Católica serem as mais adotadas pelo ser humano.
As divergências ainda existem , até porque a INTERPRETAÇÃO do LIVRO SAGRADO cada um tem a sua e consegue JUSTIFICAR ao seu povo quem é que tem mais razão.
É o mesmo que acontece hoje no BRASIL, onde os MAGISTRADOS , cada um com sua interpretação JULGAM e muitas das vezes CONDENAM por pura ideologia e interesse.
ESTE SENHORES É O MUNDO QUE VIVEMOS. ATÉ QUANDO VAI SER ASSIM ? SERÁ QUE PODEREMOS TER ESPERANÇA EM TERMOS UMA VIDA MAIS DIGNA E JUSTA ?
Porque tanta BRIGA entre SERES HUMANOS , face à cor de cada um de nós ?
Porque tantos conflitos pela VALORIZAÇÃO DO GÊNERO ?
Porque HOJE, lideranças tentam nos mostrar que O NEGRO é pior que aquele que tem a cor BRANCA ? E VICE VERSA ?
Porque temos que viver a imposição de termos que SER , LGBT ao invés de HÉTEROS ? e tantos outros que o ser humano acabou rotulando como sendo TRANS e tudo mais ?
PRECISAMOS SENHORES REFLETIRMOS A RESPEITO. NÃO VIVEMO MAIS EM HARMONIA. A GUERRA É UMA CONSTANTE ENTRE OS SERES HUMANOS. E POR QUAL RAZÃO TUDO ISTO?